O que é XML? [Guia para iniciantes]

Saiba o que é XML, como funciona e as principais vantagens do formato de arquivo mais utilizado em notas fiscais eletrônicas

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é XML? / Lukas / Pexels
XML é um arquivo popular para notas fiscais (Imagem: Lukas / Pexels)

XML é a sigla para “Extensible Markup Language”, uma linguagem de marcação com regras para formatar documentos de forma que eles sejam facilmente lidos tanto por humanos quanto por máquinas. No Brasil, ficou popularizado por ser o tipo de arquivo mais utilizado na emissão de notas fiscais digitais. Saiba mais sobre o que é XML e suas outras utilidades neste guia para iniciantes.

O que é XML?

O XML é uma linguagem de marcação, ou seja, um conjunto de regras utilizado para formatar documentos de maneira que os dados possam ser lidos e interpretados por diferentes sistemas. Foi publicado pela primeira vez em meados da década de 1990 pela W3C (World Web Consortium), uma organização internacional responsável por criar e manter vários padrões de tecnologias para a web.

A linguagem de marcação surgiu com o intuito de ser um formato de arquivo que facilitasse a troca de dados entre diferentes sistemas pela internet, de uma maneira simples, flexível e generalista, podendo ser lido e compreendido tanto pelo ser humano quanto pela máquina. A sintaxe do XML foi criada combinando elementos do SGML (Standard Generalized Markup Language) e do HTML.

Como funciona?

O XML é um arquivo de texto simples, podendo ser criado em qualquer editor de textos comum ou programaticamente via softwares. O documento XML é estruturado por tags, que identificam os elementos e os conteúdos do documento. Abaixo, um exemplo de um arquivo com dados de um jogo de videogame.

<?xml version="1.0">
<jogos>
  <jogo id="1">
    <titulo>Super Mario World</titulo>
    <plataforma>Super Nintendo</plataforma>
    <genero>Plataforma</genero>
    <personagens>
      <personagem>Mario</personagem>
      <personagem>Luigi</personagem>
      <personagem>Toad</personagem>
    </personagem>
  </jogo>
</jogos>

Apesar da sintaxe simples e flexível, existem algumas regras a serem seguidas para uma boa formatação de um arquivo XML:

  • Todo documento XML deve ter a tag introdutória <?xml version="1.0">, indicando a versão;
  • O documento deve ter uma tag principal, que sirva de “raiz” para os outros elementos;
  • Todo elemento XML deve ter uma tag de abertura e uma de fechamento, com exceção das tags reservadas de utilização única (como a que define a versão do XML).

Também há outras regras referentes a utilização de caracteres especiais (como acentos) e comentários (com as tag <!– e –!>). Você pode consultá-las na página para desenvolvedores da Mozilla.

Principais utilizações

No Brasil, o XML foi popularizado na emissão de notas fiscais eletrônicas, simplificando a automatização, a troca e a validação das informações.

O formato também é muito utilizado em conjunto de banco de dados, principalmente nos casos em que há a necessidade de transferir dados ou esquemas entre as bases.

Devido a sua popularidade, o XML também serviu de base para a criação de outras linguagens de marcação e de formatos de documentos, como o RSS, Atom, SVG e o XHTML.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre XML na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados