Disneyland Adventures: a magia do mundo de Disney sem sair de casa

Review do jogo "Kinect Disneyland Adventures" para Xbox 360 com Kinect

Trevis Bonifácio
Por
• Atualizado há 2 semanas

Preciso admitir: quando era pequeno eu sempre sonhei em conhecer a “Disneylândia”. Kinect Disneyland Advetures traz a todos os donos de Kinect a possibilidade de explorar o famoso parque, conhecer alguns personagens clássicos e brincar nas atrações virtuais presentes naquela terra de magia.

Uma ideia interessante para quem jamais pôde visitar o parque na vida real, mas será que ele cumpre o que promete? Veja nosso review e tire suas conclusões.

Título: Kinect Disneyland Adventures
Plataforma: Xbox 360 (com Kinect)
Produção: Frontier Dev.
Lançamento: 15/11/2011 (Europa); 17/11/2011 (Brasil)
Preço: R$ 99 (sugerido)

A primeira coisa a se ter em mente ao analisar Disneyland Adventures é que estamos falando de um jogo destinado à família, principalmente os pequenos. O jogo pode ser dividido em duas partes, uma em que você explora o parque, interage com personagens e todas as suas atrações; e a outra onde você viaja pelos mundos encantados da Disney através de mini-games.

Explorando o parque

Esse é o modo de jogo no qual dá pra andar pelo parque, interagir com seus personagens favoritos e encontrar as atrações. Os gráficos não são impressionantes, mas também não deixam a desejar. Todas as construções parecem bem detalhadas, mas como nunca estive na Disneyland, não posso dizer o quão fiel ao lugar é a representação. Pra mim a experiência foi satisfatória.

Todas as “propriedades” da Disney foram incluídas no jogo e entre eles é possível interagir com personagens clássicos como Woody, Mickey ou Peter Pan. (Pode falar com o Capitão Gancho, se você for do contra.)

“Bem-vindo à Disneylândia, amiguinho!” (ele não diz isso, mas ok)

O modo exploração não consiste apenas em caminhar pelo parque. Alguns personagens estarão pedindo para que você faça favores o tempo todo, e isso ajuda a conhecer todas as áreas dali. Algumas dessas quests consistem simplesmente em caminhar de um personagem até o outro, levando recados, em outras você deve encontrar objetos espalhados ou coletar autógrafos para alguém. Nenhuma é realmente complexa ou difícil, e elas se tornam repetitivas depois de pouco tempo.

Os controles — como é estranho falar de controles em um jogo para Kinect! — para a movimentação nesse modo são pouco intuitivos: você deve manter um braço levantado para frente e seu personagem caminha para frente. Aponte para os lados e você fará curvas para seguir suas orientações. Muitas vezes acabei trombando com paredes por não conseguir me locomover direito pelo parque, mas não posso culpar o jogo pela minha falta de coordenação motora.

O sistema que te guia entre uma quest e outra às vezes se confunde, ou te manda passar por lugares de difícil navegação. Há como acessar o mapa pelo menu e se transportar instantaneamente para outras áreas do parque caso esteja muito distante do ponto que deseja visitar.

O jogo contém legendas em português, mas por algum motivo desconhecido algumas vezes elas simplesmente desapareciam. Se a pessoa que estiver jogando souber falar inglês ou for grande o bastante para acompanhar as legendas, não verá problemas nos diálogos e tutoriais do modo história, mas se for uma criança menor, talvez precise de um pouco de ajuda. No geral é divertido caminhar pelo parque, mas as atrações é que são o charme do jogo.

Em guarda!

Atrações e personagens

Enquanto o modo de exploração permite que você caminhe livremente pelo parque, observando as construções, paisagens e brinquedos, as atrações do parque consistem em diversas aventuras mágicas, divididas em mini games e desafios.

E são nessas aventuras é que fica a parte mais divertida de Kinect Disneyland Adventures. Após encontrar a entrada de uma atração no modo exploração, você será enviado para um universo de fantasia, onde viverá aventuras ao lado de algum personagem da Disney.

Nas atrações há uma grande variedade de atividades. Em dado momento você está voando ao lado de Sininho pelos céus de Londres, desviando de prédios e coletando moedas, para logo em seguida estar na Terra do Nunca, lutando junto a Peter Pan para derrotar o Capitão Gancho. Os mini-games são aventuras intuitivas e bastante divertidas: abrir os braços e voar com o Kinect se torna muito fácil e os gráficos realmente me impressionaram.

Em outra atração, você se verá esquiando em uma montanha, desviando de árvores e sendo atacado pelo abominável homem das neves até se envolver em uma batalha de bolas de neve para salvar a vida do Pateta. Tudo isso é apresentado ao jogador através de animações e diálogos. Novamente, apenas legendas em português, o que dificulta um pouco o entendimento para a criançada brasileira. Nada que atrapalhe o jogo de verdade, mas pode prejudicar parte da experiência.

A maior parte dos clássicos está presente em Kinect Disneyland Adventures, e há uma variedade gigantesca de mini-games envolvendo os personagens. Cada um do seu modo, com arte estilizada de acordo com a franquia. Até mesmo um passeio num pula-pula junto ao Tigrão fica bastante divertido. E acho o único meio de me voar amarrado a um balão deve ser acompanhado do Pooh.

“O bom é que tem menos fila que no original.”

Kinect Disneyland Adventures é um jogo destinado a crianças. Para minhas primas (6 e 8 anos), a magia esteve mais presente do que nos momentos em que testei o jogo sozinho. Embora eu tenha apreciado o jogo da minha forma, elas se divertiram muito mais.

Veredito

Para os crescidos é uma boa opção para passar um tempo perto de seus filhos, sobrinhos ou primos mais novos, já que o jogo possui uma opção para jogar cooperativamente em duas pessoas. A quantidade absurda de mini-games, bônus para habilitar e a possibilidade de explorar um parque temático da Disney diferenciam Disneyland Adventures de outros títulos do Kinect. Mesmo sendo destinado a famílias — nada de modos de competição entre os jogadores —, consegue ser divertido o bastante para passar uns dias brincando.

Quem optar por jogar o game todo em inglês, terá como utilizar comandos de voz para navegar pelos menus do jogo. Infelizmente essa opção estará desabilitada para usuários que escolherem pelas legendas em PT-BR.

Conforme o Tecnoblog antecipou, Disneyland Kinect Adventures chega ao Brasil por R$ 99.

Receba mais sobre Kinect Disneyland Adventures na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Trevis Bonifácio

Trevis Bonifácio

Ex-redator

Trevis Bonifácio é formado em Tecnologia da Informação e apaixonado por game design. Cobriu diversos lançamentos no mundo dos jogos entre 2011 e 2015, período em que fez parte da equipe do Tecnoblog. Atua hoje como desenvolvedor de jogos para diferentes plataformas como Windows, macOS, Android e iOS.

Relacionados