Mercado de Trabalho

Artigos de Mercado de Trabalho

Procura por desenvolvedor mobile salta 600% em 2021

às 16h34 por

O mercado de Tecnologia para desenvolvedores mobile está aquecido e contratando: no primeiro semestre de 2021, a procura por profissionais da área cresceu 600% em relação ao mesmo período do ano passado. A média de salários dos especialistas em aplicações para celular acompanharam a alta demanda, com crescimento de 18% para cargos juniores — com até dois anos de experiência — e 11% para funcionários seniores, com mais de seis anos no mercado. O levantamento é da GeekHunter, empresa de recrutamento e contratação de profissionais de Tecnologia.

Dev Full Stack é o cargo de TI mais procurado por empresas, diz pesquisa

às 18h06 por

Em tempos de pandemia, os desenvolvedores de software, conhecidos como Devs no mercado de trabalho, ganharam ainda mais espaço dentro de empresas, obrigadas a criar canais digitais para atender o consumidor. Uma pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) revela que companhias em Santa Catarina (SC) devem abrir 16,6 mil vagas em TI até 2023, e mais da metade será destinada a desenvolvedores.

Salário de técnicos em TI pode ser maior do que o de graduados, diz estudo

às 16h20 por

O mercado de TI sofreu pressão durante a pandemia, quando o setor de Tecnologia ganhou ainda mais importância. A demanda por profissionais disparou, mas nem todos os salários cresceram junto. Um estudo da consultoria estadunidense Foote Partners concluiu que técnicos de informática com bagagem de cursos técnicos, com aprendizado mais específico, estão ganhando mais do que profissionais formados em cursos de graduação em TI.

Tecnologia cria rede de denúncias para identificar abusadores em série

às 20h58 por

Uma plataforma desenvolvida pela startup SafeSpace pode ajudar vítimas a denunciarem assédios no ambiente de trabalho de forma anônima — desde abusos de poder ou autoridade até avanços sexuais indesejados. Além de registrar a queixa sem revelar a identidade, a ferramenta consegue gerar um histórico do perfil do abusador, para checar se ele tem mais de uma denúncia. Google Agenda mostrará quanto temp

Motorola, GetNinjas e outras empresas têm mais de 600 vagas em tecnologia

às 07h00 por

As novas oportunidades em tecnologia desta semana incluem vagas de emprego e estágio em empresas de diversos segmentos — e contemplam desde grandes nomes, como Motorola, que está abrindo um processo seletivo para universitários, até startups menores, em plena expansão. Uma das companhias contratando é a GetNinjas, com posições abertas para desenvolvedores, Tech Lead, entre outros cargos. A seguir, veja mais detalhes sobre cada vaga e saiba como enviar seu currículo.

Mercado de TI tem bons salários, mas sobrecarrega funcionários, diz estudo

às 18h51 por

O mercado de TI está na contramão de outros setores do mercado de trabalho no Brasil. A avaliação é de um estudo feito pelo economista da FEA-USP, Sérgio Almeida e a startup Flow - Executive Finders, revelado com exclusividade pelo Tecnoblog. Nele, dois pesquisadores concluíram, a partir de dados de publicações especializadas, que o setor de TI mantém plena empregabilidade em meio à pandemia de COVID-19. Mas não há profissionais disponíveis para preencher as vagas.

“Tinder” de currículos promete match entre candidatos e vagas de emprego

às 17h09 por

Jovens são um dos grupos mais afetados pelo desemprego no Brasil. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a quantidade de desempregados entre de 18 a 24 anos é quase o dobro da média nacional. Mas uma ferramenta inteligente promete selecionar candidatos ideais para vagas no mercado de trabalho, usando um sistema que dá um “match” entre as competências de quem procura emprego às exigências dos recrutadores.

“Ser mulher na tecnologia é bem solitário”, diz CEO da PrograMaria

às 20h19 por

O mercado de Serviços de Tecnologia, do qual fazem parte consultorias em TI, desenvolvimento de software e suporte técnico, contratou duas vezes mais homens do que mulheres em 2020. A CEO do banco Bmg, Ana Karina Bortoni, disse com exclusividade ao Tecnoblog que, como mulher no mercado de trabalho "você precisa se provar todos os dias". Já Iana Chan, fundadora da startup PrograMaria, que oferece cursos de programação para mulheres, afirmou à reportagem: "hoje, ser mulher na tecnologia é bem solitário”.

Será que um robô vai roubar seu emprego?

às 15h13 por

O ano é 2016. Carros dirigem sozinho, computadores controlam aviões e robôs são partes fundamentais da economia global. Se algum autor de ficção científica tivesse escrito uma obra com o contexto acima, não muito tempo atrás, seria visto como visionário. Ou louco. Ou as duas coisas. Acontece que essa é nossa realidade atual. Tudo isso já existe, e muito mais está por vir. Inteligências artificiais estão cada vez mais poderosas e a aprendizagem automática torna os computadores e robôs verdadeiras máquinas (ah vá!) de resolver problemas. Muitas vezes, numa velo