Início » Celular » Microsoft lança Windows Phone 8 e mostra novidades

Microsoft lança Windows Phone 8 e mostra novidades

Avatar Por

Essa segunda-feira foi cheia de anúncios. Depois do Google ter mostrado oficialmente os mais novos aparelhos da linha Nexus e o que esperar da próxima versão do Android, foi a vez da Microsoft mostrar mais do Windows Phone 8. Hoje a empresa finalmente lançou o sistema e anunciou a disponibilidade dos primeiros aparelhos, além de exibir algumas das novidades.

Aplicativos aos montes

O que é uma plataforma móvel se ela não tem aplicativos ainda? O foco da Microsoft nessa apresentação foi mostrar que o sistema já está bem servido, obrigado, de programas. São 120 mil aplicativos atualmente na Windows Phone Store e alguns deles foram atualizados.

Joe Belfiore, gerente do Windows Phone, anunciou na coletiva nessa tarde que 46 dos 50 aplicativos mais famosos nas plataformas concorrentes ganhariam uma versão para Windows Phone 8. Além disso o executivo demonstrou também uma nova versão do aplicativo do Facebook, que tem suporte a notificações e exibe fotos direto na tela de bloqueio.

Também foram demonstradas novas versões do Twitter e do Skype, ambas feitas pelas maõs da Microsoft. Os programas ganharam respectivamente, melhorias de notificação e suporte ao plano de fundo, algo que usuários do Skype têm requisitado há meses – já que atualmente, ao sair do Skype no Windows Phone, ele automaticamente desloga e para de receber ligações. Isso muda com o novo aplicativo.

Por último mas não menos importante, a Microsoft anunciou que o serviço de streaming Pandora ganhará um aplicativo próprio para o sistema no começo de 2013 e quem comprar um aparelho com o Windows Phone 8 ganha um ano de assinatura gratuitamente.

Mais informações nos aplicativos

Além de mostrar novos programas, a Microsoft também anunciou uma mudança no potencial que eles têm, especificamente sobre os blocos dinâmicos, ou Live Tiles. Esses blocos foram ‘evoluídos’ por assim dizer: ainda estão presentes, mas agora devem coexistir com uma novidade chamada Live Apps que tem mais foco em outra tela. Os blocos dinâmicos mostram informações nos ícones dos aplicativos depois que o aparelho já está com a tela desbloqueada e os Live Apps vão exibir na própria tela de bloqueio.

A ideia por trás dos Live Apps é deixar o Windows Phone 8 mais pessoal e eu acho que ele consegue isso bem. Enquanto nos demais sistemas o foco da tela de bloqueio é mostrar apenas notificações de maneira relativamente limitada, no Windows Phone 8 ela vai exibir fotos de aplicativos, informações de mensagens, notificações de eventos e sabe-se lá mais o quê. Basta selecionar os aplicativos favoritos e eles exibirão o conteúdo na tela.

Data Sense, Kids Corner e novo People Hub

Para ajudar os usuários a controlarem seus gastos com planos de dados, a Microsoft demonstrou o Data Sense. Trata-se de uma funcionalidade que, ao melhor estilo Opera Mini, comprime as páginas navegadas dentro do Windows Phone 8. Segundo Belfiore, isso permite que um usuário do sistema navegue em até 45% mais páginas com o mesmo plano de dados. O problema? A ativação dessa funcionalidade depende de acordos com operadoras.

No anúncio do Windows Phone 8 há alguns meses a Microsoft falou pouco do Kid’s Corner, seu controle parental para o sistema. Na apresentação de hoje, ela foi mais a fundo e mostrou que, quando ativado, os pais podem selecionar facilmente qual aplicativo será exibido e as crianças não precisam nem desbloquear o aparelho para usá-lo.

Já o novo People Hub ganhou uma funcionalidade chamada Rooms, que parece ser uma nova interpretação dos grupos de contatos. Nesses “Rooms” o usuário do Windows Phone insere pessoas com quem ele conversa e quer compartilhar informações. Dessa maneira apenas as pessoas daquele grupo vão receber as atualizações, que podem ser mensagens de texto, eventos de calendário, imagens e outros itens.

Os primeiros smartphones

Nesse final de semana os primeiros aparelhos com Windows Phone 8 serão colocados à venda. Na Europa, os primeiros aparelhos a aparecerem nas prateleiras serão os Nokia Lumia 820, HTC 8X e Samsung Ativ S. Pouco depois, no dia 14 de novembro, serão vendidos na operadora T-Mobile os Nokia Lumia 810 e HTC 8X, também na Europa.

Samsung Ativ S: olá de novo| Clique para ampliar

Nos EUA, os aparelhos ainda não têm data para chegar, mas a operadora Verizon já conseguiu uma exclusividade com o Samsung Ativ Odissey, ainda não anunciado. Já o Samsung Ativ S não vai ser novidade para os leitores do TB, já que eles viram nossas primeiras impressões em mãos quando o aparelho foi encontrado durante a Futurecom desse ano.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ferragini
O centro de notificações, que iOS e Android utilizam da mesma forma, não está presente no WP. No lugar disso, a MS troxe partes dessa função pra própria tela de bloqueio. Chama-se Live Apps, e é uma novidade. Particularmente achei de muito bom gosto, e os devs vão poder utilizar isso também (espero).
Luiz Vinicius
A microsoft devia lançar uma versão do Windows 8 para Xbox 360 e tirar aquela horrível Dashboard lenta e super limitada!!
Thanara Corrêa
Só não vi as novidades, essa microsoft já está querendo ser uma Apple da vida, bota um panorâmico e diz que é novidade de primeiro mundo!
Patrick Castro
Cade o +1 nestas horas?
Kessler
Só que a principal fonte de renda do Google vem justamente de pegar seus dados para lhe entregar anúncios "personalizados". A maior fonte de renda da MS é de vender software.
Guilherme Macedo C.
É praticamente ser estuprado e agradecer.
Guilherme Macedo C.
NSS Labs já perdeu a credibilidade há tempos quando misteriosamente esquece de dizer que seus testes são patrocinados ou mesmo fala que não são, quando na verdade são. Curiosamente, novamente eles falaram que os testes não foram patrocinados, assim como aconteceu antes (como acreditar na empresa quando ela faz algo do tipo?). Desde 2010 (acho que até antes) a NSS Labs sofre críticas em razão dos testes quase direcionados, fazendo com que o IE fique muito (muito!) a frente de qualquer outro. A questão não é questionar a qualidade do IE, que é bom sim, mas sim o teste que coloca um browser artificialmente acima, de forma que pouco analisa o navegador em situações reais. Esse tipo de teste não serve para o interesse dos usuários, somente dos pré-adolescentes que ficam disputando "meu navegador é melhor que o seu". Esse tipo de análise é tão ruim quando o Pwn2Own, que constantemente coloca o Chrome como o mais seguro, sem ao menos testá-lo. Veja o que a Opera falou em testes passados da NSS Labs: http://www.conceivablytech.com/4672/business/opera-also-questions-ie-security-test-results
Rennan Alves
Dizem as más líguas que nem o iPhone brasileiro é Gorila Glass. O iPhone do programador aqui da prefeitura é importado, já passou por pelo menos umas 2 quedas e saiu ileso.
TaylerPadilha
No aguardo do Sr. Guilherme Macedo C. postar uma outra fonte mais confiável...
Scheldon Fernandes de Oliveira
"Mas o Google não é mau"
Edmilson
Por algum motivo me sinto mais tranquilo com o Google do que com a MS. Essencialmente por que a Google depende mais do seu nome no mercado com relação à segurança dos dados que a MS. O Google facilita minha vida enquanto usa meus dados. E a MS? Oque vai me dar "de graça"? Oque vai melhorar? Ainda não tenho bons motivos para confiar neles.
Guilherme Macedo C.
Baboo? E com NSS Labs? Sério?
Adilson Afonso Mateus Tinta
Cadê a actualização 7.8
Guilherme Macedo C.
Mas o iPhone acontece isso tbm e é Gorila Glass. Uma simples queda e lá se foi o vidro
fac_713198649
O navegador mais seguro é o IE10 http://www.baboo.com.br/2012/10/ie10-e-o-navegador-mais-seguro-para-o-windows-8/
Exibir mais comentários