O mais novo gadget da Apple a passar pelo desmanche do iFixit foi o iPad Mini. Liberado para venda essa semana, o tablet é o quarto dispositivo iOS recém anunciado da Apple que é dissecado e mostrado em uma série de fotos: o iPhone 5 já passou por desmanche, o novo iPod Touch também e nem o novo iPod nano conseguiu se safar. Surpreendentemente (só que não), dentro do tablet foi encontrada uma grande quantidade de cola.

Máquina de ar quente foi usada para descolar adesivo e cozinhar dedos (Crédito: iFixit).

Segundo o iFixit, pelo menos sete componentes importantes estão colados: cabos de conexão da placa lógica, câmera frontal, câmera traseira, bateria a placa lógica e o painel de vidro frontal. Então a troca de qualquer um desses vai ser uma considerável via crucis.

iPad Mini aberto: 95% cola, 5% mágica da Apple. (Crédito: iFixit) | Clique para ampliar

Apesar das desvantagens, o iPad Mini tem algumas vantagens para quem é desastrado e já pensa em consertá-lo quando eventualmente ele se espatifar no chão: o painel do LCD não é soldado ao vidro da tela como nos iPads e iPods Touch. Isso quer dizer que se o vidro trincar, a troca é mais fácil – basta lembrar que nesse tablet compacto, há uma série de parafusos escondidos.

Devido a todos esses empecilhos, o iPad Mini ganhou o índice 2 de reparabilidade, abaixo até do iPod touch com seus 3 pontos. O desmanche completo está disponível nesse link.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Luz
Eu acredito e é simplesmente óbvio, que o futuro da tecnologia no ramo de gadgets é se tornar uma peça única, sem nenhuma parte desmontável. PCs começaram com grandes circuitos e válvulas, se uma queimava vc ia e trocava. Hoje você tem microprocessadores com quase tudo dentro e vc não vai trocar um transistor dele... é a evolução natural da tecnologia... É bom? é ruim? não sei, mas é o futuro...
Orlando Rocha
Todos fabricantes, usam atualmente a cola e não abrem mão dos adesivos. Dos primeira linha (assim referidos por alguns), como os mais populares, (por serem mais baratos), vivem entupidos de cola. Taylandia, China, India, Vietnam, etc. feitos em qualquer pais do mundo, parece que o produto mais usado é a cola plastica. Tenho recepconado em meu laboratório varios tablet's montados em cima da cola, configurando assim, a verdadeira sociedade de cosumo. Para tablet's, celulares e outros, mais 5 anos, terão nivel 0 de reparabilidade. Desmontar equipamentos assim (totalmente descartaveis), vc até consegue, se tiver muita pacientia, proficiencia, sorte e componetes para substituir vc pode até rapara-los, porém, na hora de monta-los, ficam com uma aparencia horrivel. É a sociedade altamente de consumo, se vc tiver sorte, vc usa um equipamento por 2 anos e lixo com ele. VillorBlue www.infolan.us
EFG
A turma do Area 42 (do Baixaki) que fez esse iPad mini. :p
Felipe Lima
a chance de "descolar" depois de uma queda é maior! :(