Como converter um vídeo grande para compartilhar no WhatsApp

Converter um vídeo para WhatsApp é o processo para comprimir e transformar a mídia em um arquivo compatível com o compartilhamento do mensageiro

Igor Shimabukuro Lucas Lima
• Atualizado há 6 meses

Para converter um vídeo para WhatsApp é preciso usar ferramentas ou serviços de terceiros que vão transformar e comprimir a mídia em um ficheiro compatível com o mensageiro. O processo pode ser feito via dispositivos móveis ou PC.

Em alguns casos, é preciso adequar o formato e tamanho do arquivo antes de enviar no WhatsApp, uma vez que o mensageiro só permite o compartilhamento de gravações com até 100 MB.

O usuário pode converter qualquer vídeo, desde que a ferramenta usada suporte o formato original. Recomenda-se usar MP4, 3GP ou MOV como formatos de saída, já que eles são compatíveis com o aplicativo da Meta.

A seguir, veja como converter e comprimir uma mídia para mandar um vídeo inteiro no WhatsApp.

Como converter um vídeo para o WhatsApp no Android

1. Acesse o site do Online Video Converter pelo navegador do Android

Abra o navegador de sua preferência e acesse o site “video-converter.com” (sem as aspas).

2. Carregue o vídeo que deve ser compartilhado no WhatsApp

Toque na opção “Open file”, defina o carregamento pelo seletor de mídias e escolha um vídeo da biblioteca de seu Android.

3. Ajuste as configurações de conversão para deixar o vídeo compatível com WhatsApp

Escolha “MP4” na seção “Video”, já que o formato costuma ter tamanhos menores de arquivo. Em seguida, toque em “Settings” e use a barra para definir um tamanho de ficheiro inferior a 100 MB. Aperte em “Convert” para converter o vídeo para WhatsApp.

4. Baixe o arquivo comprimido para enviá-lo em bate-papos do WhatsApp

Após a conversão, toque em “Download” para baixar o vídeo convertido e comprimido na pasta padrão de itens baixados. Depois é só abrir a galeria durante um envio no WhatsApp e selecionar o vídeo baixado.

Como converter um vídeo para o WhatsApp no iPhone

1. Entre no site video-converter.com pelo navegador de seu iPhone

Inicie o navegador de sua preferência no iPhone e acesse o site “video-converter.com” (sem as aspas).

2. Suba o vídeo de sua galeria que será enviado em uma conversa do WhatsApp

Toque em “Abrir arquivo”, escolha “Fototeca” e carregue o vídeo que deve ser convertido para compartilhamento via WhatsApp.

3. Configure a conversão do vídeo para tornar a mídia compatível com o WhatsApp

Defina o formato “MP4” em “Vídeo”. Depois, vá em “Configurações” e use a barra para escolher um tamanho de arquivo inferior a 100 MB. Toque no botão “Converter” para comprimir o vídeo para o WhatsApp.

4. Baixe o vídeo comprimido que será enviado no WhatsApp

Aperte em “Download” para baixar o ficheiro convertido. Feito isso, será possível compartilhar um vídeo grande no WhatsApp ao localizar o arquivo na pasta Downloads do app Arquivos e utilizar a opção de compartilhamento via mensageiro da Meta.

Como converter um vídeo para o WhatsApp no PC

1. Abra o navegador em seu PC e acesse o site do Online Video Converter

Abra o navegador comumente usado no PC e acesse o site “video-converter.com” (sem as aspas).

2. Carregue um vídeo do seu PC que deve ser comprimido para o WhatsApp

Clique na opção “Abrir arquivo” e carregue o vídeo desejado que está alocado em seu computador.

3. Defina formato e tamanho do vídeo compatíveis com o mensageiro da Meta

Escolha “MP4” na seção “Vídeo”, já que o formato costuma ter tamanhos menores. Em seguida, vá em “Configurações”, defina um valor inferior a 100 MB para o tamanho do arquivo, e clique em “Converter” para transformar o vídeo para o WhatsApp.

4. Faça o download do vídeo comprimido a ser compartilhado via WhatsApp

Clique em “Download” para baixar o vídeo comprimido a ser compartilhado no WhatsApp e escolha uma pasta do PC para o armazenamento.

Preciso converter o vídeo para o WhatsApp em um formato específico?

Não necessariamente. É recomendado usar um formato de vídeo para WhatsApp como MP4, MOV ou 3GP para que a reprodução seja feita no próprio mensageiro. Contudo, pode-se enviar vídeos de formatos não suportados no app pelo modo “Documento” para que o destinatário reproduza a mídia em outra ferramenta.

Por que preciso converter um vídeo para enviar no WhatsApp?

Existem duas grandes motivações para que um usuário converta o vídeo antes do compartilhamento via WhatsApp:

  • Formatos suportados: a conversão de um vídeo pode ser necessária para que a mídia seja enviada em um formato suportado pelo WhatsApp, já que só os vídeos com formatos compatíveis com o mensageiro (como MP4, AVI, 3GP, MKV e MOV) poderão ser reproduzidos nos chats das conversas;
  • Tamanho do arquivo: como o limite para vídeos compartilhados via WhatsApp é de até 100 MB (independentemente do tempo de duração), a conversão para um formato que opere com tamanhos menores pode deixar a mídia dentro do limite de tamanho para ser enviada.

O vídeo convertido para o WhatsApp perde a qualidade?

Sim. A conversão de um vídeo pode afetar a qualidade do arquivo original, já que cada formato de gravação tem codecs e tamanhos particulares. Processos de compressão também tendem a diminuir a qualidade do vídeo, uma vez que será necessário alterar as características do ficheiro para redução do tamanho total.

E vale lembrar que arquivos compartilhados no WhatsApp como mídia sempre terão a qualidade afetada, já que o mensageiro da Meta opera com compressões automáticas para manter a dinâmica de compartilhamentos e para reduzir o armazenamento de dados no dispositivo.

Dá para enviar um vídeo no WhatsApp sem perder qualidade?

Sim. O usuário pode enviar vídeos no WhatsApp sem perder qualidade ao compartilhar o ficheiro como “Documento” ao invés de usar o carregamento direto da galeria. Esse método faz com que o mensageiro realize o envio do arquivo (de até 2 GB) com o formato original, sem compactações ao longo do processo.

Outras alternativas para manter a qualidade do arquivo envolvem o compartilhamento do vídeo fora do WhatsApp, seja por Bluetooth, por ferramentas como WeTransfer, ou por serviços de nuvem (como Google Drive e iCloud).

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e pós-graduado em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Já fez de tudo um pouco na área de jornalismo, e passou por Olhar Digital e TecMasters antes de integrar o Tecnoblog. É apaixonado por videogames, Pokémon e futebol, brinca na guitarra, e não dispensa uma boa pescaria.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.