O Galaxy M31 é um dos intermediários mais interessantes da Samsung. Ele não entrega tecnologias de ponta, como tela de 120 Hz e resistência à água, por exemplo, mas ainda assim consegue se sair bem ao oferecer boas especificações, bateria gigantesca e câmeras decentes para sua faixa de preço.
A tela Super AMOLED do M31 mede 6,4 polegadas com resolução de 2340 x 1080 pixels. No topo, há um pequeno notch em formato de gota que abriga uma câmera de 32 MP (f/2,0). De maneira geral, a qualidade geral é muito boa, pois graças a essa tecnologia, o aparelho oferece ótimos ângulos de visão, cores intensas e pretos profundos.
O processador embarcado é o Exynos 9611, que traz oito núcleos de até 2,3 GHz, aliado a 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, expansível via microSD de até 1 TB. Esse chipset entrega um desempenho satisfatório no dia a dia, mas jogos pesados podem apresentar pequenos engasgos.
No departamento de câmeras, o Galaxy M31 vem com quatro sensores na traseira, sendo o principal de 64 MP (f/1,8), o secundário grande angular de 8 MP (f/2,2) com campo de visão de 123 graus, o terciário macro de 5 MP (f/2,4) e o último de profundidade também de 5 MP (f/2,2) para auxiliar no desfoque do modo retrato. Em ambientes com boa iluminação, a câmera principal é decente, capturando imagens com bom nível de detalhe e nitidez consistente.
O principal destaque do M31 é a sua bateria de 6.000 mAh, capaz de oferecer uma autonomia de, no mínimo, dois dias longe da tomada, mas isso vai depender do tipo de uso. Para recarregar o aparelho, a Samsung inseriu na caixa uma fonte de 15W. A potência não é tão alta, então para “encher” a bateria por completo, é preciso quase 2 horas.