impressão 3D

Artigos de impressão 3D

LSEV vai ser o primeiro carro produzido em massa com impressão 3D

às 14h21 por

Morar em uma casa feita com impressora 3D tende a ser uma ideia cada vez mais aceita por conta das promessas de baixo custo e construção rápida. Mas será que um carro construído com uma técnica do tipo será bem recebido? A gente vai descobrir em breve: o LSEV vem para ser o primeiro automóvel totalmente funcional a ser montado massivamente com auxílio de impressão 3D.

Esta casa feita com impressão 3D foi levantada em 24 horas

às 16h37 por

Você moraria em uma casa construída às pressas? E se ela fosse levantada com impressão 3D? Uma startup chamada Icon anunciou nesta segunda-feira (12) uma casa funcional de quase 75 metros quadrados (considerando a área externa, aparentemente) que ficou pronta em menos de 24 horas graças a uma técnica no tipo.

Uma casa foi impressa em 3D em apenas 24 horas

às 12h23 por

Defina o local, escolha o desenho da obra e aguarde 24 horas. Depois desse período, a sua casa estará lá, com a estrutura pronta e todos os muros levantados, faltando, eventualmente, apenas o acabamento. Soa impossível, mas foi exatamente assim que uma startup de nome Apis Cor construiu um imóvel. O truque está em uma tecnologia de construção baseada em impressão 3D.

Olli é um ônibus impresso em 3D, autônomo, reciclável, elétrico e concorrente do Uber

às 17h22 por

Uma startup do Arizona criou um ônibus que reúne tudo o que seria um veículo do futuro. Batizado de Olli, o ônibus é impresso em 3D, com direito a algumas partes recicláveis, é movido a energia elétrica e não precisa de motorista, com capacidades totalmente autônomas e que podem ser usadas em um modelo de corrida sob demanda, como o Uber. Quanta coisa, né? Já mencionei que uma parceria com o Watson, plataforma cognitiva da IBM, leva comandos de voz para o veículo?

Como a impressão 3D está ajudando a salvar vidas

às 17h03 por

Não dá para dizer que um dia todo lar terá uma impressora 3D, mas tudo indica que, pelo menos em clínicas e hospitais, esse tipo de equipamento será essencial. Isso porque a impressão 3D está permitindo à medicina oferecer tratamentos cada vez mais individualizados. Os resultados já obtidos são tão positivos que não é exagero afirmar que os impressos tridimensionais podem salvar vidas. Como? É o que

Prótese feita com impressora 3D será usada nos Jogos Rio 2016

às 12h21 por

Eis mais um exemplo de como a medicina está evoluindo com a ajuda da impressão 3D. Já mostramos como um senhor recebeu uma prótese de costelas e como pesquisadores criaram um dente imune a bactérias usando a tecnologia. Agora, uma prótese projetada e impressa em 3D será usada nos Jogos Paralímpicos do Rio, que acontecem em setembro.

Implantes de ovários feitos em impressora 3D, uma esperança no tratamento da infertilidade

às 18h24 por

As impressoras 3D estão dando um novo rumo para a medicina. Esses equipamentos vêm viabilizando a construção de próteses de diversos tipos e ajudando médicos a planejarem cirurgias com a impressão de réplicas de órgãos a serem operados, por exemplo. Eu só não esperava que as impressoras 3D pudessem ajudar mulheres que sofrem de infertilidade a terem

Olo: a impressora 3D compacta e barata que funciona com o seu smartphone

às 09h44 por

As impressoras 3D ainda são muito caras, espaçosas e complexas, mas isso está mudando. A Olo é uma impressora compacta que produz pequenos objetos tridimensionais e funciona com a ajuda do seu smartphone. Você pode carregá-la para qualquer lugar e imprimir miniaturas de qualquer cor. E a melhor parte é que ela custará somente US$ 99.

Vértebras feitas em impressora 3D salvam homem com tumor na coluna

às 14h52 por

Eu já não tenho dúvidas de que a impressão 3D fará parte da rotina da maioria dos hospitais e clínicas nos próximos anos. Como você pode conferir aqui mesmo no Tecnoblog, cada vez mais surgem casos de pacientes que foram salvos graças a esses equipamentos. Aqui vai outro: um senhor de 60 anos recebeu implantes de vértebras da região do pescoço feitos totalmente em impressora 3D. O caso vem da Austrália. No final de 2015, o neurocirurgião Ralph Mobbs, do Hospital Prince of Wales, em Sydney,

Não falta (quase) nada: pesquisadores usam impressora 3D para criar dente imune a bactérias

às 17h31 por

A gente tem visto as impressoras 3D sendo usadas para coisas incríveis. Na área da saúde, esses equipamentos estão ajudando a criar próteses para pessoas que perderam membros ou ossos e réplicas de órgãos para auxiliar médicos em cirurgias complexas. Em breve, as impressoras 3D também poderão ser usadas para criar dentes artificiais quase tão robustos quanto os verdadeiros. Pelo menos é no que acreditam pesquisadores da Universidade de Groninge

Carregar mais posts