Início » Celular e tablet » Nokia Lumia 710: Windows em ação no celular (vídeo)

Nokia Lumia 710: Windows em ação no celular (vídeo)

Por
3 anos atrás

falei aqui do Nokia Lumia 800, o grande lançamento da empresa finlandesa durante a Nokia World – evento que aconteceu em 26 e 27 de outubro em Londres. Agora chegou a hora de falar um pouco mais sobre o Nokia Lumia 710. Por assim dizer, o Lumia 710 figura como o primo mais humilde do aparelho top de linha da Nokia para o mercado de Windows Phone. Eu uso “humilde” porque ele é mais simples, mas não chega a ser pobre.

Logo que os produtos foram anunciados na terça-feira, o Lumia 710 foi o que chamou a atenção. Sim, o Lumia 800 tem câmera de 8 megapixels com lentes de alta qualidade da Carl Zeiss, o que com certeza atrai a atenção de muitos consumidores. Mas o Lumia 710, com sua câmera de apenas 5 megapixels, pode muito bem atender as necessidades de clientes menos exigentes.

Assista abaixo ao vídeo que eu gravei mostrando o Lumia 710 em funcionamento. Agradeço à Aura López, jornalista do Grupo Expansión no México, por contribuir um pouquinho com o vídeo. Sim, temos inglês, português e espanhol se misturando, mas eu espero que você entenda o que a gente diz.

O Windows Phone 7.5 roda redondo no Lumia 710. Não há engasgos nem demoras nos aparelhos crus que a Nokia liberou para a gente brincar durante a conferência Nokia World. Além disso, temos o Nokia Drive e o Nokia Music, apps exclusivos da empresa para WP7 cujo funcionamento você pode julgar por si mesmo depois de ver o vídeo.

Algo me faz crer que o Lumia 710 será o competidor dos aparelhos Android no Brasil: o preço. Na Europa ele terá o preço sugerido de 270 euros, mais ou menos R$ 650 na conversão que desconsidera os impostos. A cifra se refere ao modelo desbloqueado e sem subsídios, que costumam fazer cair ainda mais o valor cobrado ao fim da compra.

Essa situação fica ainda melhor depois que o presidente da Nokia Brasil, Almir Narcizo, deu a notícia de que o Lumia 710 será fabricado nas instalações da Nokia em Manaus, com direito a benefícios que devem reduzir ainda mais o preço do produto. Quando ele vai chegar na terrinha? A companhia não divulga; aparentemente nem eles têm uma data certa para isso. Tudo que sei é que podemos esperar os Windows Phones da Nokia para o primeiro trimestre do ano que vem.

Minha grande crítica com relação ao Lumia 710 diz respeito à sua memória interna. São somente 8 GB de espaço, e não existe slot microSD para expandir a capacidade. Ou seja, o usuário estará para sempre limitado a essa pequena quantidade de armazenamento. A companhia diz que o SkyDrive do Windows Phone está disponível como repositório de arquivos no qual 25 GB são garantidos gratuitamente. Para mim isso não é desculpa. O usuário tem o direito de decidir o quanto de armazenamento quer ter no seu dispositivo. Se não pretende liberar slots microSD, a Nokia deveria oferecer os Lumia com opções distintas de memória interna.

O Tecnoblog acompanha o Nokia World em Londres a convite da Nokia.

  • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

    Essa estória de não ter cartão SD é jogada de marketing pra fazer o skydrive crescer, o problema é que em terras tupiniquins não temos infra suficiente para brincar de nuvem.

    • Guilherme macedo

      Realmente, brincar na nuvem com a atual infra de 3G do Brasil não é lá das melhores experiências….
      Mas dependendo do uso 8GB é espaço mais do que suficiente. Eu tenho um iPod Touch de 8G abarrotado de Apps e ainda tem espaço de sobra.
      Mas ainda vou ver se pego o N9.

