Na contramão de grande parte dos setores da economia brasileira, o mercado de TI apresenta bons índices de empregabilidade e muitas vagas abertas. Tantas que, segundo alguns levantamentos, sequer há profissionais o suficiente para ocupá-las, o que pode gerar em breve um cenário de escassez de talentos.
Como as empresas devem se portar nesse contexto? Há mesmo poucos profissionais ou pouco espaço para os menos experientes? E que motivos levam os talentos de TI a deixarem o Brasil? Para refletir sobre esses e outros temas, batemos um papo com Sarah Hirota, cofundadora e líder de pessoas e cultura da startup Fhinck. Dá o play e vem com a gente!
Participantes
Oferecimento: Nuvemshop
Quem ouve o Tecnocast já sabe que a Nuvemshop é o melhor lugar pra sua loja on-line. É uma plataforma que não te limita, porque com ela você pode vender inclusive pelas redes sociais.
Com a Nuvemshop, você consegue integrar a sua loja com o Facebook e o Instagram, e assim obter mais visibilidade para os seus produtos. Fora que é mais prático: você leva a sua marca pra onde as pessoas já estão.
Com esse recurso, você transforma seu conteúdo em vendas, e seus seguidores em clientes. E não custa lembrar: acessando tbnet.me/nuvemshop, você economiza 25% na primeira mensalidade da sua loja. Isso além dos 30 grátis que a Nuvemshop já te dá. Então corre lá e mostre ao mundo do que você é capaz!
Oferecimento: Whatsapp
Hoje a gente tem um recado do WhatsApp.
Você conhece alguém que não usa o WhatsApp? Eu não conheço. Nossa família tá lá, nossos amigos, de vez em quando até coisa de trabalho a gente resolve pelo WhatsApp. E por ser o lugar onde as pessoas estão, é muito comum que rolem tentativas de golpe por lá. Você já deve ter ouvido alguma história sobre isso, ou até conhece alguém que foi vítima.
E a gente às vezes acha que, por entender um pouquinho mais de tecnologia, tá imune a esses perigos. A questão é que a gente tem que ficar atento o tempo todo porque os criminosos tão sempre criando novas maneiras de enganar as pessoas.
A notícia boa é que existem alguns cuidados simples que a gente pode tomar para ficar mais seguro. Coisas que você pode usar pra sua segurança e pra alertar quem você conhece. E, por isso, que o WhatsApp nos convidou pra dar essa dica pra vocês.
Por exemplo: nunca, em hipótese nenhuma, compartilhe o seu código de ativação. Esse é aquele código que você recebe quando tem uma tentativa de login na sua conta do WhatsApp, tipo quando você troca de celular e faz um novo acesso. Se alguém tá tentando roubar a sua conta, esse código vai dar acesso a ela.
Se você receber qualquer comunicação pedindo que você informe esse código enviado pelo WhatsApp, é bem provável que estejam tentando invadir o seu perfil. Jamais compartilhe essa informação.
E não vai achando que é a coisa mais óbvia do mundo e que você nunca cairia, não. Os criminosos são muito criativos e simulam ligações do SUS, e às vezes até do próprio suporte do WhatsApp pra te induzir a informar esse código pra eles. Aí vão lá e tomam sua conta.
Então fique atento a essa dica, passe ela pros seus amigos e familiares e mostre como é simples se precaver. Afinal, todo mundo pode cair em golpes. Mas todo mundo pode evitar. Valeu pela dica, WhatsApp!
Links citados
- Apagão profissional: há vagas abertas, mas talentos estão fugindo do Brasil – Especial do Darlan Helder
- Mercado de TI tem bons salários, mas sobrecarrega funcionários, diz estudo
Créditos
- Produtor: Josué de Oliveira
- Edição e Sonorização: Ariel Liborio
- Arte da capa: Vitor Pádua