Mac e Windows utilizam sistemas de arquivos próprios, o que ocasiona incompatibilidades quando precisamos acessar arquivos de um computador no outro. O Windows, por exemplo, não reconhece drivers formatados como APFS sem a ajuda de programas de terceiros. Para resolver esse problema, você pode converter um drive APFS em NTFS. Saiba como fazer.
Antes de qualquer coisa, é recomendável fazer um backup dos arquivos do drive que será convertido.
No Mac, basta copiá-los para outro dispositivo, de preferência em um que esteja formatado como exFAT ou FAT32, pois são aceitos tanto no Windows quanto no macOS.
No Windows, você pode utilizar o programa HFSExplorer, que faz com o que o sistema operacional da Microsoft acesse arquivos de drives APFS.
Convertendo um drive APFS em NTFS no Windows
Apesar do Windows não ler ou escrever arquivos em drives APFS, com o Gerenciamento de disco é possível convertê-lo para NTFS.
Abra o menu Iniciar, pesquise por “disco” e clique em “Criar e formatar partições do disco rígido”;
Na lista de drives do Gerenciamento de disco, localize a unidade APFS;
Caso a unidade tenha uma partição do tipo EFI, anote o número do disco e siga os passos abaixo. Se não, pule para o passo 9;
Aperte a tecla Windows+R, digite “cmd” e aperte CTRL+Shift+Enter para abrir o Prompt de Comando como Administrador;
Digite “diskpart” e aperte Enter;
Digite “list disk” para exibir a lista de discos;
Digite “select disk #” substituindo # pelo número do disco APFS;
Digite “clean” e aperte Enter. Esse comando apagará todos os arquivos e partições do disco;
Se a unidade não tiver uma partição protegida do tipo EFI, ainda no Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito no volume e escolha “Excluir volume”.
Com o drive “zerado”, ele estará pronto para ser convertido de APFS em NTFS.
Formatando como NTFS
Abra o Gerenciamento de Disco;
Identifique a unidade a ser formatada. Ela estará como espaço “Não alocado”;
Clique com o botão direito nela, escolha “Inicializar disco” (se essa opção não estiver disponível, pule para o passo 5);
Escolha o formato de tabela entre MBR e GPT (MBR é compatível com versões mais antigas do Windows, GPT é recomendado para as mais modernas) e clique em “OK”;
Ainda no Gerenciamento de Discos, clique com o botão direito em “Não alocado”, escolha “Novo volume simples…” e siga as orientações. Não se esqueça de selecionar “NTFS” em sistema de arquivos.
O dispositivo será formatado e convertido de APFS para NTFS, podendo ser utilizado para guardar arquivos ou para uma instalação completa do Windows.