      • Gaba

        Eu não preciso de mais de 8GB no meu celular… quem precisa mais do que isso são pessoas que acham que celular é um PC Desktop…

      • Gaba

        Não queria responder aqui… foi mal!

      • Dora

        Fala sério … 8 GB é muito pouco! Para pessoas apegadas às suas músicas então, rs … Tenho um mp4 de 8 GB e já está lotado, agora preciso apagar músicas quando quero colocar outras. Imagina música mais Apps!
        Porquê fazem isso? Ao invés de facilitarem as coisa parece que eles gostam de complicar.

        • http://twitter.com/tarlanbrunet @tarlanbrunet

          Tcha P@#$@ 8GB só de músicas??? Mermão! E tu passa o dia tdo ouvindo éa? kkkkkkkkk

          • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

            Depende da qualidade das músicas. 8GB de funk em mp3 de 32kbps dá pra ouvir o ano inteiro, mas se for 8GB de músicas em m4a de 320kbps, não é tanto assim…

      • Vinícius

        Igualmen,te quando eu tinha um iPod de 8gb, eu tinha mais de 60 apps (que não usava 1/3 deles) e minha biblioteca completa de músicas (não tenho muitas, acho que uns 3 gb) e sobrava bastante espaço!!

      • http://www.joomlastudio.com.br Turdin

        Aqui no meu aparelho 25gb é só musica, aonde que isso, 8gb de demais só se for POUCO DEMAIS.

        Não vai dar pra nada esse armazenamento…

      • http://www.brunogdb.blogspot.com @brunogdb

        Se 32GB no meu iPhone é questão de boas gargalhadas, quem dirá 8GB.

  • filiperokr

    eu vou comprar!

  • http://@leandroblima Leandro

    Considerando o único ponto negativo real do aparelho como o espaço pifio de 8gb (que se forem espertos,mudam antes do lançamento ;p), acredito que vai vender igual água aqui no Brasil, se o preço vier bom. Povo aqui curte Nokia E Windows – são nomes que tão na boca do povo. Deve custar menos que androids médios até. Não acho que pro usuário padrão os 8gb de espaço serao um problema tão grande, pq tem o status de se ter um smartphone e tal,que as vezes conta mais que os features do aparelho ;p

  • Rogério

    Claro que ter a opção de expandir o espaço de armazenamento é bom, mas ficar preso aos 8 GB não é impeditivo para mim. Acho que é espaço suficiente para uma boa experiência de uso do smartphone.

  • http://twitter.com/Ntnn @Ntnn

    O sistema é muito bonito e pareceu bem ágil. Mas tenho medos de tudo q vem da Microsoft. Eu nao compraria assim no lançamento não.

    • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

      E usa windows por que?

      • http://twitter.com/Ntnn @Ntnn

        Falta de opção. Sem grana pra ter Mac. Eu até uso o Ubuntu mas às vezes tenho q logar o ruWindows pra usar um programa ou outro.

      • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

        Temos wine, VirtualBox e muitos outros que resolvem facilmente esse problema.
        App do Windows não é mais desculpa, e se você quiser ir para o lado negro da força, faz um hackintosh ai.

    • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

      Tenho Xbox 360 Slim e não tenho o que reclamar dele.

  • http://twitter.com/leoberto @leoberto

    Nossa e a empolgação da demonstradora com o People Hub?? “AAhhn nada de más”. WTF Nokia? Cadê departamento de RH?

    • Thássius Veloso

      Ela é a Aura. Não trabalha para a Nokia.

    • Vinicius Kinas

      Agradeço à Aura López, jornalista do Grupo Expansión no México, por contribuir um pouquinho com o vídeo.

      :)

    • http://twitter.com/kadugaspar_ Kadu

      A moça também é jornalista, não trabalha para a Nokia nem para a Microsoft :-)

    • Vinícius

      Tecnoblog: Não, volta, espera volta, volta , volta, não é no zune, é no nokia music

      ela: ahh, wait, wait, wait, espera!

      kkkkk, ela é mó noob e sempre clicava no zune, eu estava ficando aguniado já

  • j2k

    acho que vai fazer mto sucesso por aqui sim.
    Se o WP7 se popularizar mesmo vai acirrar muito a concorrencia.

  • Carlos Alves

    Pra mim o único problema dos Nokia Lumia até agora é não ter câmera frontal, de resto eles estão bem desenhados e o WP7 parece lindo…

    • Vinicius Kinas

      Bom, a principio esse é o modelo europeu, e lá camera frontal não fez sucesso. Vamos ver se no nosso modelo aqui vai vir :D

    • Scott

      Curiosidade minha: você usa a câmera frontal pra que? Videochamada no Skype?

  • Walmyr

    Eu acho 16gb um tamanho ótimo pra armazenamento, e o futuro é a nuvem mesmo, não acho que com a 3G que temos hoje pode ser um problema, só não dá pra ver um filme via 3G, ou baixar algo imenso, mas pra deixar documentos e/ou arquivos de trabalho.

    Esse Lumia é uma opção muito boa, provavelmente vai sair por menos de mil reais aqui no Brasil, espero boas novidades com WP7 ano que vem. :D

  • Lucas

    Jura que vocês querem Windows no Smartphone? E ainda tão empolgados?
    A gente já não sofreu demais com o monopólio da Microsoft nos PCs e vocês querem se escravizar também nos Smartphones? É a nossa chance de dizer adeus ao M$ WIndows!
    A tecnologia pode ser muito bonita e funcional, mas nesse caso é uma opinião de cunho ideológico. O jogo sujo da Microsoft contra o Android (da Google) me faz sentir nojo, repúdio. Por favor, não vamos cometer esse erro DE NOVO e deixar a Microsoft nos escravizar. O Google também é uma empresa e também domina uma parte do mercado, eu sei, eu sei, mas eles não abusam do poder que tem, pelo menos não na mesma proporção que a Microsoft. E apoiam fortemente os desenvolvedores independentes e o código livre. E não, não é modismo anti-Microsoft, é resultado de muito questionamento sobre o abuso de poder da Microsoft. Levem a sério.

    • Vinicius Kinas

      Não é modismo, mas te impede de apreciar um bom produto só porque é de uma empresa específica?

      Eu quero Windows Phone num celular, e estou empolgado. Passarei meu Android pra frente assim que tiver a chance.

      A Microsoft tomou as rédeas nos desktops mais por incompetência dos outros, do que por mérito próprio. Nada indica que teremos um monopólio dela na área de smartphones se a situação continuar do jeito que está hoje.

      Temos iOS, Android, Meego, BB e WP7 e todos têm seus pontos fortes e fracos. A maioria já conta com um conjunto básico de funcionalidades em comum (Navegadores, e-mail, multimídia, redes sociais, etc). Alguns contam com uma área de entretenimento maior, outros focam em soluções para negócios. E por aí vai.

      Se acontecer da Microsoft tomar a liderança nos smartphones, vai ser por mérito próprio, já que todos os sistemas concorrentes tiveram um head-start sobre o WP7.

      O Windows CE era um horror, e não mudou por causa da liderança e da falta de visão da MS na época. Dormiram no ponto, perderam praticamente todo o mercado de smartphones, e agora estão correndo atrás novamente.

      Essa inversão que aconteceu nos smartphones, mostra que não adianta ser a maior, tem que ter o melhor serviço – talvez não em todos os pontos, mas naqueles que cada consumidor foca – para poder se manter líder.

      Não é porque eu gosto do WP7, ou do Xbox ou até mesmo do Windows, que eu não consigo ver que a MS nem sempre joga limpo para manter a liderança nos PCs, pois qualquer um que chega no topo faz de tudo pra permanecer lá (vide Apple nos iGadgets, e Google com o buscador).

      Mas, processos na cabeça da Microsoft por anti-truste já aconteceram, já foram condenados em vários casos, já fizeram as mudanças necessárias pra atender os regulamentos, e a vida continua.

      Levei a sério o suficiente? :)

    • Scott

      Desculpe, mas não dá pra levar a sério quem escreve “M$”.

      Aliás, tenho um Android e uso Linux em casa, mas a experiência com o sistema operacional da Google não é das melhores. Pra mim, quanto mais concorrência melhor. O Windows Phone está tentando conquistar mercado por mérito próprio, acho que não podemos descartar isso.

    • Shokito

      Que pena que aqui nao da pra negativar certos comentarios!

  • http://twitter.com/virsso @virsso

    Os aparelhos ficaram lindos! Particularmente acho que a Nokia foi a que se saiu melhor até agora com o Windows Phone :)

    • Vinícius

      Concordo, tomando um comentário emprestado de um cara de outro Blog

      “Esse é o estilo de design que eu imaginava john ive adotando num futuro”

      Ficou muito bonito

    • http://Site roberto

      concordo tem muitos aparelhos da samsumg muito parecidos.

  • Vinicius Kinas

    Eu não tenho problemas com 8GB de armazenamento interno, tenho problema com a falta do slot microSD :/

    A memória interna é mais veloz e mais cara, por isso, justifica colocar menos para uma singela redução de preço. E nesse ponto o microSD é essencial e suficiente para armazenamento de fotos, músicas e vídeos (que são o que efetivamente ocupam espaço no aparelho).

    Mas reduzir armazenamento interno em troca da nuvem não adianta muito, já que ninguém vai ter paciência e/ou tráfego suficiente via 3G pra ficar enviando e baixando músicas e vídeos sob demanda.

  • Francklin

    Vou comprar um desses! Certamente!

  • Luiz Alberto Franco

    Esse vai ser meu Windows Phone! Já decidi. Tem tudo que eu queria, tanto no preço como nas especificações.

  • http://twitter.com/Miojoo_2 @Miojoo_2

    Achei muito legal, principalmente a interface. Se sair por 650$ , acho que vai ser uma otima compra. . ja que 8gb ta suavs

  • http://www.brunogdb.blogspot.com @brunogdb

    Um ótimo celular, achei demais, só não gostei por um motivo: 8GB não é nada.

  • Estevez

    Show o aparelho da Nokia, a grande dos celulares que perdeu mercado se fortalece junto a outra grande do softwate Microsoft, lei da concorrencia e inovação.
    Acho engraçado as pessoas enxergarem a Microsoft como monopolista, o Windows 7 roda em PC´s HP, Dell, IBM, Lenovo, Samsung, LG, Acer, Toshiba, Positivo entre diversas outras marcas… agora Apple so roda em Apple, e a Microsoft é monopolista ? Quantos empregos e empresas estão cerca ao sistema Windows e quantas estão a Apple ou Linux ? A sociedade é muito ingrata a Microsoft que nos trouxe ate aqui, o messenger o hotmail, o Skydrive, o Office entre tantos outros produtos o Windows Phone 7 vai sambar na cabeça de muita gente… e lamento aos infelizes que vivem a borda da miseria social que nao tem miseros R$ 1500 em 10X para comprar um celular decente !

  • Rafael Miranda

    Sim, é pouco! Deveria ter no mínimor 16 GB.

    Eu coloquei um SD 16GB no meu Galaxy e está muito confortável agora, em compensação… O SD é meio revoltante, pode ter até 60 GB se a memória interna ser pobre de 186 MB como do Galaxy 5. Estive pensando ainda enquanto escrevia esse texto e pode estar bom sim, estamos falando de 8 GB de memória interna, nativa.

  • caRIOca

    Quase comprei um smartphone com Android, que eu acho espetáculares, mas os meus smartphones vivem no chão e só um Nokia mesmo para aguentar a minha falta de cuidado. Que venha a Nokia e o WP7!

  • http://tecnollogia.co.cc Arthur Novello

    Espaço não é problema para mim, ando com o meu iTouch pendurado no pesocoço sempre que posso.

