O que é CMS? [Sistema de Gerenciamento de Conteúdo]

Criando sites sem a necessidade de conhecimento técnico; saiba o que é CMS, quais são as vantagens e desvantagens, e as opções gratuitas no mercado

Amanda Machado
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é CMS? [Sistema de Gerenciamento de Conteúdo]. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Ter um site funcionando bem na internet, do zero, demanda tempo, dinheiro e muito conhecimento técnico que, na maioria das vezes, as pessoas não possuem, apenas profissionais especializados na área de TI, por exemplo. Contudo, existem plataformas eficientes que facilitam esse processo de criação até mesmo para quem não sabe nada sobre o assunto. Continue a leitura e entenda melhor o que é CMS.

CMS é a sigla para Content Management System, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, que corresponde a aplicativos de software que ajudam pessoas a construir e gerenciar sites, fazer modificações e publicar conteúdos, sem a necessidade de conhecimento técnico ou codificação.

Resumidamente, um CMS é formado por duas partes:

  • CMA (Aplicativo de gerenciamento de conteúdo), que permite gerenciar e publicar conteúdos no site; e
  • CDA (Aplicativo de entrega de conteúdo), que é o back-end, ou seja, os bastidores que armazenam os conteúdos publicados e entregam para o público visitante/leitor.

Assim, os aplicativos CMS combinam esses dois pontos, lidam com todo o código e oferecem uma possibilidade mais fácil e sem exigências para a criação e manutenção de um site.

Por que é interessante investir em um CMS?

Facilidade

Como os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo não necessitam de conhecimento técnico em códigos e nem de profissionais especializados na área, eles proporcionam mais facilidade para pessoas e empresas que desejam construir seus sites com agilidade e sem burocracias.

Mesmo que algumas plataformas ofereçam personalizações por código, a criação geral de uma página em um CMS é simples.

Flexibilidade

Além da facilidade, os aplicativos CMS oferecem alta flexibilidade para os usuários, a partir da personalização fácil e das extensões que são disponibilizadas para melhorar o gerenciamento do site.

Desta forma, caso queira fazer algumas alteração ou inserir algum recurso específico, o processo pode ser feito quando desejar ou ser revertido caso não dê certo.

Baixo custo

A maioria dos aplicativos CMS oferecem planos gratuitos aos usuários e até mesmo planos pagos com preços atrativos, muito diferente de um processo de criação de site do zero, que necessita de infraestrutura e profissionais qualificados, o que, consequentemente, acaba gerando mais custos.

Pontos de atenção com os aplicativos CMS

Padrões simples

Os padrões de aplicativos CMS gratuitos tendem a ser simples e sem muitas variações, o que gera um uso em massa de layouts parecidos por várias empresas, sem nenhuma diferenciação ou originalidade.

Personalização até certo ponto

Mesmo fornecendo possibilidades de personalização, certos recursos mais complexos e completos geralmente são pagos ou necessitam de conhecimento técnico de um profissional, o que complica uma customização de acordo com o que você deseja.

Brechas na segurança

Infelizmente, como os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo são muito populares, hackers podem encontrar brechas e prejudicar a segurança do site. Para evitar isso, é preciso investir, por exemplo, em certificado de segurança de qualidade.

Aplicativos CMS gratuitos

1. WordPress

screenshot da página inicial do wordpress
O WordPress oferece plano gratuito e mais quatro tipos de planos pagos. (Imagem: Reprodução / WordPress)

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo livre, de código aberto, baseado em PHP e com banco de dados MySQL. Dedicado, principalmente, para a criação de sites e blogs, a aplicação oferece plano gratuito, assim como planos pagos para uso pessoal, freelancers, pequenas empresas e lojas online.

Link para o site.

2. Wix

screenshot da página inicial do wix
O Wix oferece mais de 500 templates em HTML. (Imagem: Reprodução / Wix)

Com mais de 500 templates em HTML, o Wix também é um CMS de criação e edição de sites que não necessita de programação ou design. A plataforma oferece temas personalizáveis, hospedagem gratuita, ferramentas de SEO e suporte. Além do plano gratuito, também conta com planos pagos divididos em pessoais e para negócios.

Link para o site.

3. Joomla!

screenshot da página inicial do joomla
O Joomla! conta com diversas opções, desde sites em geral até portais comunitários. (Imagem: Reprodução / Joomla!)

O Joomla! é um CMS também gratuito e de código aberto para publicações web, construído em estrutura de aplicativo web modelo-visualização-controlador. Além de sites em geral, o Joomla! pode ser usado para a criação de revistas e jornais online, comércio eletrônico, sites governamentais, portais comunitários e páginas pessoais.

Link para o site.

4. Drupal

screenshot da página distribuições do drupal
O Drupal é baseado nos princípios de colaboração, globalismo e inovação. (Imagem: Reprodução / Drupal)

Por último, temos o Drupal, um software CMS com código aberto e gratuito que permite a qualquer pessoa baixar, usar, trabalhar e compartilhar seus sites e aplicativos criados na plataforma, de maneira fácil e com flexibilidade. O Drupal é baseado nos princípios de colaboração, globalismo e inovação.

Link para o site.

Com informações: Hubspot, Kinsta e Weblink.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre CMS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Canal Exclusivo

Relacionados