Apple libera macOS 14 Sonoma; conheça as novidades

Apple coloca widgets na área de trabalho, cria modo de alto desempenho para games e traz novas ferramentas para apresentações

Giovanni Santa Rosa
Por
macOS Sonoma - WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)
macOS 14 Sonoma tem widgets na área de trabalho (Imagem: Divulgação/Apple)

A Apple liberou nesta terça-feira (26) o macOS 14 Sonoma, nova versão do sistema operacional para os computadores da marca. Ela traz mudanças nos widgets, um modo especial para games e pequenos ajustes na Siri e no Safari, entre outras mudanças. A atualização está disponível para Macs de 2017 em diante, dependendo do modelo.

Anunciado na WWDC 2023, o macOS 14 Sonoma traz um novo posicionamento para os widgets. No macOS 13 Ventura, eles ficavam em uma barra lateral, que aparecia e desaparecia. Agora, eles podem ficar na área de trabalho. Assim, é mais fácil de acompanhar informações, como previsão do tempo, lembretes, horários e muito mais.

Outro recurso que chega com a atualização é a Sobreposição do Apresentador (ou Presenter Overlay, no original em inglês). Em chamadas de vídeo, a ferramenta coloca a imagem da sua câmera por cima dos slides que você está apresentando, como se você estivesse com uma lousa ou um projetor.

macOS Sonoma - WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)
Sobreposição do Apresentador coloca imagens da câmera sobre slides (Imagem: Divulgação/Apple)

Também nas videoconferências, o macOS 14 Sonoma ganhou Reações como balões, confetes e corações. Elas aparecem no vídeo assim que o sistema reconhece um gesto de mão.

O compartilhamento de tela também ficou mais prático, com um atalho no botão esquerdo no app. Em Macs com chip da Apple, ele oferece áudio de baixa latência, altas taxas de quadros e suporte a até dois monitores virtuais.

Quem usa o Safari também tem novidades. O navegador ganhou suporte a diferentes perfis e web apps. Estes últimos podem inclusive ficar no dock, como se fosse um aplicativo nativo.

Uma novidade importante do macOS 14 Sonoma é o Modo de Jogo (ou Game Mode). Quando ativado, ele prioriza o uso da CPU e da GPU para o jogo que está rodando, além de diminuir a latência dos AirPods.

macOS Sonoma Game Mode - WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)
macOS Sonoma Game Mode – WWDC 23 (Imagem: Divulgação/Apple)

A lista de novidades do macOS 14 Sonoma ainda inclui:

  • Recursos de acessibilidade aprimorados.
  • Preenchimento automático de PDFs e integração de PDFs com o Notas.
  • Listas de compras organizadas na horizontal no app Lembretes.
  • Grupos de compartilhamento de senhas no iCloud.

Como atualizar seu Mac

  1. Clique no ícone da maçã no canto superior esquerdo da tela e escolha “Ajustes do Sistema”.
  2. Na lista lateral, escolha “Geral”. Na tela que aparecerá, clique em “Atualização de Software”.
  3. Na seção “Atualizações Disponíveis”, o macOS Sonoma 14.0 deve aparecer. Clique no botão “Atualizar Agora” e confirme na janela que aparecer. Seu Mac precisará ser reiniciado.

Macs compatíveis com macOS 14 Sonoma

  • iMac: 2019 e posteriores
  • iMac Pro: 2017
  • MacBook Air: 2018 e posteriores
  • MacBook Pro: 2018 e posteriores
  • Mac Pro: 2019 e posteriores
  • Mac Studio: 2022 e posteriores
  • Mac Mini: 2018 e posteriores

Com informações: Apple

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados