Início » Web » Bitcoin: modinha, futuro econômico ou um péssimo negócio?

Bitcoin: modinha, futuro econômico ou um péssimo negócio?

Por
4 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Na primeira parte de nossos posts sobre Bitcoin, fizemos uma apresentação sobre a moeda virtual: um estudo sobre suas origens, seu potencial e seus riscos. Nesta segunda parte, vamos analisar o uso dela na prática, como é garantida sua segurança e como ela é vista pelos governos.

IMG_1388

Bitcoin é o termo tendência do momento. A cada dia pipocam novas notícias sobre a moeda digital: entre os mais recentes, temos a abertura de uma loja virtual que trabalha com pagamentos exclusivamente em Bitcoin, a BitcoinShop.us; a chegada de caixas eletrônicos de Bitcoins, que seriam como casas de câmbio automatizadas que permitiriam saques de Bitcoins em dinheiro e como a compra de novas moedas através de depósitos financeiros na própria máquina; e a inclusão do termo no Dicionário Oxford, um dos mais importantes do mundo.

O entusiasmo com a novidade, no entanto, pode ser danoso. Existem relatórios de entidades financeiras, como o Banco Central Europeu, que mostram que o Bitcoin tem bastantes pontos em comum com esquemas de pirâmide, também conhecidos pelo nome de “marketing multinível”. Perceba, não estamos falando que comprar Bitcoin seja o mesmo que investir no TelexFree, mas é preciso estar consciente de que a Bitcoin ainda é uma moeda em desenvolvimento, sem controle de governos. Por isso é preciso estar ciente de que vários problemas podem acontecer, como os roubos ou quem sabe uma brusca desvalorização da moeda, que pode acarretar em perdas financeiras pra quem quis usar as Bitcoins como forma de investimento.

É preciso considerar também que o método de criação de Bitcoins baseia-se no poder de processamento da sua máquina para “minerar”, através de complexos algoritmos matemáticos, alguns centavos de Bitcoin. É como se o Banco Central fosse na sua casa.

Usuários relatam que cerca de 12 horas de mineração rendem cerca de 0,30 BTC, o que Izzy Nobre, vlogueiro que fez uma extensa pesquisa sobre o assunto, argumenta ser um péssimo investimento. Afinal, será mesmo que existe lucro nisto, colocando na ponta do lápis o custo da energia gasta nestas 12 horas, o desgaste do cooler do computador, entre outros aspectos? Pois é, o assunto ainda é bastante contraditório.

mineracao-bitcoin

Um caso interessante de analisar, na ótica do advogado do diabo, é o de um usuário do Reddit que investiu 10 mil dólares em maquinário para minerar Bitcoins, conquistando meras 300 Bitcoins. Na época, com o pífio resultado, ele cansou de perseguir o sonho do dinheiro grátis, perdendo cerca de 70% do seu investimento.

Será mesmo que vale gastar tudo isso pra minerar dinheiro virtual? Fora que é preciso superar o calor de uma central de mineração. Devido ao alto processamento, os computadores ficam superaquecidos a tal ponto que dá para usar para desidratar frutas! Cerca de 4 BTC minerados depois, olha o resultado da salada de frutas em cima do PC:

Chegando ao mainstream

Enquanto isso, os órgãos de finanças estatais tentam entender como poderão faturar o seu em cima das transações em Bitcoins.

O Ministério Federal de Finanças da Alemanha já reconhece a Bitcoin como uma moeda privada, mas insiste que não haverá isenção do pagamento de impostos para quem realizar atividades comerciais aceitando Bitcoins. Em junho deste ano, o governo alemão anunciou que o comércio de Bitcoins estaria sujeito a taxas de ganho de capital, assim como qualquer outra atividade comercial. Romain Dillet, do TechCrunch, especula que o grande interesse dos governos em encontrar formas de regular uma moeda que se propõe exatamente a ser politicamente independente pode fazer com que o propósito original da Bitcoin se perca com o tempo. Quem sabe ela até chegue a ser eleita como uma moeda internacional, mas provavelmente existirão regulamentações locais específicas em cada país.

Saindo de Kreuzberg, bairro da capital alemã onde é possível pagar por bebidas, discos e até bolos com Bitcoins, a moeda virtual vai aos poucos se tornando mais aceita. Além de pagar por itens escusos da deep web, já é possível também pagar por compras de serviços do WordPress, e fazer aquisições em sites como o Reddit e Mega, de Kim Dotcom. O Humble Bundle, por exemplo, já coloca Bitcoins juntamente com pagamentos via PayPal e cartões de crédito.

A paridade dos valores entre dólares e BTCs, no entanto, ainda é muito confusa, e é preciso entender qual a paridade que o site em questão está utilizando. Isso porque a moeda tem tido picos de valorização, e talvez saia mais caro pagar um item em Bitcoins do que em dinheiros norte-americanos – haja vista a primeira transação feita com a moeda, em janeiro de 2010, que pagava uma pizza com cerca de 10 mil BTCs, o equivalente hoje a quase 1,2 milhão de dólares.

berlin-bitcoin

Esse é o selo que costuma ser colocado à vista do público nas lojas que aceitam Bitcoin

O site WikiLeaks chegou a aceitar doações em Bitcoins depois que as operadoras de cartão de crédito impediram que seus clientes fizessem doações à iniciativa, evidenciando o verdadeiro poder do Bitcoin, que é desviar de regulamentações, embargos e exigências governamentais para fazer a transação financeira que o proprietário do dinheiro quer. Se é do interesse de alguém proibir um determinado tipo de transação, em contrapartida a Bitcoin não está nem um pouco preocupada com o que você está fazendo com aquelas moedas; a única coisa com a qual o sistema do Bitcoin se importa é garantir a idoneidade das transações, realizar os pagamentos de forma correta e continuar minerando Bitcoins.

No Brasil

Em terras tupiniquins, o Bitcoin ainda é vista com bastante desconfiança. Já existem sites especializados, escritos em português, que evangelizam sobre a moeda virtual, mas são poucos os estabelecimentos e serviços nacionais que aceitam Bitcoins como forma de pagamento.

Com a ajuda de Daniel Fraga, do site Loja Bitcoin, e do site Mercado Bitcoin, conseguimos elencar apenas seis estabelecimentos: o bar e bicicletaria Las Magrelas; a loja de componentes Webtrônico; a pousada Kyrios, que fica na praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo; a loja virtual de bebidas Terras Brasilis; a agência de aluguel de apartamentos Copa Apartments, no Rio de Janeiro; e um centro de práticas budistas, o Pedra Negra das Bromélias, na região serrana do Espírito Santo. Se você souber de mais algum, avise nos comentários que incluímos aqui.

O responsável pelo Las Magrelas esclarece que aceitam Bitcoins para “basicamente tudo”, e que fazem o câmbio entre Real e Bitcoin de acordo com o valor do dia da “bolsa de valores” Bitcoin – um dos sites mais usados para essa referência é o MT Gox. O Terras Brasilis também faz uso da mesma prática – no dia 11 de setembro, uma garrafa de Whisky Johnnie Walker Red Label, por exemplo, poderia ser adquirida por 0,21 BTC.

bitwallet

Com tão poucos estabelecimentos aceitando a nova moeda virtual para pagamentos, essa pode ser uma ótima opção de marketing. O responsável pelo Terras Brasilis revelou que quase 20% de todas as vendas do site já são feitas em Bitcoins.

Contradição ou excesso de controle?

Quem dera a preocupação dos governos fosse a de garantir a segurança financeira da Bitcoin. Se o medo fosse o roubo das suas preciosas Bitcoins, o próprio sistema trataria de lhe prover ao menos o alívio de saber que o ladrão não conseguiria fazer muita coisa com o produto do furto, já que é praticamente impossível lavar grandes quantidades de Bitcoins roubadas.

Toda transação feita via Bitcoins é pública. Ao acompanhar um arquivo público chamado Blockchain, é possível saber, hipoteticamente, que a Carteira de Bitcoins X fez uma transferência para a Carteira de Bitcoins Y, tornando possível rastrear onde estão as Bitcoins roubadas, mas sem saber quem é o proprietário delas. Contudo, se o espertalhão tentar tirar as Bitcoins daquele ambiente e transformá-la em dinheiro do mundo real, vai precisar fazer um cadastro, e é exatamente nesse momento em que ele é pego.

Lavar pequenas quantidades de Bitcoins roubadas é até possível, mas quem quiser mover milhões de dólares através da rede terá problemas, admitiu Sarah Meikelejohn, graduanda da Universidade da Califórnia que é co-autora de um estudo sobre o assunto, como se quisesse esclarecer que a rede de Bitcoins não seria exatamente um bom lugar para Walter White esconder sua fortuna ilegal. Uma reportagem da Wired destaca que qualquer criminoso que queira converter uma grande quantidade de dinheiro em Bitcoins teria que, em algum momento, fazer uso das casas de câmbio de Bitcoins, e estas têm se esforçado bastante para funcionar dentro da legislação federal norte-americana, que impede práticas que possam ser usadas na lavagem de dinheiro ilegal.

Ainda assim, por não haver para quem reclamar em caso de transações de Bitcoins mal sucedidas, os proprietários da moeda virtual estão sujeitos a roubos. Em abril de 2012, o site Betcoin perdeu 3.171 Bitcoins ao sofrer uma invasão hacker, o equivalente a cerca de 450 mil dólares, valor que ainda não conseguiu reaver (e nem espera que isso aconteça). No entanto, o ciberladrão vai ter problemas ao tentar lavar as Bitcoins roubados da Betcoin: serviços que se propõem a fazer esse serviço, como o Bitcoin Laundry ou o Bitmix, no geral não fazem o que prometem ou, pior, roubam as bitcoins que deveriam ser lavadas. Ou seja, ladrão que rouba ladrão… 100 anos de perdão, ou a eternidade com Bitcoins marcadas como ilegais.

Pode ser o novo Second Life ou o novo euro

Desde a sua apresentação, em 2009, a Bitcoin tem se desenvolvido de diversas formas. Aos poucos, ganha novos adeptos e locais que aceitam pagamentos com a moeda. No entanto, os processos matemáticos que a mineração utiliza vão ficando ainda mais complexos, requerendo máquinas ainda mais potentes para a criação de novos Bitcoins e a validação das transações feitas com a moeda virtual.

Por enquanto, a Bitcoin ainda paira como uma tendência, que pode ou não engrenar em um futuro próximo. Pode ser o novo Second Life, que resiste por alguns anos, mas acaba deixado de lado, mas é possível que se transforme no Euro da internet, facilitando transações e se tornando uma moeda única para pagamentos digitais.

Os governos ainda parecem assustadíssimos com o surgimento da Bitcoin, talvez por não saberem como podem incluí-la na economia do país, como regulamentá-la ou até como evitar que ela se torne a moeda padrão não apenas do mundo digital, mas também das transações entre marginais, dada a sua propriedade de ser anônima.

Quem se interessar pelo assunto pode procurar uma das casas de câmbio e comprar suas primeiras Bitcoins para testar como ela funciona. Os mais ousados podem usar o poder de processamento de suas máquinas para gerar suas próprias Bitcoins, mas será preciso um pouco mais de preparo técnico, paciência e investimento de tempo e energia (elétrica mesmo!).

Os mais descrentes ou receosos podem fazer como eu: ficar atentos e observar o mercado. Uma moeda que começou com pouca valorização e de repente salta de uma paridade de USD 13 para 120 precisa mostrar agora a que veio. O futuro da Bitcoin, contudo, não parece estar tão distante assim.

Tecnocast 071 – Vale a pena investir em bitcoin?

Não é por acaso que tanta gente vem falando sobre Bitcoin. A criptomoeda já chegou a valorizar mais de 10.000% em apenas um ano e bateu recordes históricos em 2017: um único bitcoin passou a valer mais de dez mil reais. E muita gente acredita que o Bitcoin não apenas continuará essa subida exponencial, como um dia poderá substituir a moeda que nós temos.

Calma! Será que vale a pena investir em bitcoins? O que é minerar? O Bitcoin será a moeda corrente mundial? Como uma blockchain vive, se alimenta e se reproduz? Dá o play que a gente conta tudo!

Mais sobre:
  • Bruno Cabral

    Modinha e um péssimo negócio.

  • Gaba

    Duas dúvidas:

    Primeira Dúvida:
    É preciso considerar também que o método de criação de Bitcoins baseia-se no poder de processamento da sua máquina para “minerar”…

    Ou seja, quem é mais favorecido atualmente (em moedas reais) será mais favorecido com BitCoins, já que terá mais recursos para ter um super computador minerando BitCoins, estou certo?

    Segunda Dúvida:
    Supondo que o estabelecimento Y, receba em BitCoins. Atualmente não há grande aceitação da moeda, então a pergunta é: o que o estabelecimento Y vai fazer com as BitCoins??

    Ok, há casas de câmbio, mas então, o que estas casas de câmbio fazem com as BitCoins? Pergunto porque como não há grande aceitação atualmente, os donos de BitCoins estão restritos à fazer poucas coisas com essa moeda, o que seria uma desvantagem enorme…

    • Américo

      A segunda dúvida parecia boa, mas pensando bem não faz sentido. Veja bem, se o dinheiro real, pagamos nossas dívidas… Daí vai pro banco… E ele reinveste (seja comprando títulos ou qualquer coisa assim). Ou revende, para quem tem interesse em investir na moeda ou quer transações com dinheiro em espécie por algum motivo. Logo, assim como o dinheiro real, o bitcoin circula. A diferença é que não desgasta e precisa ser recolhido para ser “re-feito” como o dinheiro real.

      Ou meu raciocínio está errado?

      • Rafael Machado de Souza

        nao está errado, justamente por que a maioria do dinheiro atual é virtual. tá la no banco, mas se todos os socios do banco tentarem sacar nao haverá papel moeda suficiente, hehe

        • Américo

          É exatamente isso que eu me refiro quando digo que o bitcoin gira tal qual o dinheiro real. Afinal, para onde vai? Fica apenas guardado como um dado de um banco de dados até que por algum motivo vai para outro lugar, ser outro dado ou em algum caso em particular, vire espécie (tal qual o bitcoin).

        • Caio Curvelo

          A diferença é que o dinheiro de verdade (real, dólar, euro) possui uma coisinha básica da economia chamada LASTRO! (inexistente no Bitcoin)

          Toda moeda emitida (seja ela palpável ou “virtual”) tem que ter seu valor atestado de algum jeito: geralmente em reservas de minério, gás, petróleo… resumindo, coisas que possuem valor no mundo real.

          É por esse motivo que um país não pode simplesmente sair imprimindo dinheiro pra pagar suas dívidas ou garantir o pleno bem-estar da população. Não é assim que o mundo funciona!

