Microsoft prepara ferramenta para reinstalar Windows 11 pelo Windows Update

Nova opção do Windows Update baixa e reinstala o sistema operacional, sem perder apps e arquivos. Processo deve ser mais fácil e rápido.

Giovanni Santa Rosa
Por
Windows 11
Novidade já aparece na versão beta do Windows 11, mas ainda não funciona (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A Microsoft está trabalhando para criar um jeito mais fácil de reinstalar o Windows 11, usando o Windows Update, ferramenta de atualizações do sistema. Além de mais fácil, o processo promete deixar os usuários mais tranquilos, já que nenhum arquivo será perdido.

A novidade foi observada pelo site Windows Latest. Na mais recente versão beta liberada para participantes do programa Windows Insider, existe uma opção “Fix Problems using Windows Update”, ou “Conserte problemas usando o Windows Update”. Ela fica nas configurações, dentro do menu Recuperação.

Por enquanto, essa função não está ativa, e nada acontece ao clicar nela. Futuramente, ela será capaz de reinstalar a versão atual do Windows, e apps, arquivos e configurações serão preservados. Segundo o Windows Latest, a ferramenta de atualização fará o download do sistema operacional e o reinstalará em questão de minutos.

Tela de configurações do Windows 11 com opções de recuperação
Opção para reinstalar o Windows 11 usando o Windows Update já aparece nas configurações (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

O recurso está em desenvolvimento desde julho de 2023, quando foi mencionado no blog oficial do Windows e começou a ser distribuído no canal Canary do programa Windows Insider, que tem as funções mais novas (e instáveis) do sistema.

Como a opção já aparece em uma versão beta do Windows 11, deve estar mais perto de chegar para todos os usuários. O Windows Latest acredita que a ferramenta deve chegar entre fevereiro e março de 2024, com a atualização Moment 5.

Opções atuais são demoradas

Atualmente, se você precisa reinstalar o Windows 11 e não quer formatar o computador (e perder todos os seus arquivos), uma solução é fazer o chamado “in-place upgrade”.

O processo envolve baixar a imagem ISO do sistema, criar uma mídia de instalação e começar o processo de instalação, mas optar por manter aplicativos e arquivos pessoais. Tudo isso, porém, costuma ser demorado e trabalhoso, e pode deixar alguns usuários inseguros.

Também dá para restaurar o Windows 11 pela própria ferramenta do sistema operacional. Neste caso, dá para manter os arquivos, mas não os aplicativos instalados.

Com informações: Windows Latest, XDA-Developers

Receba mais sobre Windows Update na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados