Eis aqui uma ideia interessante para tornar a web um lugar ótimo para desenvolvedores de sites e usuários em geral: vamos taxar aquelas pessoas que usam o Internet Explorer 7. Dessa forma eles vão ter que pagar o preço, literalmente, de usar um navegador antigo e que precisa muitas vezes ter uma versão de um site criada especificamente para ele. Não soa como algo genial e que deveria ser implementado por todos?

Foi exatamente isso que o site de comércio eletrônico ustraliano Kogan.com decidiu implementar essa semana. A partir do dia 13 todos os australianos que comprarem no site usando o Internet Explorer 7 vão ver a cobrança extra de 6,8% sobre o valor da compra total. Esse percentual foi estabelecido somando-se 0,1% a cada mês que o Internet Explorer 7 foi lançado. O aviso antes da compra ainda oferece quatro opções de navegadores alternativos para o usuário: o Chrome, Firefox, Safari e Opera.

Aviso que é mostrado no site para quem usar o navegador

Caso o sarcasmo do primeiro parágrafo passe completamente despercebido por alguém, eis aqui minha opinião verdadeira: não acho uma ideia boa nem ruim. Sim, custa mais desenvolver uma versão do site especificamente para funcionar com o Internet Explorer, mas passar esse custo diretamente para os usuários é de uma cara de pau enorme. Ainda assim, atingir o usuário onde dói mais, o bolso, pode ser uma forma efetiva de fazê-lo migrar para um melhor.

O próprio CEO do Kogan.com, Ruslan Kogan, disse à BBC que não espera que ninguém pague essa absurda taxa. E ainda assim, o percentual de usuários que acessa o site com esse navegador específico é baixo (3%), então a medida serviu mais como uma propaganda gratuita. E eles ganharam pontos por mostrar no aviso que a taxa é cobrada pelo “Departamento de Justiça da Internet”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro (outro)
Só quem manja sabe que para fazer um site 100% crossbrowser tem que usar hacks CSS, plugins e bibliotecas javascript Ex: Modernizr, jQuery, Mootools, e etc...(existem muitos nao vo falar todos). só que isso duplica todo trabalho do desenvolvedor, é como muitos desenvolvedores por ai dizem, eles ligam o "dane-se" e falam: "deixem a web fluir, parem de se importar com esses navegadores antigos." mas na verdade o desenvolvedor é refém de clientes que só têm o IE como navegador padrão em suas empresas.
Leandro
isso foi uma p*** jogada de marketing. O alexa é um ibope da internet. e lá está dizendo que o numero de visitantes aumentou mais de 10000% em 3 meses. Parabéns para esses australianos que tiveram essa idéia genial. Estão agora colhendo os frutos.
@daniloficial
tem gente que é tão besta que ver o programa tentando se atualizar e vai lá e clica em x achando que é outra coisa e não precisa atualizar pensava assim também, achava que aquela versão já estava boa, depois percebi se a versão recente lançada se fosse ruim não estaria pedindo para atualizar quando atualiza algum programa ele sempre melhorará não piorará! antes pensava que existia que navegador apenas internet explorer e é o que muita gente pensa ainda hoje em dia, é um bom passo, para que as pessoas acordem e trocem de navegar para firefox ou chorme que são os reis dos navegadores.
André
vim parar neste tópico só por uma simples de pesquisa para saber se a microsoft vai evoluir o navegador mais usado no mundo ou não. A questão é que estou trabalhando quintuplicado por causa da merda do Internet Explorer. Não há hoje em dia a possibilidade de se desenvolver um bom layout utilizando folha de estilo para não ter problemas sérios com o IE, e acaba que temos que desenvolver compatibilidades para o IE que não segue padrões e além de inseguro não acompanha novas tendencias na interpretação de códigos para formação estática. Mas o pior disso tudo é o usuário que em sua massa 90% são leigos e usam o IE. Minha sugestão como desenvolvedor, não é cobrar taxas e nem impedir o uso, mas alguma empresa criar uma especie de plugin para o IE, tal como o Flash da Adobe, só que voltado a interpretar HTML5 e CSS afim de suprir esta deficiência/negligencia grotesca da microsoft com o IE. Enquanto nada acontece, esta noticia me deu uma ideia... vou colocar um aviso em sites que desenvolvo expressando a insegurança que é o IE e disponibilizando links para downloads para outros navegadores.
@adrisis
Ô povo ranzinza é o brasileiro... PQP... Isso foi uma forma divertida que os caras usaram pra alertar o povo que usar um outro browser + atualizado só trará vantagens... Acredito que o Australiano quando viu o anúncio, sorriu, baixou outro browser (download de 3 segundos com a Internet de lá) e fez a compra dele no novo browser... Foi uma brincadeira divertida e criativa, PONTO, Australiano não parou de comprar por causa disso, mas brasileiro.... Meu Deus, e ainda somos considerados o povo mais alegre da face da terra...
@marciopassos
abuso ou não, ainda está dando uma chance pra quem usa ie7... eu acho simplesmente que deveria dizer que não e compatível e pronto. se quiser acessar o site atualize. se o cara realmente quiser, ele vai atualizar...
Felipe
Seu IE 8.0 pelo visto também não!
@nelson_integra
Há anos decidi priorizar o desenvolvimento de aplicativos em detrimento de páginas de internet por isso: falta de padrão de funcionamento entre diferentes navegadores e versões, aumentando muito o custo e o tempo de desenvolvimento e depuração.
Guilherme Macedo C.
A atualização pra IE tem no repositório da Microsoft, dentro do próprio sistema de atualização. É só clicar em "Atualizar". Outros navegadores tem que baixar de sites. Aí a diferença.
Paulo
Puts... resolvi o post falando a mesma coisa, mas não tinha visto esse comentário. E o pior... o ultimo antes do meu uahsudhas. Mas concordo totalmente. É exatamente isso. Jogada de marketing.
Paulo
Ninguém se ligou que isso é somente jogada de marketing? Imagina o quanto esse site que eu nunca ouvi na vida, não ficou famoso pelo mundo depois dessa atitude? Eles não estão nem ai para isso. Até porque, pra cobrar por uma compra feita em IE7, o site tem que rodar em IE7. Se roda, ja foi desenvolvido e já foi pago. Incentivar a compra por outros navegadores não vai fazer ter retorno financeiro pelo desenvolvimento. Tá tão na cara que isso é só uma forma de promover o site.
Almy Fróes
Meu Deus, ninguem entendeu que a parada é uma piada do site? Já ouviram falar em estrategia de marketing? Já ouviram falar em SEO e linkbuilding? O tanto de link que esse site ganhou essa semana, fora a propaganda, não tá no gibi..
@davividal
Tem certeza Ramon? Este estudo discorda de você: http://www.ftec.com.br/empresajr/revista/autor/pdf/ivanilde.pdf
Tio Z
"mas passar esse custo diretamente para os usuários é de uma cara de pau enorme" Na moral, eu vejo esses comentários tanto aqui na sessão quanto na matéria....mas olhando por exemplo que já existe a LEI em São Paulo OBRIGANDO as lojas a fornecer dia e hora para entregas (período na verdade, manhã, tarde ou noite) e você tem sites e lojas cobrando para fazer isso e ninguem se da o trabalho de reclamar (já coloquei 2 reclamações no PROCON contra o Submarino por isso), acho que não é cara de pau. É conformismo dos consumidores.
Marcelo Wieczorek
Thassius não, Rafael. Aff. ahahahah
Exibir mais comentários