Início » Celular » RainbowMod, uma ROM para Lumia 800 baseada no Tango

RainbowMod, uma ROM para Lumia 800 baseada no Tango

Paulo Higa Por

O Windows Phone não é livre, mas nada parece impedir as modificações dos desenvolvedores. Um usuário do xda-developers liberou nesta semana a RainbowMod, uma ROM customizada para o Nokia Lumia 800. A ROM é baseada no Windows Phone 7.10.8773.98, de codinome Tango – nome que posteriormente foi alterado para 7.5 Refresh.

A RainbowMod é totalmente desbloqueada, permitindo que mesmo os usuários não registrados como desenvolvedores possam instalar aplicativos *.xap no smartphone. E nem precisa utilizar a ferramenta oficial da Microsoft para instalar um simples aplicativo de captura de tela; basta fazer o download do arquivo pelo Internet Explorer e executar o processo pelo gerenciador de arquivos da ROM. Olha aí:

Instalação de *.xap direto do Windows Phone.

Seguindo a tradição das ROMs para Android, os aplicativos da Nokia – incluindo o Nokia Dirigir (sic) e o Nokia Mapas – foram removidos do sistema. O botão de busca, que atualmente só serve para abrir o Bing, pode ser configurado para chamar o Google ou o Yandex. Mas a maior novidade talvez seja o Quick launch, um painel bem simples para habilitar ou desabilitar a conexão de dados, a economia de bateria ou o Wi-Fi.

Os usuários que estão enjoados da pouca variedade de esquema de cores do Windows Phone terão a disposição um número gigante de novas cores, incluindo marrom escuro e rosa choque, o que não parece ser um grande atrativo, mas há quem goste.

Configurações de sobra (e ainda dá para acessar os arquivos remotamente pelo Wi-Fi).

A ROM está disponível no tópico oficial do xda-developers e suporta os idiomas inglês e russo – outras línguas podem ser adicionadas através de uma atualização. Uma versão para o caçula Lumia 710 também foi desenvolvida. Antes de se aventurar com a RainbowMod, é importante lembrar dos riscos de transformar seu Windows Phone novinho num peso de papel e da possibilidade do Zune não conseguir atualizar mais o sistema corretamente.

Com informações: WMPowerUser.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabricio Freitas
Tem alguma forma de reverte, retirar toda ROM customiza volta a ROM original? É possível alguém colocar um keylogger nesse xap, para captura de senhas?
John
Porque DIABOS eu vou comprar um smartphone Nokia para colocar uma ROM personalizada que tira os principais diferenciais da marca?
Gabriel
Eu tinha visto uma solução como essa, mas só funciona para um computador e tem que ser Windows também. De qualquer forma, obrigado!
Jorge
É tranquilo ;)
Jorge
Eu volto a afirmar o xda não tem nada ilegal, nada mesmo, se fosse a MS já teria entrando contra eles. Quem conhece e participa sabe;
Hiago
Nem eu meu caro, nem eu...
Hiago
Porém haverá a atualização agora em junho ou julho para o Tango. Informações segundo supervisores da Nokia. Já esta funcionando em alguns Lumias do pessoal da Nokia...
Turdin
Achei bonito, mas não arriscaria no meu Lumia
@leossoliveira
Alguém ai do TB testou? Esse icone da Markeplace que aparece em uma das imagens da matéria confirma que em breve a loja de aplicativos nos Lumia vai se chamar Nokia MarketPlace?
@leossoliveira
Na verdade era o Symbian que fazia isso da melhor maneira, sem contar alguns aparelhos que tinham Usb on the go
Skellington
Injusto o comentário. Os grupos fazem melhorias em algo que já existe. Nenhum deles gerou um SO do zero pros mais variados hardwares disponíveis hoje, rodando Android ou WP7.
Gabriel
Alguns possuem, mas acho que eles são formatados de forma que não podem ser usados fora do smartphone. Aliás, acho que nem o smartphone funciona sem ele. Entretanto, o que uma coisa tem a ver com outra? O tipo de armazenamento físico não importa, ele deve estar apenas formatado de forma que qualquer desktop enxergue. Os iPods podem ser utilizados como disco removível e a Apple nunca colocou Micro SDs em seus aparelhos.
Ian Brunelli
"incluindo o Nokia Dirigir (sic)" ----- Eu ri.
Vinicius Kinas
Ah, mas então eles mudaram depois. Porque eu lembro da época do lançamento do Omnia 7, que ninguém no xda ia portar para o Galaxy S por causa da licença do WP7.
Jorge
Use isso: http://www.blogaomobile.org/2011/05/use-seu-windows-phone-7-como.html
Exibir mais comentários