Como bloquear posts sugeridos sobre um assunto específico no Instagram

Tutorial ensina como bloquear assuntos específicos no Instagram para não ver sugestões de posts sobre tópicos indesejados, como BBB ou spoilers de filmes, por exemplo

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Logotipo do Instagram
Instagram permite bloquear posts sugeridos sobre determinado assunto (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Bloquear um assunto no Instagram é uma tentativa de parar de ver conteúdos sugeridos sobre um tópico específico. A rede social permite definir uma lista de palavras, hashtags e emojis que devem ser evitadas.

Ao construir a lista de termos bloqueados, o Instagram para de recomendar publicações que tenham aquela correspondência exata na legenda.

É importante ressaltar que:

  • O bloqueio de palavras e frases não afeta as contas que você segue;
  • Comentários com os termos bloqueados ainda são exibidos.

A função de bloquear palavras pode ser usada para restringir assuntos inteiros, mas é preciso pensar nas variações dos termos. Imagine que você queira bloquear tudo sobre o BBB, por exemplo, é importante colocar as alternativas como “Big Brother Brasil” ou até o nome dos participantes.

Outro exemplo de uso é para evitar spoilers de filmes e séries que ainda não assistiu ou tópicos desconfortáveis para manter o bem-estar no ambiente virtual.

Veja a seguir o passo a passo para bloquear assuntos no Instagram:

1. Abra seu perfil no Instagram

Abra o app do Instagram no celular e toque na sua foto no canto inferior direito da tela para acessar o seu perfil.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar o perfil

2. Toque no menu para abrir as configurações

Toque no ícone com três riscos horizontais no canto superior direito da tela para abrir o menu de configurações do Instagram. Depois, toque na opção “Configurações e privacidade”.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar o menu da rede social e a área de Configuração e privacidade

3. Acesse a opção de sugestão de conteúdo do Instagram

Role a tela do app Instagram até encontrar a opção “Sugestão de conteúdo” dentro da seção “O que você vê”.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar a área Sugestão de Conteúdo

4. Toque em “Palavras e frases específicas”

Toque na opção “Palavras e frases específicas” na seção “Conteúdo sugerido que você ocultou”.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como acessar a área Palavras e frases específicas

5. Adicione o assunto e variações que deseja bloquear no Instagram

Escreva as palavras e as variações relacionadas ao tópico que você não quer ver no Instagram. É importante separar cada palavra ou frase por vírgula. Então, toque no botão “Concluir” no canto superior direito da tela.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como adicionar palavras que devem ser bloqueadas

Posso desbloquear um assunto no Instagram?

Sim, você pode voltar atrás e desbloquear um tema no Instagram a qualquer momento. Repita caminho para bloquear um assunto e, então, selecione “Toque para ver seu classificado”. Escolha a palavra que deseja excluir e toque no ícone de lixeira para que o termo volte a ser exibido nas publicações sugeridas. Por fim, toque em “Concluir”.

Captura de tela do aplicativo do Instagram mostra como excluir palavras que foram bloqueadas

Por que um assunto bloqueado continua aparecendo no meu Instagram?

A função de bloqueio de um assunto do Instagram não oculta totalmente as palavras e hashtags do seu feed. A rede social de fotos e vídeos usa as seguintes definições para bloquear um tema:

  • O bloqueio dos temas só é aplicado em legendas e hashtags das publicações sugeridas pelo app para celulares e pelo Instagram Web.
  • Os termos e as variações devem ter uma correspondência exata para serem bloqueados. Isso também inclui as hashtags usadas para se referir a algum assunto. (Exemplo: #BBB, #BigBrotherBrasil, #EliminaçãoBBB);
  • As publicações de contas que você segue não serão ocultadas, mesmo se elas tiverem as palavras e frases bloqueadas nas legendas e hashtags;

Posso bloquear todas as sugestões de conteúdo no Instagram?

Não é possível bloquear todas as sugestões de conteúdo no Instagram de forma permanente. Mas você desativar os posts recomendados no Instagram por 30 dias. Outra dica é explorar os recursos de privacidade do Instagram para ter maior controle sobre que você vê na rede social.

Posso bloquear conteúdo sensível no Instagram?

Não é possível bloquear completamente conteúdos marcados como sensíveis na rede social de fotos e vídeos, mas você pode ajustar o filtro para ver menos conteúdo sensível no feed, no Reels e na aba “Explorar” do Instagram.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados