Star Trek: ordem cronológica para assistir

Star Trek: ordem cronológica para assistir todo o conteúdo produzido e espalhado no espaço tempo do universo galáctico

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Elenco da série original Star Trek de 1966 (Imagem: Netflix/Divulgação)

O universo gira em torno da expansão humana pela galáxia. Veja abaixo, a ordem cronológica para assistir Star Trek, do início das aventuras da nave Enterprise e todo o desenvolvimento da Frota Estelar espalhando a cultura humana por todos os cantos da galáxia. A ordem cronológica dos eventos inclui filmes e séries produzidos nas mais variadas décadas.

1. Star Trek: Enterprise (Ano 2151 à 2161)

Toda a aventura tem um começo, Star Trek tem como sua nave mais famosa a Enterprise e nessa década em específico tem início a grande revolução humana no espaço. A série tem 3 temporadas e é uma prévia de The Original Series.

Esta série é a primeira na linha do tempo do enredo geral. Sua história gira em torno das primeiras naves capazes de viajar por “dobra 5” produzidas na Terra, a USS Enterprise NX-01, comandada pelo capitão Jonathan Archer.

Quando a Frota Estelar Terrestre lançou sua primeira nave, Archer levou sua tripulação humana para o espaço. Eles tiveram seu primeiro contato com vários alienígenas de Star Trek. O encontro abriu uma nova era de exploração e descobertas para os terráqueos.

  • Ano de lançamento: 2001
  • Plataformas: Netflix

2. Star Trek: Discovery [S.1 e S.2] (Ano 2255)

Na sequência, as temporadas 1-2 de Star Trek: Discovery, é a primeira série a apresentar Michael Burnham, um oficial, como personagem principal. Burnham é o especialista em ciências do USS Discovery NCC-1031.

Na primeira temporada da série, Michael e sua equipe lidaram com uma galáxia à beira da guerra. Durante a segunda temporada, a protagonista e sua equipe tiveram que perseguir o Red Angel, uma entidade misteriosa.

  • Ano de lançamento: 2017
  • Plataformas: Netflix

3. Star Trek: The Original Series (Ano 2265 à 2269)

A terceira na ordem cronológica contém a tríade original: Kirk, Spock e McCoy. The Star Trek: The Original Series é onde começou tudo. Enquanto a maioria dos Trekkies considera esta série a “primeira” que deve ser assistida ao começar a acompanhar o universo, cronologicamente deve ser a terceira a ser assistida.

A Série Original começa no ano de 2265, e seguiu a jornada de cinco anos da USS Enterprise. Também acompanhou as aventuras do Capitão Kirk e seu Primeiro Oficial Spock, enquanto eles corajosamente iam a um lugar onde ninguém tinha ido antes para explorar novos mundos estranhos.

  • Ano de lançamento: 1966
  • Plataformas: Netflix

4. Star Trek: The Animated Series (Ano 2269 à 2270)

Esta série de animação Star Trek foi uma continuação das viagens da USS Enterprise na série Star Trek The Original. O elenco nas duas séries é o mesmo, exceto por Chekov. Toda a animação foi dublada, principalmente, pelo elenco original da série anterior.

Alguns episódios foram sequências de The Original Series Star Trek, como “Once Upon a Planet“, “More Tribbles, More Troubles” e “Mudd’s Passion“. Ao mesmo tempo, os outros episódios de Star Trek eram os conceitos originais de Gene Roddenberry, o criador de Star Trek, mas que não foram usados antes da conclusão da série original.

  • Ano de lançamento: 1973
  • Plataformas: Netflix

5. Os 6 primeiros filmes Star Trek (Ano 2273 à 2293)

Os 6 primeiros filmes lançados da franquia, acontecem poucos anos após o retorno da USS Enterprise do Capitão Kirk. Os filmes são:

  • Star Trek: The Motion Picture (1979);
  • Star Trek II: The Wrath of Khan (1982);
  • Star Trek III: The Search for Spock (1984);
  • Star Trek IV: The Voyage Home (1986);
  • Star Trek V: The Final Frontier (1989);
  • Star Trek VI: The Undiscovered Country (1991);

Kirk se tornou o almirante no quartel-general da Frota Estelar em San Francisco quando decidiu se reunir com a tripulação da Enterprise para investigar a misteriosa nuvem de energia que está causando estragos no espaço.

  • Plataformas: Telecine

6. Star Trek: The Next Generation (Ano 2364 à 2370)

https://www.youtube.com/watch?v=jtmsI07AMsE

Star Trek: The Next Generation ocorre quase um século após a jornada inicial de cinco anos do USS Enterprise. Sua versão atual, a USS Enterprise-D inicia sua missão de exploração na série. Setenta anos após os acontecimentos de Star Trek VI, humanos e Klingons finalmente encontraram a paz.

No entanto, o Capitão Jean-Luc Picard, e a tripulação da próxima geração ainda encontram muitas formas de vida alienígena hostil no seu caminho. A série Star Trek: The Next Generation também apresentou a transformação da famosa nave estelar, muito maior do que a nave do capitão James T. Kirk, do século anterior.

  • Ano de lançamento: 1987
  • Plataformas: Netflix

7. Star Trek: últimos 4 filmes (Ano 2293 à 2379)

Os últimos 4 filmes da linha clássica de Star Trek ficam na sétima posição cronológica. Os títulos são:

  • Star Trek: Generations (1994);
  • Star Trek: First Contact (1996);
  • Star Trek: Insurrection (1998);
  • Star Trek: Nemesis (2002).

Generations e Nemesis focam na passagem da liderança do Capitão James T. Kirk para Picard e a conclusão épica das aventuras de Picard e sua tripulação na missão de cinco anos a bordo da Enterprise-D

Como First Contact, Generations também ocorre, principalmente em 2371, embora o filme inicie em 2293, logo após os eventos de Star Trek VI. Em contraste, Nemesis se passa quatro anos depois do Generations.

Época onde os acontecimentos das séries Star Trek Voyager e Star Trek Deep Space Nine chegam a sua conclusão, Picard e a Enterprise-D realizam sua última missão juntos.

  • Plataformas: Telecine

8. Star Trek: Deep Space Nine (Ano 2369 à 2375)

Deep Space iniciou, aproximadamente, cinco anos após The Next Generation. Ao contrário das outras séries, Star Trek: Deep Space Nine não ocorreu a bordo de uma nave da Frota Estelar.

Em vez disso, o enredo se concentrou na estação espacial defensiva, política e comercial Deep Space Nine — o DS9 é um posto avançado situado perto da boca de um buraco de minhoca estável em lugares remotos do espaço explorado.

  • Ano de lançamento: 1993
  • Plataformas: Netflix

9. Star Trek: Voyager (Ano 2371 à 2378)

Essencialmente funciona como a quarta temporada de The Original Series. É focado nas aventuras da capitã Kathryn Janeway, quando perseguiu a nave Maquis. Estava a bordo da USS Voyager quando Maquis de repente viajou 70.000 anos-luz de distância.

A nave Voyager é relativamente menor do que as naves de Picard ou Kirk. Voyager só podia acomodar 150 tripulantes. No entanto, é poderosa e rápida, podendo pousar na superfície de qualquer planeta no universo de Star Trek.

Por ser uma pequena embarcação, é considerada uma das mais avançadas tecnologicamente da Frota Estelar. A capitã Janeway partiu para capturar a tripulação da nave renegada Maquis, unir as duas partes e conduzir ambas durante a longa jornada de volta ao Quadrante Alfa.

  • Ano de lançamento: 1995
  • Plataformas: Netflix

10. Star Trek: Pickard (Ano 2399)

O foco é o capitão Picard vinte anos após seu confronto com Shinzon. Na série, Picard já se aposentou e atualmente trabalha no vinhedo de sua família. Ele lamenta a morte de seus amigos e de Romulus

O planeta foi destruído quando seu sol se tornou uma supernova em 2387 no universo de Star Trek. No entanto, um estranho aparece de repente e pede a ajuda do ex-capitão.

Quando Picard descobre a conexão do estranho com ele, é puxado para sua última missão. Primeiro, o aposentado decide encontrar e eliminar um espião que ascendeu na Frota Estelar. Mais uma vez, a Frota Estelar criou uma dívida imensa com Picard.

  • Ano de lançamento: 2020
  • Plataformas: Amazon Prime Video

Com informação: Tech Radar.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Star Trek na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados