Não foi exatamente com faixa de boas vindas que a comunidade campuseira recebeu a notícia, na semana passada, de que a organização da Campus Party proibiu ações de marketing e de publicidade durante os vários dias de evento. Felizmente o bom senso falou mais alto, e o diretor-geral da CParty veio a público para esclarecer a situação.

Este mesmo escriba durante a CParty 2011

De modo geral, o que temos são patrocinadores da Campus Party (alguém falou em Telefônica?) que querem evitar atividades comerciais que possam lhes afetar na quinta edição da CParty. Nada mais justo, lógico, tendo em vista que são os patrocinadores que garantem a viabilidade econômica do evento. O problema estava na redação da nova cláusula 6.4, adicionada na semana passada, que permite diversas interpretações.

Mario Teza, diretor geral da Futura Networks Brasil, informa que a tal cláusula foi modificada. Confira abaixo a nova redação (ela me parece bem melhor agora).

6.4. É expressamente vedada qualquer atividade comercial, promocional e/ou de marketing realizada por participantes que detenha nítido caráter financeiro e seja contrária aos interesses das empresas patrocinadoras do evento. A não observância desta cláusula poderá ser considerada uma falta grave, conforme cláusula 8.4 deste regulamento, podendo levar o participante a exclusão do evento.

Na mira da Campus Party estão “empresas que se camuflam dentro do evento para fazer negócios e não colaboram com todos através de uma cota de patrocínio”. De acordo com o Mario Teza, os ingressos da Campus Party na casa dos R$ 150 não cobrem 10% dos custos para produzir o megaevento, o que significa que a conta no fim das contas fica para os patrocinadores.

Minha gente, podemos ficar mais tranquilos. Se o TB quiser montar novamente uma bancada para cobrir a CParty no ano que vem (a desse ano foi daora, pode falar!), não seria enquadrado como atividade com caráter financeiro e contrária aos interesses dos patrocinadores — até porque, no nosso caso específico, entramos no evento como membros da imprensa mesmo.

Para não sobrar dúvidas, Mario Teza escreve o seguinte: “ninguém vai ser expulso por usar uma camiseta com uma publicidade ou fazer a promoção do seu blog ou pequeno empreendimento.” Aí sim!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados