O que é WordPress?
Aprenda um pouco sobre o que é WordPress, o sistema gerenciador de conteúdo que mantém no ar boa parte dos sites
O WordPress é a plataforma é o maior e mais popular CMS (Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) do mundo, e é utilizado como background de em torno de 30% dos 10 milhões de sites e blog mais populares da internet, Tecnoblog incluso.
Índice
O que é WordPress?
O WordPress é um CMS, que nada mais é do que uma plataforma para publicação e gerenciamento de blogs e sites. Ele foi escrito em PHP e utiliza bancos de dados MySQL e, por ser de código aberto, é mantido pela comunidade e constantemente atualizado e aprimorado. Ele é bastante versátil, suportando a criação e administração desde um simples blog pessoal, aos sites mais complexos, como lojas digitais.
O WordPress foi lançado em 2003 por dois desenvolvedores, Matt Mullenweg e Mike Little, com base em uma antiga plataforma chamada bs/cafelog. Diferente do Blogger do Google, e de outros CMS, o Wordpress suporta customização na versão profissional, chamada WordPress.org, com a instalação de plugins, design próprios e outras ferramentas.
Graças à sua versatilidade, o WordPress.org é utilizado por uma série de blogs e sites grandes e pequenos, e por isso mesmo, exige a contratação de um servidor dedicado.
Já a versão gratuita, chamada WordPress.com e voltada a usuários finais, permite a criação de blogs simples e customização superficial, o suficiente para a elaboração de blogs padrão como os do Blogger.
O que eu posso criar com o WordPress?
Você pode criar quase qualquer tipo de site com o WordPress.
O WordPress.com é a versão mais simples, e inicialmente oferece um domínio padronizado para a criação de um blog (algo como seusite.wordpress.com).
A plataforma gratuita disponibiliza algumas opções de plugins e temas, mas nada muito elaborado, e não oferece opções de customização profunda. No geral, os blogs criados no Wordpress.com são todos muito parecidos, sendo mais indicados para publicações pessoais, como blogs particulares.
Já o WordPress.org é muito mais completo; com ele, desenvolvedores web podem trabalhar diretamente no código do CMS, e personalizar o blog ou site da maneira que acharem melhor.
Há uma quantidade enorme de plugins que podem ser adicionados, e com as ferramentas certas, é possível criar desde sites de notícias sobre tecnologia, como o Tecnoblog e o Meio Bit, a portfólios, essenciais para profissionais criativos, freelancers, artistas, fotógrafos, músicos, escritores e etc., sites de negócios, para divulgação de empreendimentos, e até mesmo lojas online, implementando certificados e plugins necessários para operações de e-commerce.
E claro, mesmo o WordPress.org permite a criação de blogs pessoais, mas com a possibilidade de deixa-lo com a cara e funções que você quiser.
Com o WordPress, as opções para a criação de um site completo são enormes, e um usuário de nível avançado pode fazer miséria com a versão completa. Claro, estes e profissionais devem entender que a contratação de um servidor é necessária, bem como operar o domínio como seria com qualquer outro CMS.
Já os usuários finais que querem uma plataforma simples e prática, encontrarão na versão gratuita do WordPress uma ferramenta perfeita para começar a escrever e publicar seus textos na internet, e quem sabe, migrar para a versão completa no futuro e expandir seus negócios.
Quais são as vantagens de usar WordPress?
Veja a seguir algumas vantagens de usar o WordPress:
- Versatilidade: o WordPress permite criar diferentes tipos de sites, como lojas virtuais e blogs, por exemplo;
- Praticidade: a interface do WordPress facilita o uso e o gerenciamento, sendo ideal para iniciantes e usuários que não têm experiência técnica na criação de sites;
- Número de plugins: por se tratar de um CMS de código aberto, o WordPress oferece uma grande quantidade de plugins e temas que permitem modificar o site a partir das suas necessidades;
- Integração: o WordPress têm fácil integraçção com ferramentas de análise, como Google Analytics, CRMs, além de plaraformas de e-commerce e redes sociais;
- Responsividade: o WordPress oferece responsividade de boa qualidade para diferentes dispositivos, como celulares, tablets e PCs.
Quais são as desvantagens de usar WordPress?
A seguir, entenda quais são as desvantagens de usar o WordPress como CMS do seu site:
- Manutenção: o WordPress exige manutenção constante para o bom funcionamento, já que a compatibilidade de plugins pode ser um problema após as atualizações do serviço.
- Dependência de plugins: apesar das funcionalidades básicas integradas, é necessário que o usuário faça a instalação de plugins para que consiga usar recursos extras no WordPress.
- Ataques de segurança: por se tratar de um CMS bastante usado no mundo, o WordPress é alvo frequente de ataques cibernéticos. Por isso, invista em tecnologia que aumente a segurança do seu site.