Internet Explorer será aposentado no Windows 10, mas continuará no seu PC

Navegador Internet Explorer 11 não será removido de PCs com Windows 7, 8.1 e algumas versões do Windows 10, explica Microsoft

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Internet Explorer (Imagem: Josh Holmes/Flickr)
Internet Explorer (Imagem: Josh Holmes/Flickr)

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (19) que o Internet Explorer 11 está chegando ao fim da linha na maioria dos PCs com Windows 10: a partir de 2022, o navegador vai redirecionar os usuários para o Edge. No entanto, o IE não será removido do computador, porque ainda é necessário para aplicações legadas.

O suporte ao Internet Explorer 11 será encerrado em 15 de junho de 2022. A partir dessa data, o browser não vai mais abrir no Windows 10: em vez disso, o usuário será levado para o Microsoft Edge baseado no Chromium.

A Microsoft acredita que, como o Edge possui o modo IE integrado, não é mais necessário acessar a interface antiga do navegador: tudo pode ser feito através dessa camada de compatibilidade, que ainda tem suporte a plug-ins ActiveX, Java e Silverlight.

Isso talvez não seja importante para você, mas é crucial para empresas: um estudo encomendado pela Microsoft descobriu que, em 40 companhias, existem 1.678 aplicações legadas que dependem do IE.

Por isso, a recomendação é migrar para o Edge e ativar o modo IE; esse recurso terá suporte pelo menos até 2029. A Microsoft promete avisar com um ano de antecedência quando isso mudar.

Microsoft não vai remover IE de PCs com Windows 10

Modo Internet Explorer no Edge (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Modo Internet Explorer no Edge (Imagem: Divulgação / Microsoft)

E justamente por causa do modo IE, o Internet Explorer não será totalmente removido dos PCs: esse recurso depende da engine MSHTML (Trident), que continuará a receber suporte nos próximos anos.

Ou seja, o programa iexplore.exe vai permanecer nos computadores – ele contém a engine do modo IE – mas se o usuário clicar duas vezes nele, será levado para o Edge.

Também vale notar que o Internet Explorer ainda vai funcionar normalmente nas versões LTSC do Windows 10, que têm um período de suporte prolongado. O Windows 8.1 também não será afetado, nem o Windows 7 com atualizações estendidas de segurança (que são pagas e fornecidas apenas para organizações).

Esta é a lista completa dos sistemas nos quais o Internet Explorer continuará vivo:

  • Windows 7 Extended Security Updates (ESU)
  • Windows 8.1
  • Windows 10 LTSC (todas as versões)
  • Windows 10 Server no canal semianual (todas as versões)
  • Windows 10 Server LTSC (todas as versões)
  • Windows 10 IoT LTSC (todas as versões)

E estes são os sistemas que perderão o IE em 2022:

  • Windows 10 para clientes, incluindo Home, Pro, Enterprise e Education (versões 20H2 e mais recentes)
  • Windows 10 IoT (versões 20H2 e mais recentes)

Microsoft 365 remove suporte a IE

O Microsoft 365, antigamente chamado de Office 365, já começou a remover suporte ao Internet Explorer 11, começando pelo Teams em novembro de 2020. A transição vai até agosto de 2021, quando nenhum aplicativo ou serviço online dessa suíte de produtividade poderá rodar no navegador.

Na época em que isso foi anunciado, a mídia declarou de forma prematura a morte do IE. Agora ele tem data para acabar, ou quase isso, já que sua engine continuará nos PCs até pelo menos 2029.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados