Talvez você não soubesse disso, mas boa parte da tabela periódica está presente no seu celular. Obter toda essa matéria-prima só é possível graças a uma complexa cadeia global, que impressiona por seu tamanho e alcance. Mas essa indústria também conta com uma série de aspectos um tanto problemáticos, dos quais a maior parte do público não está ciente.
No episódio de hoje, olhamos para os elementos que constituem o aparelho que nos acompanha o tempo todo. De onde vem o cobalto em nossos celulares e por que isso importa? E como a produção de smartphones pode contribuir para a degradação do meio ambiente? Pra entender essas e outras questões, dá o play e vem com a gente!
Participantes
Oferecimento: Intelbras
Todo mundo gosta de tirar aquele tempinho pra sossegar em casa. Ver um filme, uma série, ouvir uma música… Agora imagina fazer essas coisas na sua casa sem nem precisar levantar do sofá.
Em uma casa casa inteligente, isso é possível. É só ver as soluções de Lar e Entretenimento que a Intelbras oferece. Com o smart speaker da linha IZY, por exemplo, você tem controle total sobre o ambiente onde você está.
Dá pra controlar a iluminação, o ar-condicionado, e a até sua TV, é claro. Tudo por comando de voz ou em um único aplicativo. Você só relaxa e curte o que a tecnologia te proporciona.
Se essa comodidade te deixou interessado, acesse o site da Intelbras e conheça mais sobre o que uma casa inteligente pode oferecer para você.
Leia | O que é lixo eletrônico?
Links citados
- Thread do Rodrigo da Silva sobre produção de celulares
- Robô da Apple desmonta até 200 iPhones por hora para reciclagem
Créditos
- Produtor: Josué de Oliveira
- Edição e Sonorização: Ariel Liborio
- Arte da capa: Vitor Pádua