A Intel vem tentando mitigar a falha de segurança Spectre em seus processadores, mas descobriu que sua correção “pode causar mais reinicializações do que o esperado e outros comportamentos imprevisíveis”. Por isso, ela pediu que os usuários deixem de aplicá-la por enquanto.
Agora, a Microsoft liberou um patch de segurança para sistemas que ficaram instáveis após a atualização de firmware da Intel.
A atualização para o Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 desativa a proteção contra uma das variantes do Spectre. Testes da Microsoft mostram que o sistema deixa de reiniciar constantemente após aplicar esse novo patch; você pode baixá-lo neste link.
Ela também liberou uma configuração de registro para dispositivos impactados: administradores de TI podem desabilitar ou habilitar manualmente as proteções para o Spectre.
A Intel diz que identificou “a raiz do problema nas plataformas Broadwell e Haswell”, e vai distribuir uma nova versão do patch quando os testes estiverem concluídos.
Os processadores Ivy Bridge, Sandy Bridge, Skylake e Kaby Lake também são afetados; a fabricante diz que está “trabalhando ativamente no desenvolvimento de soluções” para essas plataformas.
O Spectre envolve uma falha na execução especulativa, fazendo o processador vazar dados protegidos de um aplicativo — como senhas — para outro aplicativo. Ele afeta chips da Intel, AMD e ARM.