Onde fica a lixeira do Facebook?

Facebook mudou a maneira de excluir posts definitivamente e agora dá 30 dias de sobrevida na Lixeira; saiba excluir tudo de uma vez

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Manage Activity do Facebook (Imagem: Divulgação/Facebook)
Manage Activity do Facebook (Imagem: Divulgação/Facebook)

Em junho de 2020, o Facebook mudou o processo de excluir posts. Se antes bastava ir até o post e excluir o item manualmente, agora esse mesmo post vai para uma Lixeira e, depois de 30 dias, é excluído de forma definitiva. Caso você queira de fato apagá-lo de imediato, precisa descobrir onde fica a Lixeira do Facebook e dar fim ao seu post.

A mudança faz parte do Manage Activity (Registro de Atividades) e, segundo o Facebook, serve para ajudá-lo a arquivar ou descartar posts antigos, tudo em um só lugar. Na prática, melhora para ações em massa, mas aumenta o caminho até o processo simples que era excluir um post definitivamente no site com poucos cliques antes disso tudo.

É como se, ao excluir, o post ficasse guardado na Lixeira — como acontece no Instagram (mas, só se você quiser). Porém, não confunda. Existe a Lixeira e, também, um recurso de arquivamento que esconde o conteúdo que você não deseja mais que outras pessoas vejam no seu Facebook, mas o mantém vivo só para você. Poisé, que confusão.

Em Gerenciar Atividades você pode mover posts que não deseja mais para a Lixeira ou Arquivar — é o que acontece, agora, quando você exclui um post. As postagens enviadas para a lixeira permanecerão lá por 30 dias antes de serem excluídas definitivamente, a menos que você opte por excluí-las manualmente ou restaurá-las.

Gerenciando Atividades no Facebook

Nesta área, você pode selecionar um ou mais posts por vez e decidir se:

  • Move para Itens arquivados: ao mover um post para os Itens arquivados do Facebook, ficará visível somente para você. Se optar por restaurar o conteúdo, ficará visível para o público que você selecionou antes de movê-lo para Itens arquivados.
  • Move para a Lixeira: ao mover um post para a Lixeira, permanecerá lá até ser excluído automaticamente após 30 dias e enquanto isso só você vai ver o post.

Para evitar que um post na Lixeira do Facebook se apague definitivamente, basta movê-lo para os Itens arquivados ou restaurar para o mesmo público de antes.

Após 30 dias, o post será automaticamente excluído e não pode ser restaurado.

Como excluir um post no Facebook

  1. Clique no canto superior direito do post no Facebook;
  2. Clique em “Mover para Lixeira” (não mais em Excluir);
  3. O post vai sumir da sua Linha do Tempo e vai para a Lixeira.

Onde fica a lixeira do Facebook?

Ao “excluir um post”, o Facebook vai perguntar se você deseja ver Lixeira. No reflexo, pode ser que dispense o alerta. Ainda assim, dá para acessar o lixo por outro caminho.

  1. Acesse o seu perfil do Facebook;
  2. Toque em (…) no menu sob sua foto do perfil;
  3. Em seguida, toque em Registro de Atividades;
  4. Toque em Lixeira na parte superior e veja quais posts estão lá.

Ou, você pode usar o caminho:

facebook.com/[seu-username]/allactivity?category_key=TRASH

A Lixeira do Facebook estreou no Facebook Lite, depois chegou no Desktop e no aplicativo tradicional. É possível que você só veja as ferramentas de filtro por categoria e data no aplicativo Android e iOS. Selecione posts em massa e exclua definitivamente.

Pronto, agora você já sabe onde fica a lixeira do Facebook.

*Com informações: Facebook 1 e 2 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados