Qual a diferença entre ‘soneca’ e ‘dar um tempo’ no Facebook?

Saiba como usar "dar um tempo" e "soneca", quais as principais diferenças e como reverter esse filtro no Facebook

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 10 meses
Facebook / Unsplash

Política, futebol, piada de mal gosto, o que não falta é motivo para deixar de seguir pessoas — e até mesmo familiares — no Facebook. Você pode ter optado por colocar alguém na “soneca” ou acionado o recurso “dar um tempo”. Saber a diferença entre os dois é importante para ter noção do que é temporário e do que é definitivo.

Abaixo, saiba como usar os recursos, quais as principais diferenças entre eles e, também, como reverter a ação, se você quiser voltar a conversar com a pessoa.

Como funciona a soneca de 30 dias?

Como o próprio nome indica, essa é uma solução temporária: de um mês. Se você colocar uma pessoa, uma página ou um grupo em “modo soneca”, não será possível visualizar os posts de autoria desses indivíduos no feed de notícias por um período de 30 dias. A pessoa, a página ou grupo não saberá que você os colocou para dormir.

  1. Clique no menu (três pontos) no canto superior direito de um post;
  2. Clique em “Ativar modo Soneca”;
  3. Para desfazer imediatamente a ação, clique em “Desfazer”.

Observação: você pode continuar visitando o perfil da pessoa para ver o que ela postou.

Vale notar que, ao colocar alguém em “modo soneca”, você não verá as publicações da pessoa, página ou grupo por um mês, mas isso não é recíproco — você continuará sendo visto. Para limitar o que outra pessoa vê, você deve colocá-la no grupo “Restritos” para que ela só possa ver seus posts públicos ou em outra lista que você vai isolada.

Essa ação se desfaz sozinha. Porém, você pode desativar o “modo soneca” para um perfil, um grupo ou uma página antes de o filtro completar seu ciclo. Basta acessar o perfil ou a página e clicar e em “modo Soneca” > “encerrar modo soneca”. Para desativar em um grupo, acesse o grupo e clique em “entrou” > “encerrar modo soneca”.

Como funciona o recurso dar um tempo?

Você pode dar um tempo — quanto tempo quiser — de alguém no Facebook. O recurso pode ser ideal após discussões ou ao mudar o seu status de relacionamento para solteiro(a), divorciado(a) ou deixá-lo em branco. Você também pode dar um tempo de alguém que deseja ver menos por qualquer motivo. Trata-se de um conjunto de ações.

Você pode optar por ver menos os posts de alguém e limitar onde você vê o perfil, as fotos e os comentários de uma pessoa no Facebook. Se você escolher ver menos alguém, os posts da pessoa e os posts em que ela é marcada (incluindo fotos com várias pessoas) não aparecerão no seu feed de notícias e você não será solicitado a enviar uma mensagem ou marcá-la nas suas fotos. Para desfazer, você terá que segui-la.

Pode ainda limitar a visibilidade dos seus posts e dos posts dos seus amigos em que você está marcado, para essa pessoa, ocultando as suas fotos do feed de quem você está dando um tempo. A pessoa será adicionada à sua “lista restrita” e verá apenas as publicações em que você marcá-la ou que forem compartilhadas publicamente.

O Facebook sugere ainda que você edite quem pode ver posts anteriores, incluindo os que você está marcado ou marcou uma pessoa, mudando suas configurações de privacidade e excluindo listas ou pessoas que não deveriam mais ver esse conteúdo.

Vale lembrar que, em alguns casos, é mais fácil bloquear ou desfazer a amizade.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados