Monopólio ou mérito? A controvérsia do buscador padrão

Josué de Oliveira
Por
• Atualizado há 6 meses
Monopólio ou mérito? A controvérsia do buscador padrão (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Monopólio ou mérito? A controvérsia do buscador padrão (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Google está sendo processado pelo governo americano. A alegação central é que, ao pagar para ser o buscador padrão em dispositivos da Apple e da Samsung, e até mesmo no navegador concorrente Firefox, o Google estabelece um monopólio. A empresa se defende afirmando que é apenas o melhor produto, e que os padrões, embora importantes, não impedem a atuação de concorrentes.

Afinal, a estratégia do Google é prejudicial ao mercado e à inovação? É o que discutimos no Tecnocast de hoje. Também voltamos 25 anos no tempo para lembrar de quando outra Big Tech foi julgada por práticas anticoncorrenciais: a Microsoft. Quais são os paralelos e diferenças entre os dois casos? Para acompanhar a discussão, dá o play e vem com a gente!

Participantes

Citado no episódio

Mande seu recado

Grupos da Caixa Postal do Tecnocast:

Você pode mandar comentários (inclusive em áudio, vai que você aparece no Tecnocast?), dúvidas, críticas e sugestões. Participe!

Se preferir, você também pode se comunicar conosco pela Comunidade e através do e-mail tecnocast@tecnoblog.net.

Créditos

Assine o Tecnocast

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Josué de Oliveira

Josué de Oliveira

Produtor audiovisual

Josué de Oliveira é formado em Estudos de Mídia pela UFF. Seu interesse por podcasts vem desde a adolescência. Antes de se tornar produtor do Tecnocast, trabalhou no mercado editorial desenvolvendo livros digitais e criou o podcast Randômico, abordando temas tão variados quanto redes neurais, cartografia e plantio de batatas. Está sempre em busca de pautas que gerem conversas relevantes e divertidas.

Relacionados