Como ativar a pasta trancada do Google Fotos

Saiba como ativar a pasta trancada do Google Fotos; o recurso oculta imagens e vídeos sensíveis para manter sua privacidade

Wagner Pedro
Por

A pasta trancada é um recurso de privacidade do Google Fotos. Habilitando a opção, os usuários conseguem ocultar imagens e vídeos sensíveis para evitar que outras pessoas tenham acesso a esses conteúdos. Abaixo, vou te mostrar como ativar a pasta trancada em poucos minutos.

Google Fotos (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Fotos (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Tempo necessário: 2 minutos.

A pasta trancada funciona como uma espécie de cofre. Isso significa que, além dos arquivos “sumirem” da grade padrão, eles não poderão ser encontrados por apps de terceiros e, se estiverem em backup, serão removidos automaticamente. Caso desinstale o Google Fotos, os conteúdos também serão excluídos.

Para acessar a ferramenta, o usuário precisa inserir a senha de desbloqueio ou a digital configurada no celular, garantindo mais segurança na hora de verificar as fotos e vídeos armazenados. O recurso está disponível para todos, mas se ele não aparecer no seu aplicativo, recomendo que o atualize para a versão mais recente.

Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como ativar a pasta trancada do Google Fotos:

  1. Acesse as opções da biblioteca:

    Abra o Google Fotos e toque em “Biblioteca” no canto inferior direito;

  2. Entre no menu de gerenciamento:

    Toque no botão “Gerenciamento” no canto superior direito para exibir as opções;

  3. Configure a pasta:

    No card “Organização”, toque em “Primeiros passos” para configurar a pasta;

  4. Finalize a configuração:

    O aplicativo vai mostrar as funções oferecidas pelo recurso. Toque em “Configurar” e depois insira a senha de desbloqueio ou a digital;

  5. Adicione arquivos na pasta trancada:

    Toque no botão “Mover itens”, escolha quais fotos/vídeos serão adicionados e depois toque em “Mover” no canto superior direito para finalizar.

Caso queira remover os arquivos da pasta, basta ir em “Biblioteca > Gerenciamento > Pasta trancada”. Após inserir a senha ou a digital cadastrada, toque e segure no item desejado e depois selecione “Mover” no canto inferior esquerdo.

Pronto, agora você já sabe como ativar a pasta trancada do Google Fotos. Fazendo isso, é possível ocultar imagens e vídeos sensíveis para manter sua privacidade quando for preciso entregar seu celular nas mãos de outra pessoa.

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone.

Relacionados

Relacionados