Apple anuncia macOS 14 Sonoma e melhora uso de widgets nos Macs

Novo sistema operacional dos computadores da Apple deixa widgets mais acessíveis; Hideo Kojima faz aparição no WWDC 2023 para divulgar Death Stranding nos Macs

Felipe Freitas
Por
macOS Sonoma - WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)
macOS 14 Sonoma traz widgets para a área de trabalho (Imagem: Divulgação/Apple)

A Apple apresentou no WWDC o macOS 14 Sonoma, próxima versão do sistema operacional para Macs. O macOS Sonoma não traz novidades que “revolucionarão” o uso dos computadores da Apple, mas ele melhorará a usabilidade. O anúncio também abre o período de testes beta para os desenvolvedores.

Um grande momento de surpresa do anúncio do macOS 14 Sonoma foi o recurso Game Mode. Não pelo recurso em si, mas pela presença de Hideo Kojima, criador da série Metal Gear e de Death Strading — jogo que ele anunciou que será disponibilizado nos Macs, mas sem dizer quando. O Game Mode, quando ativado, prioriza o uso da CPU e GPU para os jogos, além de diminuir a latência dos AirPods para uma experiência mais imersiva.

Ao iniciar a apresentação do macOS, a primeira novidade mostrada foi a nova interface dos widgets — que foram o foco dos updates em todos os dispositivos da Apple neste WWDC 2023. No macOS 14 Sonoma, o usuário poderá tirar os widgets do menu suspenso lateral e colocá-los na área de trabalho, tal qual o querido Windows 7 nos permitiu fazer em 2009.

Widgets no macOS 14 lembram como o Windows 7 foi um bom sistema operacional. (Imagem: Divulgação/Apple)
Widgets no macOS 14 lembram como o Windows 7 foi um bom sistema operacional. (Imagem: Divulgação/Apple)

E por falar em Windows bons e antigos, o wallpaper abstrato da imagem acima lembra o clássico morro com grama do Windows XP. E provavelmente não por acaso: o local que gerou o papel de parede fica em Sonoma, cidade que inspirou o nome do macOS 14. Um easter egg da Apple — ou um “alô” para o rival.

Para as videochamadas, a Apple incluiu o recurso batizado de Presenter Overlay (Apresentador em Primeiro Plano, tradução livre). Com a ferramenta, o vídeo de quem está apresentando algum conteúdo na chamada pode ser sobreposto. O Presenter Overlay, pelo exemplo da Apple, dá mais imersão às reuniões, simulando que você está assistindo uma apresentação com projetor no mesmo ambiente do autor.

Destaques do macOS 14 Sonoma

macOS Sonoma - WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)
macOS 14 Sonoma permitirá que seus sites favoritos virem “apps” (Imagem: Divulgação/Apple)
  • Compartilhamento de senhas, para a tristeza da Netflix: Quer compartilhar senhas com os amigos? O macOs 14 Sonoma permite criar um grupo de senhas compartilhadas. Usuários de Macs darão uma dor de cabeça para a Netflix.
  • Sem educação com a Siri: Nada de “hey, Siri”. Agora você pode ativar a assistente virtual da Apple apenas com “Siri”.
  • Sites como apps: No Dock, a “barra de tarefas” do macOS, o usuário pode adicionar sites como “se fossem aplicativos”. Ao clicar no ícone, a página é aberta “diretamente”, sem passar pelo Safari.

A versão final do macOS 14 Sonoma estará disponível após setembro. O beta do sistema operacional já foi liberado para desenvolvedores.

Macs compatíveis com macOS 14 Sonoma

  • iMac – 2019 e posteriores
  • iMac Pro – 2017 somente
  • MacBook Air – 2018 e posteriores
  • MacBook Pro – 2018 e posteriores
  • Mac Pro – 2019 e posteriores
  • Mac Studio – 2022 e posteriores
  • Mac Mini – 2018 e posteriores

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados