Início » Demais assuntos » Os primeiros computadores eletrônicos

Os primeiros computadores eletrônicos

Thiago Mobilon Por
13 anos e meio atrás

Foram nos anos 30 e 40 que surgiram os primeiros computadores com a utilização de válvulas. Válvula é um dispositivo elétrico que dura cerca de 1000 horas, e assim queima ( como acontece com as lâmpadas ).

Os primeiros computadores elétricos eram caríssimos e não eram fabricados em série e nem usados no comércio. Quem conhece apenas os microcomputadores de hoje, fica impressionado da medida que era um computador do século XX: do tamanho de um ginásio esportivo. Das pessoas que trabalhavam com esses computadores, existia sempre alguém dentro dos computadores carregando um carrinho cheio de válvulas. Esse sujeito passava o dia inteiro trocando válvulas queimadas, para assim não afetar os cálculos do computador. Que dureza!

Naquela época os computadores eram conhecidos como "calculadoras". Seu enorme tamanho tinha um funcionamento dessas calculadoras de bolso que temos agora.

Nós somos ou não somos privilegiados por esta evolução digital? E a cada dia que passa a tecnologia avança, nos surpeendendo e facilitando nosso cotidiano.

Bendita seja a inteligência humana!

Mais sobre: ,