    Possivelmente vou passar meu Galaxy 5 pra frente e pegar um Nokia :-D

  • tuani

    Olá, alguem poderia me ajudar a colocar MP3 como toque? Agradeço!

  • http://www.twitter.com/igorcosta7 @igorcosta7

    Quero um desses. Vi ontem na loja e fiquei encantado. Espero que a Nokia retorne a liderança.

  • tony

    comprei um , é otimo, navega muito rápido ! unico problema eh que nao estou conseguindo colocar minhas mp3 como toque….só da pra colocar uns toques polifonicos toscos que vem nele…se alguem descobrir ajuda ae…vlw

  • Luana Cossetin

    Olá,

    Comprei o Lumia 710 e observei que ao desligar o celular para dar a primeira carga e conectar o carregador ele liga sozinho, essa situação é assim mesmo??? ou está com problema???

    • http://about.me/thassius Thássius Veloso

      É assim mesmo.

  • glaucio

    legal o aparelho, mas como faz para fazer ligações nele? é o que se espera de um celular né? ví dezenas de funções em todos vídeos que assisti pela internet mas em nenhum mostrou o teclado numérico. Fui na loja da vido manusear e o atendente que estava com a camiseta da lumia, mostrou vários aplicativos.. a hora que perguntei como fazia para ligar de um número não cadastrado ele ficou uns 5 minutos procurando o teclado.
    Não achei prático e rápido para localizar o teclado.. a não ser que se possa configurar a tela inicial

    • Carol

      O teclado numerico ou para fazer ligaçoes é só ir onde esta um telefone escrito o nome da sua operadora, que no caso o meu é o Claro Br.
      Mas de que adianta? Comprei o celular tem 3 semanas e ja esta dando problema, não consigo fazer ligações pra numero nenhum e nem a cobrar, simplismente não chama. Ja fui na loja da Nokia e me falaram que era problema com o chip. Fui na minha operadora, testei outro chip e não era o problema. Arrumei outro chip, de outra operadora fiz o mesmo teste e tambem não era o chip da claro que estava dando erro. Ja vi um monte de gente agora falando que tambem não esta conseguindo ligar e nem receber chamadas, pq da que o celular esta desligado. Ah, e a bateria que eles falam que dura horas, dias etc dura menos de 10h e meu celular nem está tão pesado assim, só tem 2gb usados.

  • Luana

    Pra colocar mp3 como toque é só baixar um aplicativo!!!
    Lá no market place…tem de graça..tem o free ring tones que é o que eu uso…recomendo!!

  • http://twitter.com/diegostoso @diegostoso

    E verdade q a bateria nao dura nem 10hs ? :(

    ja saiu a atualizacao pra melhorar a duracao da bateria ? tem previsao ?

  • http://naotem raysa

    como é que eu passo vidio do pc para o lumia nao consigo faz tempo que to tentando e nao consigo mim ajuda por favor

    • roberto

      primeiramente tem q ter o zune no pc , entao o video tem q ser compativel com o formato do celular ai é so fazer assim.
      Conecta o celular no pc vai no zune clics em COLEÇAO>VIDEOS>e arrasta pro celular.

  • raysa

    nao esqueçam de mim por favor mim

  • glauco

    ola pessoal, eu tbm não estou muito satisfeito com a bateria do meu novo cel. e achei q algumas opcoes estao um pouko escondidas, ele nao é intuitivo!!! essa era um das caracteristicas da nokia, hj nao é mais, que pena, tenho que procurar e tentar descobrir algumas coisas no lumia 710, e ate depender dos outros pra descobrir tudo o que quero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Ana Paula C. Lima

    Eu estou fazendo ligação no meu lumia 710 e a pessoa com quem estou falando não está me ouvindo. Seria algum problema ou configuração?

    • Ana Paula C. Lima

      Por favor me resonde, pois se for algum problema preciso levar para trocar. Obrigado!

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha