Como controlar a exibição de conteúdo sensível no Instagram

Tutorial ensina como ajustar os filtros do Instagram para exibir menos conteúdos sensíveis no feed e na aba “Explorar”

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Publicações no feed do Instagram
Instagram tem filtro para exibição de conteúdo sensível (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um conteúdo sensível no Instagram é aquele que não viola as diretrizes da comunidade, mas que pode ser desconfortável ou impróprio para algumas pessoas. O Instagram permite ajustar o algoritmo de recomendação para ver menos conteúdos sensíveis no feed ou na aba “Explorar”.

Os conteúdos que são potencialmente sensíveis estão englobados nas diretrizes de recomendações do Instagram. Eles podem envolver tópicos como violência (pessoas brigando), nudez (pessoas com roupas transparentes) ou saúde (procedimentos cosméticos).

Quando um usuário se depara com um conteúdo delicado no Instagram, a rede social oculta essa publicação com um aviso de conteúdo sensível e deixa o usuário escolher se deseja ver ou pular. Esse ajuste é feito automaticamente pela plataforma e não pode ser retirado ou colocado pelo usuário.

A seguir, veja como ajustar seu Instagram para bloquear conteúdo sensível.

1. Acesse seu perfil no Instagram

Abra o app do Instagram no seu celular Android ou iPhone e toque na sua foto no canto inferior da tela para visualizar o seu perfil.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar o perfil usando uma seta vermelha

2. Toque no menu para acessar as configurações de privacidade

Toque no botão com três riscos horizontais no canto superior direito da tela do app para abrir o menu de configurações do Instagram. Então, toque na opção “Configurações e privacidade”.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar o menu da rede social e a área de Configuração e privacidade usando setas vermelhas

3. Selecione a opção “Sugestão de conteúdo” do Instagram

Desça a tela do app do Instagram e toque a opção “Sugestão de conteúdo” na seção “O que você vê”.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar a área Sugestão de Conteúdo usando uma seta vermelha

4. Toque em “Conteúdo Sensível”

Selecione a opção “Conteúdo Sensível” dentro da seção “Conteúdo sugerido que você pode ver”. Se for a primeira vez que você acessa a área no app, leia a explicação das diretrizes e toque no botão azul “Continuar”.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar a área Conteúdo sensível usando uma seta vermelha

5. Defina a quantidade de conteúdo sensível que deseja ver no Instagram

O Instagram tem três níveis de filtro de conteúdo sensível: Mais, Padrão e Menos. Você pode determinar a quantidade de publicações sugeridas com aviso de conteúdo sensível que serão exibidos na aba “Explorar”, no Reels e no feed da rede social. Essa configuração também é válida para o Threads.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostrando a área de controle de Conteúdo sensível

Posso bloquear todo conteúdo sensível no Instagram?

Não. O Instagram permite ajustar o nível de visualização de conteúdo sensível entre “Mais”, “Padrão” e “Menos”. Porém, todas as opções consideram a possibilidade de exibição de conteúdo marcado como sensível.

Adolescentes podem ver conteúdo sensível no Instagram?

Sim. No entanto, o Instagram afirma que perfis de pessoas menores de 16 anos só podem escolher entre as opções de ver “Menos” conteúdo sensível e “Padrão”, sendo “Menos” a escolha recomendada pela própria rede social.

Dá para bloquear outros tipos de conteúdo no Instagram?

Sim. Você pode bloquear a sugestão de posts de assuntos específicos no Instagram. A rede social deixa criar uma lista de palavras, frases ou emojis que serão ocultados nas publicações sugeridas. Entretanto, a funcionalidade não bloqueia as publicações de pessoas que você segue, mesmo que o conteúdo use palavras ou termos bloqueados.

Qual é a diferença entre conteúdo sensível e impróprio no Instagram?

O Instagram diferencia conteúdos sensíveis (que são permitidos na plataforma) de conteúdos impróprios (que são proibidos):

  • Conteúdo sensível: posts com imagens relacionadas à saúde (procedimentos médicos e cosméticos), violência (indivíduos brigando) ou nudez sugestiva (pessoas com roupas transparentes). Essas publicações são exibidas para os usuários com um aviso antes de mostrar a foto ou o vídeo;
  • Conteúdo impróprio: publicações que contêm imagens explicitamente violentas e/ou sexuais ou tragam informações falsas e enganosas (fake news). Condições que ferem as diretrizes da comunidade do Instagram. O material é excluído e a conta pode ser punida se for uma ação recorrente.

O Instagram permite “perfis +18”?

Não. O Instagram não permite perfis com conteúdo adulto. Posts com nudez explícita ou atividades sexuais são removidos por questões de segurança dos usuários no Instagram. A rede social também usa algoritmos para evitar que os conteúdos sexuais explícitos ou sugestivos sejam exibidos para pessoas menores de 16 anos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados