Como mudar o idioma do Windows 10 Single Language

Aprenda o que é essa edição do Windows e veja como mudar o sistema de inglês para português (ou para qualquer outro idioma)

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

A maioria dos notebooks com o Windows 10 vêm de fábrica com a versão Home Single Language. Nós já explicamos aqui qual a diferença entre Windows 10 Home e Pro, mas qual o significado desse “Single Language”?

Como o nome indica, a edição do Windows que leva esse nome vem com apenas um idoma pré-carregado e que não pode ser alterado. Ao menos, não pelo método tradicional.

Alterando o idioma

O jeito mais recomendado de mudar a linguagem do Windows 10 é reinstalar o sistema. Mas calma: dá para fazer isso sem apagar todos os seus arquivos. Claro, existem outras formas mais complicadas, como esta que substitui arquivos internos do Windows, porém a chance de dar errado e você perder tudo é bem maior.

Portanto, vamos prosseguir com o jeito mais fácil e seguro — usando uma ferramenta da própria Microsoft, como já mostramos neste outro tutorial que ensina a formatar o sistema. Você vai precisar de um pen drive com no mínimo 5 GB disponível (faça backup do conteúdo dele antes de usá-lo no tutorial).

Antes de começar, entre em Configurações > Contas e faça login com a sua conta da Microsoft para não perder a licença do Windows 10 depois de reinstalar o sistema. Agora sim, vamos aos passos:

  1. Entre nesta página, clique em Baixar ferramenta agora e aguarde o download;
  2. Rode a ferramenta como administrador e selecione a opção Criar mídia de instalação;
  3. Na segunda tela, disponível acima, desmarque a opção “Usar as opções recomendadas para este computador”;
  4. Em Idioma, selecione a linguagem que você quer definir no Windows 10. Clique em Avançar;
  5. Conecte o pen drive no computador, escolha a opção Unidade flash USB e selecione o pen drive. Se você quiser, também pode salvar o arquivo *.iso e queimar em um DVD (pelo pen drive é muito mais fácil, porém);
  6. Espere… por bastante tempo. O Windows será baixado e a mídia de instalação será criada;
  7. Reinicie o computador com o dispositivo conectado e selecione o pen drive como boot. Para fazer isso, é necessário mudar a ordem na qual o Windows inicia; você precisa apertar alguma tecla como F2, F12 ou Esc logo quando a primeira tela preta aparece. Recomendamos consultar o manual da placa-mãe para ver como selecionar outro dispositivo para boot;
  8. Passe pelo instalador do Windows como preferir (lembre-se de salvar seus arquivos, caso não queira formatar o computador por completo. No final, clique em Instalar o Windows;
  9. Espere… sim, de novo. O sistema será reinstalado, mas confia que vai dar certo! 😉

Pronto! São passos bem complicados para simplesmente mudar o idioma do Windows 10, mas basta seguir as instruções com atenção que não vai parecer tão difícil.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados