HyperX QuadCast S – Versátil e com som de alta qualidade

Segunda geração do microfone voltado para produção de conteúdo online agora tem conector USB-C e RGB

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 11 meses
HyperX QuadCast S (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

O QuadCast S é a segunda geração do microfone da HyperX com claro foco na produção de conteúdo online, como streamings e podcasts. Tirando a customização do RGB, cor diferente dos elásticos do shock mount e conector USB tipo-C, novidades deste modelo, o acessório é muito semelhante ao seu antecessor. Visualmente, é quase idêntico. Mesmo com som de qualidade, será que vale investir R$1599,90 nele? Confira, a seguir.

Análise do HyperX QuadCast S em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente de tecnologia que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises de produtos são opinativas e não possuem nenhuma intenção publicitária. Por isso, sempre destacamos de forma transparente os pontos positivos e negativos de cada produto.

Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou ao Tecnoblog para produzir este conteúdo. Nossos reviews não são revisados nem aprovados por agentes externos. O HyperX QuadCast S foi fornecido pela HyperX por doação. O produto será usado em conteúdos futuros e não será devolvido à empresa.

Visual e design

As dimensões do QuadCast S são as mesmas do microfone da primeira geração e, visualmente, a primeira diferença notável é a cor do elástico no suporte antivibração (shock mount), que saiu do vermelho para o cinza. A escolha pode ter sido feita para tornar o visual mais neutro, já que é possível customizar as luzes de várias maneiras e o vermelho, do elástico anterior, talvez não combinasse.

hyperx-quadcast-s
HyperX QuadCast S (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

A estrutura do shock mount, que já vem acoplado ao QuadCast S (não é preciso montá-lo), além de prevenir possíveis ruídos de batidas acidentais, também permite ajustar o microfone em outros tipos de suporte (um adaptador de montagem vem junto na caixa), como aquelas hastes de mesa. Assim fica simples posicionar o mic da melhor maneira para você.

O microfone da HyperX também traz um pequeno suporte metálico bem firme para manter o acessório “em pé” na mesa, mas particularmente prefiro fixá-lo na haste articulada que eu já tinha. Mas tudo vai de acordo com a sua necessidade e/ou espaço disponível.

Na caixa, você também encontra um cabo USB-A/USB-C, de fio trançado, com 3 metros de comprimento e um adaptador de montagem (compatível com tamanhos de fio de 3/8 pol. e 5/8 pol.), como dito antes, que se encaixa bem na maioria dos suportes e hastes de microfones do tipo boom.

Conectores, compatibilidade e customização

Na parte posterior à logo da HyperX, na base do produto, e acima do novo conector micro USB-C (no modelo anterior era um micro USB) há também uma saída padrão de 3,5 mm para fone de ouvido.

hyperx-quadcast-s
HyperX QuadCast S (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

Caso esteja usando esse microfone no PC, é provável que opte por conectar um headphone na própria USB da sua máquina, mas o interessante de usar um fone diretamente no QuadCast S é monitorar a transmissão do som em tempo real. Isso pode ser útil para streamings e chamadas em vídeo.

Ainda na parte posterior do acessório, você encontra um botão de padrão polar que te permitirá escolher a direção da captação do som (falarei mais sobre isso adiante). Esse botão é, inclusive, idêntico ao do primeiro QuadCast e com a mesma funcionalidade.

É possível usar o HyperX QuadCast S no PC, Mac e PlayStation 4. Para isso, basta usar o cabo USB-A/USB-C para ligar o microfone à alguma entrada USB do computador ou do console da Sony. No manual do produto, não há menção sobre o Xbox One. Como não tenho o console da Microsoft, infelizmente não pude testar essa possível compatibilidade.

Sobre a configuração do RGB do acessório – que tem duas zonas de personalização, toda customização é feita por meio do software gratuito Ngenuity, da HyperX. É necessário plugar o microfone no computador para isso. O programa continua nada intuitivo e ainda precisa de muitos ajustes, mas ao menos no caso QuadCast S você não vai passar tanto sufoco para colocar as luzes na cor que quiser.

Versátil para diferentes modos de uso

hyperx-quadcast-s
HyperX QuadCast S (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

A versatilidade do QuadCast S, assim como seu antecessor, começa com a facilidade em ligar e desligar o microfone com um leve toque no meio da parte superior do acessório. Isso facilita muito a vida de streamers que precisam “mutar” o áudio rapidamente por qualquer motivo, ou mesmo durante reuniões. Não é mais preciso caçar o botão de “silenciar” em apps de videoconferências, por exemplo.

Além disso, há quatro formas de adaptar o microfone às suas necessidades usando o botão de padrão polar (é necessário girá-lo para os lados para fazer as trocas), como mencionado anteriormente. Os modos possíveis são:

  • Estéreo: capta o som através de três eixos diferentes, começando pela frente do microfone (onde fica a logo da fabricante) e suas laterais. A parte posterior não recebe áudio;
  • Omnidirecional: o som é captado em todas as direções. Interessante para gravar reuniões com pessoas em torno de uma mesa, por exemplo;
  • Cardioide: capta unicamente o som vindo da parte frontal do microfone. Este é o modo mais indicado para streamers, chats durante gameplays, videoconferências e quem grava podcast sozinho;
  • Bidirecional: capta os áudios frontal e posterior do microfone. Modo interessante para conversar com uma segunda pessoa, colocando o QuadCast S entre os dois indivíduos.
hyperx-quadcast-s
HyperX QuadCast S (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

Na base do produto é possível notar também cinco bolinhas de tamanhos diferentes, assim como no modelo anterior. Rotacionando esta base, você controla o ganho de som para mais ou para menos.

O interessante desse recurso é permitir que o usuário possa, por exemplo, posicionar o microfone na mesa do computador, encostar-se na cadeira e aumentar o ganho para falar num tom normal e, mesmo assim, captar o áudio de forma clara. Se estiver com o rosto mais próximo do mic, você pode reduzir esse ganho para o som não “estourar” muito.

O QuadCast S tem certificação de qualidade com o TeamSpeak, Discord, Skype, Open Broadcast Software (OBS) e XSplit. Testei o microfone em quase todos estes softwares (tirando o XSplit) e realmente a qualidade do som obtido foi muito boa, a voz fica bem nítida e quase sem ruídos. Funciona bem também com o Streamlabs OBS.

Conclusão

hyperx-quadcast-s
HyperX QuadCast S (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

O HyperX QuadCast S é quase o mesmo microfone do primeiro modelo, com alguns upgrades. A evolução, caso encare dessa forma, fica mesmo para a saída USB-C, um detalhe na cor dos elásticos e a adição de luzes customizáveis, ao invés do vermelho fixo do antecessor. Fora isso, é exatamente o mesmo acessório.

A qualidade sonora continua excelente, com quase zero ruídos, e entrega gravações de alta qualidade tanto para streamings, videoconferências e podcasts. O botão para ajuste de polaridade é um grande aliado para personalizar seu estilo de gravação, assim como o controlador de ganho. O adaptador de montagem também possibilita muita versatilidade para o uso em hastes e suportes diferentes.

Se vale o preço sugerido pela fabricante de R$1599,90? Bom, isso vai muito da sua disposição financeira em comprar um produto como este ou da sua urgência. Ele é sim de qualidade e não tive problemas durante o seu manuseio. Mas se aceita uma sugestão, acredito que valha a pena buscar por promoções, ou períodos promocionais do ano (como a Black Friday) para tentar uma oferta de preço melhor.

HyperX QuadCast S – Especificações Técnicas

MICROFONE 
Consumo de energia5 V 220 mA (luz branca)
Amostra/bit rate48 kHz / 16 bits
ElementoMicrofone condensador Electret
Tipo de condensadorTrês condensadores de 14 mm
Padrões polaresEstéreo, omnidirecional, cardioide, bidirecional
Frequência de resposta20 Hz – 20 kHz
Sensibilidade-36 dB (1 V/Pa a 1 kHz)
Comprimento do cabo3 metros
PesoMicrofone: 254 g
Shock mount e suporte: 360 g
Total com cabo USB: 710 g
IluminaçãoRGB (16.777.216 cores)
Efeitos de luz2 zonas
Tipo de conexãoUSB-C para USB-A
SAÍDA PARA FONE DE OUVIDO 
Impedância32 Oh
Frequência de resposta20 Hz – 20 kHz
Potência máxima7 mW
THD≤ 0.05% (1 kHz / 0 dBFS)
SNR≥ 90 dB (1 kHZ, RL=∞)

Receba mais sobre RGB na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados