Como converter um vídeo grande para compartilhar no WhatsApp

Em alguns dispositivos há um limite de 16 MB ou de 45 segundos para o arquivo; saiba como converter o vídeo para o WhatsApp

Jean Prado
Por

Já tentou enviar um vídeo para WhatsApp e deu erro? Talvez seja porque o seu arquivo esteja grande e não se adequa às diretrizes de envio. Normalmente, o limite de tamanho para um vídeo é de 16 MB em várias plataformas. No iPhone, alguns vídeos têm limite de tempo, então é bom ficar atento à isso. Tudo depende do problema que você está tendo ao enviar. Saiba como converter um vídeo para enviar no WhatsApp.

Como converter vídeo para WhatsApp

No Android: VidCompact

No Android, se o formato não é suportado ou o vídeo é muito grande, use o aplicativo VidCompact, para fazer a compressão e reduzir a resolução do vídeo para uma opção mais leve. O aplicativo também tem uma seção de “converter o vídeo para o formato mp4” —  é bom usá-la se o formato for estranho ou o vídeo continuar grande mesmo depois da primeira conversão.

No iPhone: Video Compress

No iPhone, um aplicativo recomendado é o Video Compress, caso o vídeo seja muito grande. Se precisar limitá-lo a 45 segundos por exigência do WhatsApp, pode fazer o corte diretamente no mensageiro ou no editor nativo do iPhone, ao tocar em “Editar” dentro da visualização na galeria.

No computador: CloudConvert

Cloud Convert Videos para converter e enviar no WhatsApp

Se você estiver no computador, basta transferir o vídeo para o seu celular e usar um dos aplicativos acima. Ou, se preferir fazer a conversão na web usando apenas o seu navegador de preferência, recomendo o site cloudconvert.com.

Basta enviar o vídeo que você quer converter, selecionar o formato “mp4” como saída (ou outros formatos) e, nas configurações, limitar o tempo do vídeo, se necessário para o WhatsApp.

Há exceções…

Às vezes, o próprio WhatsApp consegue fazer a conversão de um vídeo para enviar pelo aplicativo. Nos meus testes, ao enviar um vídeo de mais de 45 segundos e com 155 MB pelo iPhone, a conversão foi automática dentro do chat — até apareceu a caixa de diálogo com a mensagem “Preparando envio”. Ao tentar o mesmo vídeo pelo computador, uma mensagem de erro informou que o arquivo precisava ser reduzido.

Lembrando que são excessões. Em vídeos com resolução alta e mais pesados, talvez seja necessário converter antes de enviar pelo WhatsApp até mesmo pelo celular.

Colaborou: Lucas Lima.

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados

Relacionados