WhatsApp prepara novidade para turbinar Recado dos perfis

Recurso de “Recado”, antigo Status na plataforma, ganhará uma atualização para que você escolha por quanto tempo uma mensagem ficará publicada

Felipe Freitas
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp prepara novo recurso para o "Recado" do seu perfil (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp está preparando uma atualização para o recurso de Recado, aquele que fica visível no seu perfil quando alguém abre o seu contato. A plataforma deve lançar no futuro a função de escolher por quanto tempo o Status (novo-velho nome do recurso) ficará disponível. A atualização aparenta ter o propósito de dar uma usabilidade para um recurso esquecido por parte dos usuários.

No print publicado pelo site WABetaInfo, que encontrou a funcionalidade durante uma garimpada no WhatsApp Beta para Android, há a opção de escolher status prontos ou criar um do zero — aqui é igual aos Recados como funcionam hoje. No entanto, há a opção de escolher por quanto tempo eles ficaram disponível: 24 horas, três dias, uma semana ou duas.

Temporizador chegou só com quase uma década de atraso

Novo recado/status para o WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp dará a opção de escolher por quanto tempo um status ficará disponível (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

O temporizador é uma ferramenta bem interessante — ainda que esteja atrasada. Afinal, salvo alguns casos, ninguém está “No trabalho” 24 horas por dias — nem “Na academia”. Esses dois exemplos são algumas das opções padrões no Recados.

Pelo menos no futuro você poderá informar a sua indisponibilidade e configurar quanto tempo o “Ocupado” ou “Férias” ficará visível. O temporizador só precisaria de uma função de personalizar o tempo. Por exemplo, remover o “Na academia” após 1 hora.

Recado é boa ideia do WhatsApp, mas não deu certo

Na teoria, o WhatsApp quer que você mostre aos seus contatos se você pode ou não responder naquele momento. E também na teoria, é para os seus contatos olharem o seu Recado para entender o motivo da sua demora e indisponibilidade. Na prática, praticamente ninguém usa isso ou olha o status do coleguinha — eu nem lembro se o meu ainda é “Given to Fly”.

Quando a Meta ainda era Facebook Inc. e stories não eram uma obsessão, o Recado do WhatsApp se chamava Status. Nessa longínqua época (10 anos desde que eu criei minha conta no WhatsApp), eu até tentei manter o hábito de trocar o Status/Recado, pois isso me lembrava daquela barra de recado do MSN.

Abrindo espaço para os meus dois centavos sobre o assunto, a novidade é muito bem-vinda, ainda que atrasada. No entanto, a Meta precisa deixar o Recado mais visível para o usuário — e isso depende de mudanças na interface. Por exemplo, deixando o status logo abaixo do nome da pessoa ao abrir a conversa.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados