Yahoo mudará de logotipo e mostrará 30 opções até a escolha definitiva em setembro

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

O sol parece mesmo estar brilhando no Yahoo desde a chegada de Marissa Mayer. Como parte dos esforços para a sua renovação, a companhia adquiriu várias empresas menores, mandou para o limbo o que não dava retorno, deu nova vida a serviços importantes e, como que para selar de vez a nova fase, irá mudar de logotipo. Só que o fará de uma maneira bem diferente.

A partir de hoje, quem entrar na home do Yahoo dos Estados Unidos ou em seu Tumblr oficial verá um logotipo novo. Só que este não será permanente: a empresa exibirá um símbolo diferente por dia até 5 de setembro deste ano. Quando esta data chegar, o Yahoo mostrará então qual é o seu novo e definitivo logotipo.

O primeiro dos 30 logotipos do Yahoo é este
O primeiro dos 30 logotipos do Yahoo é este

Não deixa de ser uma estratégia interessante. Primeiro porque criará uma onda de interesse sobre a marca. Segundo porque o Yahoo poderá analisar redes sociais (já há até uma hashtag para isso, #dailylogo), por exemplo, para saber como está sendo a reação dos usuários a cada logotipo apresentado. Desta forma, pode-se evitar um impacto tão chocante quanto a mudança do logo da Microsoft em agosto do ano passado.

De qualquer forma, a gente não deve esperar uma mudança muito agressiva. Como mostra o vídeo criado para apresentar a ideia, a cor roxa do logo muito provavelmente será mantida, assim como o seu tradicional ponto de exclamação.

Esta, vale destacar, não é primeira mudança no logotipo do Yahoo. Desde a sua fundação, em 1995, o símbolo da empresa tinha letras em cor vermelha e efeito de sombra. Em 2009, a companhia adotou a tonalidade roxa e removeu o efeito do símbolo, deixando-o com uma aparência mais limpa.

Curiosamente, a versão australiana do Yahoo, chamada de Yahoo!7, mantém o tom vermelho até os dias de hoje.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados