Tecnoblog
Razão Social Philco Eletrônicos S.A.
Fundação 1 janeiro, 1892
Filadélfia, Estados Unidos
Website Oficial philco.com.br

Philco

A Philco é uma marca de eletrônicos e eletrodomésticos fundada em 1892, nos Estados Unidos. Mas, originalmente, era uma fabricante de lâmpadas de filamento de carbono.

Muito antes da invenção do LED, lâmpadas de filamentos de carbono era o que havia de mais moderno em iluminação desde 1879. Nesse contexto, surgiu a Spencer Company, a empresa de Frank Marr e Thomas Spencer, que deu origem à atual Philco.

Entretanto, os negócios no segmento não deram certo por muito tempo, já que menos de 15 anos após a sua fundação, a Spencer Company mudou de nome e de mercado. Foi assim que se tornou Philadelphia Storage Battery Company (Philco), começando a fabricar rádios pouco tempo depois.

Em 1925, foi lançada a linha de rádios Catedral, responsável por popularizar a marca. Até o final da década, a Philco já havia produzido quase cem mil unidades da linha e dava início à sua entrada nos segmentos de geladeiras e refrigeradores.

O próximo destaque veio durante os anos 50, com os televisores — lançados de forma pioneira no Brasil. Além disso, também foi nessa década que os engenheiros da empresa inventaram o primeiro transistor de alta frequência, feito que auxiliou na evolução dos computadores da época.

Nos anos 60, a Philco participou da chegada do homem à lua após ser escolhida para desenvolver centro de controle do novo Centro Espacial Tripulado em Houston. E nas décadas que seguintes, mesmo com a expansão do portfólio, os televisores continuaram sendo seu carro-chefe.

Desde sua fundação, a Philco foi vendida e comprada por diversas empresas, sendo que sua proprietária varia conforme o país. No caso do Brasil, a atual responsável pelos produtos da marca é a empresa Britânia, que adquiriu seus direitos de uso em 2007, pelo valor de R$ 22 milhões.

Continue lendo »

Tudo sobre Philco

Temas relacionados