Quem é Hideo Kojima? 4 jogos do designer para conhecer

Famoso na indústria de jogos, Hideo Kojima trabalhou em vários títulos de sucesso; conheça um pouco mais sobre o designer

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano
Quem é Hideo Kojima?

Hideo Kojima ajudou a solidificar a mescla de cinema com os jogos durante mais de três décadas, tornando-se um dos maiores nomes da indústria. Seus jogos costumam abordar temas como conspirações, espionagens e fazem com que suas obras tenham a sua cara. Conheça mais sobre a sua trajetória e alguns de seus títulos.

Com uma longa história conectada à KonamiHideo Kojima é um faz-tudo na indústria de jogos. Kojima sempre deixou claro que ama filmes, por isso sempre utilizou muitas influências do cinema em suas produções.

Mesmo tendo seu nome sempre atrelado à série Metal Gear, é bom lembrar de que Kojima realizou trabalhos como produtor em outros títulos como Zone of the EndersBoktai e Castlevania: Lords of Shadow.

Após o rompimento com a Konami em 2015, o designer criou seu próprio estúdio: a Kojima Productions. A partir daí, uma nova obra foi desenvolvida e um futuro interessante parece estar a caminho.

1. Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Na cronologia da amada série de espionagem, Metal Gear Solid 3: Snake Eater é o primeiro título da série, se passando em 1964. O jogo foi lançado para o PlayStation 2 em novembro de 2004, vendeu mais de três milhões de cópias e tem uma média de 91 no Metacritic.

Neste jogo de Hideo Kojima, o protagonista conhecido como Naked Snake é colocado em uma operação para derrubar sua antiga chefe, resgatar um cientista russo e ainda sabotar uma super arma. Tudo ocorre durante a guerra fria, algo que mantém o clima de desconfiança durante toda a jogatina.

  • Disponível para: PS2, PS3, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series, PlayStation Vita, Nintendo 3DS

2. Snatcher

Snatcher de Hideo Kojima
Snatcher é um jogo em um mundo cyberpunk (Imagem: Divulgação)

Com muita influência do longa-metragem Blade RunnerSnatcher coloca o jogador em um mundo cyberpunk cheio de conspirações e mistérios. Tudo se passa na fictícia Neo Kobe City, onde robôs humanóides conhecidos como “snatchers” assassinam humanos para tomar seus lugares na sociedade.

O jogador assume o papel de Gillian Seed, um homem com poucas lembranças de seu passado que investiga essas trocas de corpos para aprender mais sobre si mesmo e sobre o ambiente que vive. A jogabilidade tem elementos de visual novel, point & click e até mesmo shooter.

  • Disponível para: PC-8801, MSX2, PC Engine, Sega CD, PlayStation, Sega Saturn

3. Policenauts

Policenauts de Hideo Kojima
Policenauts é chamado de cinema interativo por Kojima (Imagem: Divulgação)

Considerado como um filme interativo, mas também tratado como um point & click, Policenauts foi lançado em 1994. Sua jogabilidade é muito similar a Snatcher, com o jogador apontando para objetos no cenário para investigar. Por ter vários momentos de diálogo, há sempre opções que afetam o andamento da história e do relacionamento entre os personagens.

Toda a narrativa envolve colônias espaciais, investigadores particulares, busca por pessoas desaparecidas e reviravoltas malucas. Para o jogador mais atento, há muitas referências a filmes famosos de Hollywood como Máquina Mortífera. Infelizmente, nunca houve uma versão oficial em inglês ou em português deste jogo de Hideo Kojima.

  • Disponível em: PC-9821, 3DO, PlayStation, Sega Saturn

4. Death Stranding

O aguardado primeiro jogo da era independente de Hideo Kojima foi lançado em 2019. Death Stranding trouxe elementos de jogabilidade de outros gêneros, quase criando um estilo único. De vez em quando ele é um jogo de ação, às vezes é um simulador de caminhada e há momentos nos quais a obra parece navegar no gênero construção. Porém, uma coisa é certa: você nunca jogou nada igual.

Recebido com empolgação por muitos e desconfiança por outros, Death Stranding provou que as influências cinematográficas de Kojima jamais foram embora. A presença do ator de The Walking Dead Norman Reedus e do cineasta Guillermo del Toro provam ainda mais que o designer quer entregar jogos com a mesma imersão de filmes. Se quiser saber o que o Tecnoblog achou do jogo, confira o review nesse link.

  • Disponível para: PS4, PS5, Windows

Hideo Kojima e seus jogos são de enorme influência para desenvolvedores e jogadores ao redor do mundo. Conta pra gente se você tem algum jogo favorito do designer!

Com informações: Metal Gear Wiki.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Hideo Kojima na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados