Philco lança notebook PNB14 com Intel Celeron que não roda Windows 11

Philco PNB14 é um notebook de entrada com tela de 14,1" full HD, mas chip Intel Celeron e Windows 10 como sistema operacional

Emerson Alecrim
Por
Notebook Philco PNB14 (imagem: divulgação/Philco)

Se você pesquisar por notebooks baratos — ou “menos caros” —, terá boas chances de se deparar com o Philco PNB14. O modelo, anunciado nesta terça-feira (14), chega com preço oficial de R$ 2.699,90. Por esse valor, você leva para casa um laptop equipado com chip Intel Celeron e sistema operacional Windows 10. E o Windows 11? Então…

No evento de lançamento, a própria Philco destacou, sem demora, que a novidade é um notebook de entrada. Pudera. As especificações técnicas tornariam infrutífero qualquer esforço para ocultar essa informação. Nelas, encontramos 4 GB de RAM soldados à placa-mãe (e sem capacidade de expansão) e eMMC de 128 GB para armazenamento (com expansão via SSD de até 1 TB).

A memória RAM é do tipo DDR3. Já o processador do modelo é o Celeron N3350, um chip anunciado pela Intel em 2016. Com essas características, parece que o notebook presta uma homenagem ao passado.

Aliás, é por causa desse processador que o Philco PNB14 não sai de fábrica com o Windows 11. O chip, por ser antigo, simplesmente não é suportado pelo sistema operacional mais recente da Microsoft.

Não seria o caso de lançar o notebook com um processador mais atual? Pela lógica, sim. Mas a própria empresa reconheceu que, se fizesse isso, o Philco PNB14 chegaria ao mercado com um preço maior.

É verdade que os preços de notebooks no Brasil estão nas alturas (os preços de qualquer produto, na verdade), detalhe que faz essa abordagem ter algum sentido. Por outro lado, soa proibitivo desembolsar R$ 2.700 por um laptop que, por falta de fôlego, só vai dar conta de tarefas básicas — e olhe lá.

Pelo menos o Philco PNB14 conta com um ponto forte: a tela. O componente tem 14,1 polegadas de tamanho, é do tipo IPS LCD e vem com resolução full HD, um alívio se levarmos em conta que notebooks de entrada costumam ter tela HD.

Ainda de acordo com a Philco, o laptop tem uma bateria de 5.000 mAh que proporciona duração média de cinco horas. Para a categoria do modelo, está bom tamanho.

Ainda que sem entrar em detalhes, a empresa mencionou planos de lançar notebooks com outras configurações em 2022. Fica a expectativa de que esses modelos tenham hardware mais atual — e sejam compatíveis com o Windows 11.

Notebook Philco PNB14 (imagem: divulgação/Philco)
Notebook Philco PNB14 (imagem: divulgação/Philco)

Philco PNB14 — ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 14,1 polegadas, full HD
  • Processador: dual-core Intel Celeron N3350
  • RAM: 4 GB de DDR3 (não expansível)
  • Armazenamento: eMMC de 128 GB (expansível via SSD M.2)
  • Bateria: 5.000 mAh (duração média de cinco horas)
  • Sistema operacional: Windows 10
  • Conectividade: USB 3.0 (2), mini-HDMI (1), fones de ouvido (1), Bluetooth 4.0, Wi-Fi
  • Outros: webcam de 0,3 MP, dois alto-falantes de 1 W, teclado ABNT2
  • Dimensões: 25 x 33,5 x 21,9 cm
  • Peso: 1,3 kg

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados