Como converter PPTX para PPT [e qual a diferença]

Aprenda a como converter arquivos do PowerPoint PPTX para PPT, e entenda por que isso é necessário em algumas situações

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
EsaRiutta /PowerPoint / Como fazer linha do tempo no PowerPoint

Às vezes, é necessário converter PPTX para PPT para permitir que mais usuários possam acessar as suas apresentações de slides do PowerPoint. Programas mais antigos não suportam a extensão mais nova corretamente. Por isso, é bom saber como proceder nessas situações. Por sorte, converter um arquivo PPTX para PPT é bem fácil.

Qual é a diferença entre os formatos?

Originalmente, todas as apresentações salvas no PowerPoint possuíam a extensão .ppt, assim como os documentos do Word traziam a .doc e as planilhas do Excel, a .xls. No entanto, quando a Microsoft introduziu o Office 2007, todas as extensões padrão ganharam um “X” passaram a ser, respectivamente, .pptx, .docx e .xlsx.

O “X” acrescentado no final é de XML, um padrão de código aberto que facilita a comunicação de dados, o que torna esses arquivos mais fáceis de serem lidos por outros programas que não os da Microsoft, como o Libre Office, por exemplo.

O grande problema é que editores de apresentação mais antigos possuem limitações para reconhecer arquivos PPTX, o que pode fazer com que haja perda de informações. Embora as chances sejam pequenas, é possível que você encontre alguém que ainda usa o PowerPoint 97, 2000, XP ou 2003. Nesses casos, enviar um PPTX não é boa ideia.

No entanto, ao invés de salvar sua apresentação em PPT para todo mundo, você pode converter o arquivo original PPTX para o formato mais antigo.

Como converter PPTX para PPT

O modo mais simples de converter PPTX para PPT é usar o próprio PowerPoint, Libre Office ou editor de apresentações de sua preferência. Uma vez que você já possui o original compatível com XML, basta salvar uma nova versão no formato antigo.

O método a seguir vale para o PowerPoint 365, mas é similar em outras versões do programa da Microsoft (a partir do PowerPoint 2007) ou em outros editores, como o Libre Office.

PowerPoint 365 / Como converter PPTX para PPT
  1. Abra o PowerPoint e a apresentação PPTX;
  2. Clique em “Arquivo”, “Salvar como”;
  3. Defina um nome para o documento;
  4. Na aba de formato, escolha “Apresentação do PowerPoint 97-2003 (*.ppt)”;
  5. Clique em “Salvar”.

E pronto.

Na hora de salvar, lembre-se sempre que o formato do documento deve ser “.ppt”.

Convertio / Como converter PPTX para PPT

Você pode usar também conversores online, como o Convertio (convertio.co), em que basta apenas enviar o arquivo PPTX original e baixar a versão convertida para PPT.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PowerPoint na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados