Início » Computador e PC » Apple manda você se virar caso seu Mac seja infectado

Apple manda você se virar caso seu Mac seja infectado

Por
3 anos atrás

Há algum tempo um malware começou a atacar especificamente um sistema não muito usado mundialmente. Ao invés de mirar no Windows, essa ameaça ataca usuários de Mac OS X. Chamado de Mac Defender (com variante Mac Security), o malware precisa ser baixado e instalado voluntariamente pelo usuário antes que ele ofereça qualquer tipo de ameaça ao computador dele. E hoje foi revelado que esse é um dos motivos pelo qual a Apple não vai ajudar diretamente tais usuários.

O site ZDNet teve acesso a um dos artigos usados como guia para funcionários do setor de suporte da Apple. O guia fala como o funcionário deve agir caso um usuário de Mac tenha sido infectado pelo malware: não desinstalar nada.

O máximo que o suporte pode oferecer é direcionar o usuário a artigos indicando o que é esse tipo de ameaça, mas nenhum deles está autorizado a removê-lo ou a sequer confirmar se o computador foi infectado ou não. Além disso, o guia também diz que os funcionários de suporte não podem escalar o pedido para outro nível de suporte e nem enviar os usuários para uma loja física da Apple, pois nenhum dos funcionários da loja está autorizado a prestar suporte nesses casos.

Apesar de parecer uma política meio estranha essa de ‘não limpamos a sua sujeira’, eu entendo o porquê da Apple não querer ajudar usuários infectados. Se eles foram ingênuos o bastante para se contaminar, eles devem aprender a se limpar também. Ainda assim, uma política dessa soa bastante arrogante para uma empresa de tecnologia, principalmente porque diversas outras oferecem suporte, pago ou gratuito, para o mesmo tipo de problema.

Mas ei, quando o CEO da empresa é Steve Jobs, você meio que espera um pouco de arrogância ser passada nas atitudes, certo?

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha