Todas as regiões de Pokémon: de Hisui a Galar

De Red & Blue a Legends: Arceus, conheça cada uma das regiões nos jogos de Pokémon e não se perca mais na geografia da franquia

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano
Hisui é a região de Pokémon Legends: Arceus

O mundo dos monstrinhos de bolso é gigantesco. Há uma enorme variedade de fauna e flora disponível para qualquer entusiasta ou turista. Para conferir tudo isso, é preciso passear por cada canto e conhecer o máximo que puder. Pensando nisso, separei cada uma das regiões dos jogos principais de Pokémon para que nenhuma fique para trás. Venha comigo nessa jornada para descobrir (ou pegar) todas!

1. Hisui

Hisui Pokémon
A natureza está muito presente em Hisui (Imagem: Divulgação)

A mais recente das regiões de Pokémon introduzidas nos games é, ao mesmo tempo, uma região já conhecida dos fãs. Hisui é uma Sinnoh de séculos atrás, em um período histórico muito distante dos jogos da quarta geração. Locais como o Mount Coronet e Jubilife Village, por exemplo, são presenças marcantes em ambas épocas dos títulos.

Hisui é predominantemente um lugar com muita natureza, já que os humanos ainda não haviam começado a exercer o seu domínio e suas mudanças na região. Locais abertos cheios de verde são fáceis de encontrar, sempre atraindo os mais diversos tipos de Pokémon.

  • Jogo em que aparece: Pokémon Legends: Arceus

2. Kanto

Kanto
Será que tem Zubat em Kanto? (Imagem: Divulgação)

Provavelmente a mais popular de todas as regiões dos jogos Pokémon, Kanto é totalmente baseada no local de mesmo nome no Japão. Trazendo partes conhecidas como a cidade de Pallet, a cidade fantasmagórica de Lavender e a Mt. Moon (cheia de Zubats, não se esqueça), por exemplo.

Com exceção da primeira cidade, todas as outras da região têm nomes de cores. Atraindo diversos de entusiastas desde a sua primeira aparição em 1996. Seja por causa do anime, do card game ou dos jogos da série, a grande maioria de fãs conhece muito bem a região de Kanto.

  • Jogos em que aparece: Pokémon Red & Blue, Yellow, Gold & Silver, Crystal, FireRed & LeafGreen, HeartGold & SoulSilver, Let’s Go Pikachu & Eevee

3. Johto

Pokémon Johto
Johto é um local muito convidativo (Imagem: Divulgação)

Conectada geograficamente com Kanto, Johto disputa o carinho de muitos fãs como a região preferida de todos os tempos. Ela traz uma arquitetura mais moderna, oferecendo destaque para a grande cidade de Goldenrod com sua rádio, loja gigantesca e até mesmo um trem.

Vale lembrar que os nomes das cidades em Johto na língua inglesa são todos relacionados a plantas como Cherrygrove City e Azalea Town. Por último, as lendas que conectam os três cães lendários com Lugia e Ho-Oh são apaixonantes e merecem ser conferidas dentre todas as regiões do mundo Pokémon.

  • Jogo em que aparece: Pokémon Gold & Silver, Crystal, HeartGold & SoulSilver

4. Hoenn

Regiões Pokémon
Há realmente muita água em Hoenn (Imagem: Divulgação)

Mesmo tendo água demais, há muito o que curtir em Hoenn, uma das regiões dos jogos Pokémon com maior variedade de ambientes. Pra começar, há um vulcão chamado Mt. Chimney que pode ser acessado apenas por teleférico. Além disso, locais como a Desert Ruins e a Southern Island ajudam a diversificar totalmente Hoenn.

Com tudo isso, não é de surpreender que o clima da região mude com tamanha frequência. Em uma rota pode ser que uma tempestade de areia esteja ocorrendo, porém, logo em seguida uma chuva torrencial pode dar as caras. Se acostumar com a imprevisibilidade é uma marca de Hoenn.

  • Jogos em que aparece: Pokémon Ruby & Sapphire, Omega Ruby & Alpha Sapphire

5. Sinnoh

Pokémon Diamond & Pearl
Há muita fofura em Sinnoh (Imagem: Divulgação)

A Hisui dos dias atuais, Sinnoh é a minha favorita dentre as regiões dos jogos Pokémon. A sua ambientação misteriosa mesclada a uma modernidade faz com que tudo seja apaixonante. Isso sem contar as lendas ao seu redor que incluem monstrinhos como Arceus, Giratina, Palkia e Dialga.

Toda a sua geografia é baseada na região de Hokkaido no Japão. A cidade de Eterna é uma que tenta manter o foco nas tradições e no passado distante de Sinnoh, enquanto a cidade de Jubilife preferiu se modernizar o máximo possível. Um belo contraste se comparado ao que conhecemos quando o nome de Sinnoh ainda era Hisui.

  • Jogos em que aparece: Pokémon Legends: Arceus (como Hisui), Diamond & Pearl, Brilliant Diamond & Shining Pearl

6. Unova

Região de Unova
Unova tem uma geografia bem centralizada (Imagem: Divulgação)

A primeira entre todas as regiões de Pokémon a ser inspirada em uma cidade fora do Japão, Unova traz muitos elementos tirados de Nova Iorque nos Estados Unidos. Sendo assim, ela acaba se diferenciando não apenas no quesito de arquitetura, mas cultural e de fauna.

A cidade de Castelia, por exemplo, apresenta enormes edifícios e é rodeada por água. Já a pequena cidade de Accumula tem aquela cara de subúrbio americano que tanto vimos em filmes e seriados. De qualquer forma, mesmo com um jeitão mais ocidental, Unova mantém viva a chama das lendas os monstrinhos com seus relatos sobre Reshiram e Zekrom.

  • Jogos em que aparece: Pokémon Black & White, Black & White 2

7. Kalos

Regiões Pokémon
Kalos e todo seu estilo (Imagem: Divulgação)

É difícil não se sentir maravilhado ao entrar em Kalos. A arquitetura com cara europeia, a ambientação chique e estilosa, os locais como cafés e cinema. Tudo no local representa uma modernidade não antes vista nos títulos da série dos monstrinhos de bolso. O destaque, claro, vai para Lumiose City.

Até mesmo a moda é algo muito relevante aqui em comparação a outras regiões dos games Pokémon. Em praticamente todas as cidades de Kalos há alguma loja focada em vender acessórios e roupas para qualquer pessoa, em especial treinadores em busca de suas insígnias.

  • Jogos em que aparece: Pokémon X & Y

8. Alola

regiões pokémon
O estilo refrescante de Alola (Imagem: Divulgação)

Mudando totalmente de ambiente, temos Alola. Essa região no mundo de Pokémon é totalmente inspirada no Havaí, sendo um enorme ponto turístico para todos os visitantes. Aqui há cinco ilhas naturais: Melemele, Akala, Ula’ula e Ilha Poni Island, mas também é o lar de uma ilha artificial chamada Aether Paradise.

Além disso, Alola é conhecida por ser o local de descobrimento das Ultracriaturas, Pokémon poderosos que vieram de outra dimensão. Por fim, a região abraça suas tradições, porém não se fecha para o progresso. Por isso, estão planejando a criação de uma Liga Pokémon.

  • Jogos em que aparece: Pokémon Sun & Moon, Ultra Sun & Ultra Moon

9. Galar

Galar
Alguns Pokémon de Galar (Imagem: Divulgação)

Sendo a última (até o momento da publicação deste artigo) região apresentada nos jogos Pokémon, Galar é baseada no Reino Unido. Seus prédios trazem um estilo de arquitetura normanda, muito comum na Inglaterra, por exemplo. Além disso, longos campos verdes podem ser encontrados por todo o caminho.

Mesmo assim, a tecnologia e o progresso fazem parte de Galar. Wyndon é a principal cidade e bastante populosa, traz um enorme estádio para batalhas entre treinadores, além de um hotel cinco estrelas chamado Rose of the Rondelands. Perto de Galar, é possível seguir para a Isle or Armor e a Crown Tundra, locais com outro estilo geográfico e de fauna e flora.

  • Jogos em que aparece: Pokémon Sword & Shield

Vale ressaltar que foquei apenas nos jogos da série principal, ou seja, regiões como Fiore de Pokémon Ranger ou Holon de Pokémon Trading Card Game ficaram de fora dessa lista. Quem sabe no futuro a gente não publica um artigo apenas com esses locais menos conhecidos?

Qual das regiões que aparecem nos jogos Pokémon você mais gosta? É mais nostálgico e ama Kanto ou é mais original e prefere Alola? Deixe a sua opinião em nossa comunidade!

Com informações: Pokémon.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pokémon na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados