Início » Brasil » Jornais brasileiros pedem para sair do Google News

Jornais brasileiros pedem para sair do Google News

Entre eles "Folha", "O Globo" e "Estadão"

Avatar Por

Os principais jornais brasileiros estão fora do Google News (Google Notícias em português). Todos os 154 membros da ANJ, responsáveis por 90% da circulação de jornais em todo o país, retiraram suas notícias e matérias do agregador de notícias alegando que o Google não os paga pela distribuição de conteúdo produzido por terceiros.

Direitos autorais sobre produções jornalísticas na web foram um dos principais temas discutidos durante a 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa, organizada pela ANJ (Associação Brasileira de Jornais). A polêmica é motivada pela saída dos principais veículos de comunicação do país do Google News.

Assunto do dia no Google Notícias

Assunto do dia no Google Notícias

Dentre os jornais considerados nacionais associados à ANJ estão Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo (do Rio de Janeiro) e Correio Braziliense (de Brasília), além do especializado em finanças Valor Econômico.

De acordo com os jornais, eles saíram de plataformas como o Google “porque eles se comportam como home pages que usam seu trabalho”. De outro lado, o gigante da web se defende afirmando que torna o conteúdo desses mesmos jornais disponível para um número maior de pessoas.

“É preciso que alguém pague pela conta e dê aos donos dos veículos e aos autores uma parte do que se arrecada”, afirmou o advogado alemão Felix Stang durante o encontro. “Mas as duas partes devem trabalhar juntas. Não lutar entre si, mas cooperar”, completa.

Marcel Leonardi, diretor de políticas públicas do Google, afirmou no encontro que o Google News leva “um bilhão de cliques a sites de notícias em todo o mundo”, e comparou uma eventual cobrança a “um restaurante cobrar um taxista que levou seu clientes até a sua porta”.

Todavia, em 2011 a própria ANJ reconheceu que o Google News tinha pouco impacto no tráfego dos sites jornalísticos. Numa tentativa de buscar acordo com os jornais brasileiros, o Google News concordou em exibir apenas uma linha das matérias, levando o leitor a acessar o site que a produziu.

“Depois de um período de experiência e diante da constatação de que é reduzida a influência do Google News na audiência dos sites jornalísticos, o Comitê recomendou a saída dos jornais associados do Google News”, diz o relatório.

Tecnoblog tentou contato com a ANJ e com o Google Brasil. Aguardamos resposta.

Hoje mais cedo o jornal inglês Guardian noticiou que a imprensa francesa demanda repasse de verbas obrigatório por meio de legislação. O Google ameaça excluir os sites de jornais das buscas caso a lei passe.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristiano Souza
Opa, maravilha! Não preciso mais ficar bloqueando essas porcarias nas configurações do Google :-D
L. Mangini
Todos esse jornais manipuladores da verdade tem mais é que ficar de fora mesmo. O mais longe possível e definhar até a falência.
Carlos Ronaldo
Isso já aconteceu em alguns países da Europa e o resultado não foi positivo para os sites de noticias...
paulo fontoura
Não fazem falta nenhuma, são jornais manipuladores de noticias, melhor é se informar através de sites independentes, jornais locais, blogs e sites internacionais desde que as reportagens não tenham como fonte os mesmos.
Marcos Rodrigues
Quanto esse pessoal recebe do facebook? Aqueles que ficam contentes com uma foto e uma ou duas linhas de texto no facebook é em número muito maior que aqules que acessam o Google News. A maioria dos sites gera tráfego para o facebook e recebe muito pouco de volta. Já vi site de notícias com um banner gigante levando para sua página no facebook. Espaço que poderia muito bem ser usado para publicidade.
YanGM
Já vão tarde, com seus layouts mal feitos, fedidos e entupidos de propagandas. Vão lucrar menos, afinal menos visitantes vão esbarrar em seus anúncios mal posicionados.
Luiz Kauffman
Legal, agora esses jornais fecham as portas, e vão à falência. É a velha história, se não tem no google, não existe. Será que eles acham ainda que vão continuar ganhando em cima de papel impresso? O Google irá dar outro jeito, e manter as notícias, e os jornais... ah... como será o futuro deles?
Edmilson
Acho que o Google deveria parar de apresentar a notícia deles, oque vai acontecer? Os pequenos sites de notícias vão ser mais divulgados e vão crescer. Os grandes vão estar fora e o Google pode passar a cobrar para os incluir.
diogod
Nossa mais é muita babaquice. Como pode? Deve ser um povo pré-histórico que ainda tem uma mentalidade completamente pré-internet que só usa o PC pra jogar paciência e Word, isso se ainda não usam maquina de escrever e tal. Me parece aquela noticia das operadoras de internet querendo cobrar uma taxa dos sites tipo youtube pelo trafego... não faz sentido.
Daniel Neves
É no mínimo ridículo isso. Eles devem gerar uma enorme quantidade de trafego por causa do Google News. Recusar essa fonte de usuários é no mínimo insensato. A grande maioria das pessoas ENTRAM nos sites para ler as notícias, ainda mais quando é algo bombástico relacionado à pesquisa feita.
Daniel Neves
Nossa, mas é tão pouco o que dá para ler no GNews. Sempre uso o GNews como agregador, quero ver uma notícia, procuro por lá e sempre entre no site.
Elton Alves Do Nascimento
Espero que aconteça isso mesmo pra eles pararem com essa palhaçada.
Willian Vincen
Imagino o destaque do dia do Google Notícias no futuro: "Aprenda a fazrer Suflê de Espinafre para seu fim de semana" "A Lua dará boas previsões pra quem é de Touro, diz Mantovanni" "Resumo da festa do Restart no Sábado, em A Fazenda"
Rodeval Lima
Esses grandes conglomerados jornalísticos nacionais estão reclamando do que. Eles não são mais os mesmos, ainda vivem em um tempo onde só eles produziam o jornalismo sensacionalista barato e todo mundo engolia. Com a chegada da internet acessível, cada dia mais s mais pessoas estão entrando no mundo dos blogs, dilgando noticias locais onde esses jornais não chegam e tirando um grande numero de usuários do controle deles e isso faz com que eles se embananem todo com as legislações vigente e o pior, a perde de acessos faz eles perderem clientes e lucros, esse ultimo que eles querem retirar do google agora.
Gaba
Que tosco, o Google News nem mostra a matéria por inteiro. A comparação que Marcel Leonardi fez está certíssima, o Google News é só um agregador, e que não mostra a matéria por inteiro. Quem deveria pagar são os Jornais, pra poderem aparecer no News. Achei ridículo isso.
Exibir mais comentários