          • fabio ottobeli machado

            Na verdade o lastro atual também é virtual. Não existe mais essa garantia da moeda em reservas de minério, gás, etc. Os Estados Unidos atualmente tem impresso 85 bilhões de dólares ao mês para injetar na economia, como medida para tentar retomar o crescimento. Esses dólares impressos não possuem lastro em ouro ou outros ativos do mundo real. E a maioria das outras moedas é indexada pelo dólar, ou seja, podemos dizer que o lastro do Real e outras moedas é o dólar. Logo se vê que essa idéia de moedas com lastro encontra-se bastante fragilizada hoje em dia.

          • Jaison Carvalho

            O padrão-ouro foi abandonado em 1972, desde então não há qualquer lastro para emissão de moeda, as moedas são emitidas em um esquema de títulos da dívida pública dos países.

            O Bitcoin não é lastreado em nada assim como o ouro também era quando era utilizado como moeda, ou seja, o Bitcoin é uma “commodity virtual”.

            Esta questão do lastro, como você mesmo observou tem uma grande importância para evitar a inflação e acabar gerando instabilidade monetária (alo Brasil da década de 80), e o Bitcoin possui um mecanismo claro e eficiente de contenção da inflação como eu expliquei em outros comentários.

            Outra informação interessantíssima, atualmente além das moedas não possuírem lastro os bancos CRIAM dinheiro do nada ao conceder empréstimos através de suas reservas fracionárias, por este motivo é que todos os países do mundo temem uma corrida aos bancos, pois se todos os correntistas efetuassem saques nas suas contas não haveria dinheiro para todos.

          • Jaison Carvalho

            O padrão-ouro e consequentemente moedas lastreadas foram abandonados em 1972, atualmente nenhuma das grandes moedas é lastreada em nada, como o amigo comentou abaixo os EUA estão imprimindo e injetando na economia pouco mais de UM TRILHÃO de dólares por ano, e este dinheiro não tem lastro algum.

            http://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2013/09/18/bolsas-dos-eua-batem-novos-recordes-apos-bc-manter-estimulos-economicos.htm

            O Bitcoin não é lastreado assim como o ouro também não o é, o bitcoin é uma “comodity virtual”, e como você observou o problema da falta de lastro é o perigo da inflação, e neste caso o bitcoin possui um mecanismo claro e eficiente de controle da inflação monetária.

            Outra informação interessante, atualmente além das moedas não terem lastro os bancos CRIAM dinheiro do nada ao conceder empréstimos através de suas reservas fracionarias, por este motivo é que todos os países do mundo temem uma corrida aos bancos, pois se todos os correntistas resolvessem sacar não haveria dinheiro suficiente para todos.

    • Bruno Guerreiro

      Sobre a sua primeira dúvida, é também a minha grande dúvida a respeito do BitCoin.

      Se para minerar essa moeda precisa-se de poder de processamento (e pelo que eu entendi, vai ficando cada vez mais difícil de minerar), quem possui mais recursos em moedas reais terá mais poder para minerar e assim ter mais BitCoins…

      • Jaison Carvalho

        Não necessariamente vai ficando mais difícil, a dificuldade aumenta na mesma razão que o poder de processamento da rede aumenta, se por algum motivo o poder de processamento cair a dificuldade cai na mesma proporção.

        A Meta da dificuldade de mineração é manter a moeda em uma taxa de inflação constante e conhecida (atualmente esta taxa está em 25 Bitcoins a cada 10 minutos).

        Uma outra curiosidade é que a base monetária do Bitcoin tem um teto: 21 Milhões, depois disto não serão geradas mais moedas

    • Jaison Carvalho

      Ou seja, quem é mais favorecido atualmente (em moedas reais) será mais favorecido com BitCoins, já que terá mais recursos para ter um super computador minerando BitCoins, estou certo?

      >>A Grosso modo, quem puder montar um minerador com maior poder de processamento pode >>minerar mais moeda.

      >>O Que de fato acontece é que a mineração é um algorítimo que mantém a taxa de emissão de >>moeda constante (atualmente esta taxa é de 25 Bitcoins a cada 10 minutos), se um >>determinado computador com altíssimo poder de processamento entrar na rede a própria rede >>ajusta a dificuldade para manter a taxa de mineração constante, este mecanismo é uma >>componente anti-inflacionária da moeda.
      >>Lembrando que você não precisa minerar moeda para utilizar bitcoin.

      Segunda Dúvida:
      Supondo que o estabelecimento Y, receba em BitCoins. Atualmente não há grande aceitação da moeda, então a pergunta é: o que o estabelecimento Y vai fazer com as BitCoins??

      >>O estabelecimento Y pode trocar em uma casa de câmbio de Bitcoins ou trocar por bens e serviços de outros estabelecimentos que aceitem esta moeda, esta é a lógica para qualquer moeda e o bitcoin não escapa dela.

      • Bruno Guerreiro

        Sua resposta sobre o algoritmo manter a taxa de emissão constante é bastante esclarecedora.
        Obrigado!

        • Jaison Carvalho

          Este gráfico mostra a relação entre o aumento no poder de processamento e o aumento da dificuldade

          http://bitcoindifficulty.com/

    • Robertson Gomes Reis

      O Bitcoin, apesar de virtual é uma moeda como qualquer outra, porém não há controle de bancos e governos, o que significa que não sofre variação com a situação de um país ou outro.

      Isto não significa que seja uma moeda forte, é tão frágil como qualquer investimento.

      O dinheiro circula, vira uma informação na sua carteira (voce pode instalar o bitcoin wallet por exemplo em seu celular), eu tranfiro dinheiro de um lado para outro normalmente (onde aceitam é claro).

      Quanto a questão vale a pena o investimento ou não, é necessário analisar a moeda. Ela é muito volátil, muda seu valor constantemente (hoje de manha comprei bitcoin a R$ 1.451,00, neste exato momento está valendo R$ 1.490,00, isto nao quer dizer que vou ficar rico, daqui a pouco pode estar valendo 1,410 por exemplo.

      Aceitar bitcoin como forma de pagamento pode ser interessante, porém recomendo converte-lo em real rápido.

      Como investimento, é de alto risco, mas é possível sim trabalhar, comprando e vendendo de acordo com usa valorização e desvalorização.

      Se vai ficar, provavelmente não. O bitcoin logo terá concorrencias e perderá seu valor, mas o modelo de moeda provavelmente nunca mais acabará e logo poderá ser convertido de uma moeda pra outra.

      Colocar todo seu dinheiro lá e esquecer é uma loucura que pode ser boa ou ruim (houve um cara que em 2009 comprou US$ 27,00 e recentemente decobriu que tinha US$ 800.000,00 (li em algum lugar esta materia)… mas voce pode ter a surpresa ruim de investir 1 milhão de reais e daqui 5 anos achar , 0,10 centavos.

      Porém é um fato, hoje o bitcoin existe e é possível sim usar, comprar, vender, lucrar e ter prejuizo igual qualquer moeda (olhe o dolar hoje como variou).

      Tenho alguns reais investidos em bitcoins (uso para aprender), compro e vendo de acordo com “a bolsa” e tenho alguns na “carteira” também, é divertido (apesar que coloquei 200,00 na carteira e hoje tenho 219,00)…

      Vale a pena testar, usar … comprar e vender, só não tire o olho para não tomar prejuizo…

  • Diego Macan

    Post excelente…e como o meu receio e amor pelo meu suado dinheiro me impede de ser muito audacioso, vou continuar só acompanhando as notícias por enquanto. Pode até ser que isso de certo, mas segundo aquela regra antiga que também vale para a bolsa de valores, tudo que sobe, desce.

  • Marcio Gouvea Silva

    Uma coisa que não entendo e não vejo ninguém falar: todo este poder computacional da mineração serve para que? Para quem?

    • Jaison Carvalho

      Serve para duas coisas, controlar a expansão da base monetária (atualmente está em 25 Bitcoins a cada 10 minutos e cai pela metade a cada 4 anos) e para manter a integridade da rede

  • Rafael Machado de Souza

    vai ser pior do que o “proximo second life”.

  • andre1wolf

    Cautela, é sempre bom quando se trata de dinheiro, real ou virtual (será que está diferença ainda existe??).
    Não sei se será a bitCoin a moeda do futuro, mas não vejo algo de nivel global tão diferente disso.
    E outra, se você parar para pensar: hoje se rouba dinheiro oficial, se lava dinheiro oficial, e se paga produtos do “mercado negro” com moeda oficial, o que leva a crer que hoje não existe um sistema infalivel, e qualquer novo sistema financeiro será praticamente impossível eliminar estás práticas.

    • Abraão Caldas

      A moeda pode ser fracionada, ex.: 0,000001 bitcoin.
      Mesma coisa é o mercado de ações ou você acha que aquilo ali não é manipulado.

    • BrasilBitcoin

      Aconselho a vc a ler um pouco e sair do achismo

  • Eu já tentei aventurar nesse mundo dos bitcoins mas dá muito trabalho e o retorno não é satisfatório.

  • Gredsonsantos

    excelente texto. Não podemos esquecer que o Bitcoin é descentralizado, logo podemos fazer trocas, sem que o governo nos roube,por isso o medo dos governos.

    Recomendo um excelente video do Daniel fraga a onde ele fala mais sobre bitcoins:http://www.youtube.com/watch?v=znwZ6M0jW-o

    • Gaspar Pena

      @Vagner Alexandre Abreu

      “E se o Bitcoin é aberto, por que não se abre quem foi o criador REAL dele? Com rosto e tudo? Nada se cria “do nada”. E se alguém está anônimo, não está aberto.””

      É justamente por isso que não importa quem o criou. O código é aberto. Basta ler o código. Ou você precisa saber o nome do inventor da roda para perceber que ela funciona?

    • Gaspar Pena

      Pessoas não precisam entender de mecânica para dirigir um carro. O mesmo pode-se dizer da Bitcoin. Se você não sabe ler o código-fonte, chame um amigo programador e peça para ele dar uma olhada, assim como você faz com um mecânico de confiança. Mas tem que ser um programador dos bons, não qualquer Zé Ruela. De preferência um que entenda criptografia (chave pública/privada) e linguagem C, que foi usada originalmente.

      • agil.consultoria.cadastral

        Em minha experiência vejo o Bitcoin como um investimento interessante, não apenas pela variação de preço com a certeza de alta no longo prazo, mas pela possibilidade de aplicação financeira sem pagamento de imposto oque torna a operação muito lucrativa e os bancos pagam juros altos para depositos e aplicações em bitcoin. um exemplo é o banco p2pbank.cc que aceita aplicações em bitcoins com juros de 0.3% ao dia cerca de 9,4% ao mês.

      • rrfelix12

        Minere sem Gastar energia ou deixar o pc ligado.Minere nas nuvens.
        Acesse o site abaixo e confira.

        https://cex.io/r/1/ronaldof2/0/

        Muito Fácil de usar.

      • Ronaldo F.

        Bitcoins FREE

        É só se cadastrar e receber os bitcoin e outras moedas por dia.

        https://qoinpro.com/b7cc37be59e43f31478849b9e811bc74

        • jalves

          Você pode tentar, todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.

      • Marcilene Almeida

        BITICOIN NAS NUVENS ESSE É O FUTURO

        ESSE EU RECOMENDO POIS JÁ ESTOU PARTICIPANDO E JÁ ESTOU GANHANDO

        MUITO EU JÁ NEM PRECISO TRABALHAR FORA MAIS.

        VEJA O LINK E SE CADASTRE E VEJA COMO E FACIL GANHAR DINHEIRO PAGAMENTO SÃO FEITO EM EUROS,BITICOIN,E DOGE COIN

        CADASTRE NESTE LINK http://cointellect.com/?code=d2f28a15

        • jalves

          Aumente seus ganhos Você pode tentar, todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.

      • Victória Calixto

        Pelo que eu sei da Bitcoin, ela não foi feita para ser uma moeda no sentido típico da palavra, mas sim um sistema de pagamento rápido e barato (no que tem tanto sucesso que o Nobel Schiller a considera como o sistema de pagamentos do futuro) e uma reserva de valor (no que ainda não tem sucesso, por causa da sua volatilidade inicial, mas no que pode vir a ter no futuro, justamente por causa das limitações que você citou na impressão). Além disso, acho extremamente importante que tenhamos uma moeda que não dependa de governos. Argentinos e venezuelanos, por exemplo, que possuem altíssimas taxas de inflação, se beneficiariam muito disso, assim como nós, na época da hiperinflação, precisávamos. Como teria sido aquele período se o bitcoin fosse difundido? Collor não teria confiscado nossa poupança, pois seria impossível. Se os empregadores optassem por pagar empregados em bitcoin, seus salários não se desvalorizariam. Se houvessem muitas lojas virtuais que a aceitassem, Sarney simplesmente não teria conseguido decretar o congelamento de preços.
        A política monetária é um assunto muito sério, e que afeta muito a vida da população, para ser colocada nas mãos de governos corruptos e populistas de países subdesenvolvidos, como os da América Latina, de partes da Ásia e da África (que são até piores que os nossos). A bitcoin (e algumas outras coisas, como outras reservas de valor e a impossibilidade de uma censura completa por causa da internet) significa um importante limite ao poder do governo na vida dos seus cidadãos. E nem todos que defendem a bitcoin são anarquistas. A maior parte de seus adeptos são apaixonados por tecnologia, economistas liberais e investidores.

      • Ahan

        300 x 600 = 180.000

      • Ahan

        A taxa de manutenção atual da conta torna inviável ter um bom retorno. CloudMining é um péssimo negócio, bem como comprar hardware para minerar, a dificuldade das moedas estão altas demais bem como o valor da energia no Brasil, salvo se você for investir tipo R$ 1.000.000,00 +, daí é outro assunto. Fora isso o que resta é comprar bitcoins no mercado nacional ou internacional e revender por um valor mais alto.

      • Sperry

        849,98 = 1 bitcoin em 02/04/2015 será que não compensa? Será que no futuro não vai valer mais nada? kkkkk

        • Michael Mascarenhas

          amigo, se voce comprou essa moeda em 2015 vc já esta tendo 100% de lucro, hoje 11/05/2017 o bitcoin esta valendo 1700 dolares.

      • Joaquim

        Estou pesquisando os prós e os contras do bitcoin, mas encontrei no site abaixo, o porque vale apena usar bitcoin. Se pensarmos nele como investimento ainda é um pouco arriscado, mas como moeda de troca instantânea é uma ótima opção.

        http://www.foxbit.com.br/blog/bitcoin/o-que-e-bitcoin/

      • Mon Lapin

        Não existe almoço grátis!

      • Ruhan Fernando

        foda no momento de hj 300 moedas seria nada mais do que 270 mil reais…

        • Alex Martins

          Bom dia mas vc consegue comecar om 1000 reais me chama q te explico [email protected]

      • Ranyere Serra

        Antônio, não se acha bitcoin no chão, você as tem de 2 formas, a primeira é minerando, processo que durará até 2040. A segunda é comprando numa casa de câmbio. No primeiro caso o Estado já taxou quem se arrisca a minerar, cobrando pela energia e pelos impostos sobre a aparelhagem, no segundo caso é mais fácil ainda é só o governo estipular um preço sobre cada montante de moeda nacional transferida para bitcoin. Quais quer taxas que vão para além dissas é um abuso e faz bem não existirem.

      • borges

        Conheça a Hash Hocean que atua no mercado de mineração de Bitcoin desde 2010 pagando a todos os seus Afiliados Diariamente e é a empresa de mineração que esta em Primeiro lugar no Rank das Maiores mineradoras do Mundo.

        🎯A Empresa possui alto poder de mineração porque 7 centros de dados em diferentes cidades ao redor do mundo São elas em:

        ▶ 2 em San Francisco

        ▶ 1 em Nova York

        ▶ 2 em Nuremburg

        ▶ 2 em Cingapura

        ✳ A Hash Ocean utiliza a maior parte dos recursos captados em diversos países para ampliar os números de máquinas com alta capacidade de mineração e assim continuar sendo a maior empresa de mineração do mundo.

        ✅ Hash Ocean lhe oferece:

        ✅ Cadastro Gratuito

        ✅ 15 KH/S de poder de Mineração Grátis para você

        ✅ Investimento Inicial Pequeno apenas $6,20

        ✅ Pagamento Diário e Automático em sua Carteira

        💲Você terá um ganho de 30% a 40% sobre o seu Investimento e o poder de mineração uma vez adquirido ele não expira é vitalício para você continuar minerando por toda a sua vida.

        💲Você Receberá um Bônus de 5% de todo o Investimento que o seu convidado fizer na Hash Ocean

        ————————————————————————————–

        (AVISO: Na Hash Ocean não existe Mensalidade)

        ————————————————————————————–

        A Hash Ocean não é uma empresa ou site de Cotas, MMN ou Pirâmide Financeira, a Hash Ocean é uma empresa de Mineração de Cripto Moedas! Principalmente o Bitcoin e lhe dar a possibilidade de você adquirir os Poderes de Mineração e Ganhar Muito Dinheiro com isso.

        ————————————————————————————–

        ⭕ Todos os pagamentos são pagos diretamente em Bitcoin e vão para a sua carteira cadastrada.

        As Comissões são Revertidas e pagas para você em KH/S (Poder de Mineração) sendo assim eles serão seus para sempre.

        🔘 A Hash Ocean usa o dólar ($) como referência.

        💰Todos os seus ganhos independente do valor que você tiver você poderá colocar no Automático e os valores serão enviados diretamente para a sua Carteira de Bitcoin cadastrada na em seu BackOffice.

        Todos os Valores que você colocar para acumular você poderá reinvesti-lo sempre que o montante tenha acima de 0,005 BTC, ou seja, $6,2.

        Seja Bem Vindo(a) a Revolução do Bitcoin Hash Ocean

        https://hashocean.com/signup/?rid=311046

        🕕 “É na Hora da Decisão que Você Traça o Seu Futuro” 🕕

        • Michael Mascarenhas

          já saiu do ar… kkkkkk

          • jalves

            Você pode tentar, todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.

      • Silvano Ratho

        Pra quem quer começar investir em bitcoin a hashocean é garantido e para se cadastrar basta clicar no link abaixo e colocar seu e-mail eles já lhe enviam sua conta e senha, a hashocean já vem desde 2012. Com esse link você ganha 15Khs.

        https://hashocean.com/signup/?rid=552379

      • johaness vix

        Tens de ser muito idiota pra achar que bitcoin realmente valem o que dizem valer… vai lá e tente gastar o dinheiro vamos ver se vai conseguir alguma alma caridosa pra te dar esse dinheiro nas mãos!
        Cara uma coisa só vale o que dizem se alguém quiser lhe pagar por isto.

        • Aislan J Dias

          Se atualize me fi. É possível transformar bitcoin em cash rapidamente hoje. Credite 1 bitcoin p mim q eu mostro em 24h o valor em minha conta corrente.

          • johaness vix

            vire homem pra falar comigo voce é menino ainda.
            nao sabe nem o valor do dinheiro real. ganhe seu proprio dinheiro e pare de depender dos pais.

            • Arthur Henrique Cardanha

              Cara … Qual foi o sentido disso??? O cara fez um comentário plausível e vc alem de não responder insultou o cara. E vem pagar de adulto na internet ….

          • Joao Pimenta

            Caro Aislan J Dias, sou iniciante na área.
            Pode por favor me dizer como na prática transformo bitcoin em dinheiro?
            Tenho 10 bit e quero transformar em Reais na minha conta do banco itaú por exemplo
            Como na pratica isso é feito?
            Agradeço desde já qualquer ajuda
            Grande abraço

            • Aislan Dias

              Entra em contato comigo que explico: 85 998518805 (whatsapp)

            • Junior

              simples . se quiser lhe ajudo ..
              entre em contato comigo que faço um passo a passo pra voce

            • Michael Mascarenhas

              neste site você pode vender e comprar bitcoins com facilidade.
              http://www.mercadobitcoin.com.br
              tambem tem um chamado cambiobit

              obs: o bitcoin hj conforme o site coinbase esta valendo aproximadamente 1700 dolares…..

            • Alex Martins

              casa de cambio

            • Pedro Moreno

              Primeiro crie uma conta no banco neteller, depois deposite os seus bitcoins, mas no processo de criação da conta vc devera escolher em qual moeda vc prefere receber e por fim e so depositar e seja feliz. https://www.youtube.com/watch?v=oPlJW6V7VSA aqui mostra como se cria a conta.

          • Michael Mascarenhas

            ate eu quero, to na luta pra conseguir um bitcoin… o valor dele esta no mais alto já registrado.

            • Alex Martins

              vem comigo que tbm estou entrando tenho um amigo que esta nesta desde janeiro deste ano

          • Ricardo Becker

            Boa tarde Aislan, estou querendo entrar num site de pesquisas que paga em bitcoins (btcclicks) – por favor me diga se é confiável e como faço prá transformar os ganhos em depósitos na minha conta. Muito obrigado

            • jalves

              Tem pessoas tão desatualizadas não é Veja isso, muitos pessoas precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge

          • jalves

            Tem pessoas tão desatualizadas não é Veja isso, muitos pessoas precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co

        • Francisco Aristides

          idiota e aquele que nao consegue investir uma quatidade para o futuro entao fique na sua aposentadoria

        • Michael Mascarenhas

          Cara, pesquisa um pouco primeiro antes de falar estas coisas, atualmente você pode fazer o câmbio do bitcoin em vários sites, e em questão de horas ter o dinheiro em real, dolar ou euro….

          olha neste link: http://www.mercadobitcoin.com.br
          ou no bitcambio

        • iatks atks

          Seu trouxa a visa e a mastercard patrocinam o bitcoin, santander tem a xapo, limite diario de retirada de 3000,00, vai procurar saber mais.

        • jalves

          Que tal verificar, todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.

        • Luis Silva

          pagar diretamente em bitcoins produtos reais os locais são escassos

          mas no banco neteler transforma rapidamente bitcoins em moedas reais por exemplo

      • johaness vix

        impossivel

      • johaness vix

        naquele tempo sim hoje em dia não.

        • Mauricio Guimaraes

          meu vc não acompanha mercado financeiro só pode!!!!
          1 Bit esta valendo hoje R$5.559,00 kkkk

          • Igor Paim

            1BTC = R$9.544,00 e subindo

            • lessi l martins

              me tire uma dúvida eu nao tenho intenção de minerar acho que pelo menos pra mim nao vale a pena , mais quero comprar Bit é um bom negocio comprar ou so vale apena mesmo minerar , e se vale a pena comprar mesmo se for poucas quantidades.

              • Mauricio Guimaraes

                Já existem especialistas que dizem que o Bitcoin vai chegar a $11.000,00 (dólares) ai vc pensa se vc tem uma grana que pode ficar parada vale a pena sim !!! Se vc quiser fazer aplicação em uma trade de Bitcoin ai sim vale a pena !! Me manda um email que eu te ajudo [email protected]

              • Michel Vargas

                lessi, me chame no whats você pode obter bitcoins minerando na nuvem é altamente lucrativo. 53 9 84048036, me chame lá. Abraços.

          • jalves

            Tem muita gente sem noção. Muitas pessoas precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge

      • johaness vix

        conversa de moleques que podem perder dinheiro
        pra quem quiser garantir aposentadoria nao é este o caminho.

      • johaness vix

        certeza de alta? de onde voce tirou esta merda???

      • johaness vix

        estamos falando do passado meu chapa

      • Elexsandro

        Olá,
        eu faço trading em bitcoin a mais de 3 meses, os resultados são otimos,
        segue abaixo o link do video
        http://tradebitcoin.com.br/#/blog/1fy0o8z8f/video/video-1

        segue meu link de indicção
        https://bitcoin-at.com/elexsandrosilva

        O sistema faz a compra e venda pra você. Detalhe que não é marketing multinivel e é voce que controla o seu dinheiro.
        os videos são auto explicativo, mas segue meu e-mail para ajuda se preferir ([email protected])

      • johaness vix

        isso é conversa de moleques, um investidor decente jamais iria colocar suas economias nisto

        • Michael Mascarenhas

          amigo, varios grupos de investimentos atuais estão investindo cerca de 15 a 25% do capital investido em criptomoedas, e todos os dias tem rendimentos de ate 1% ao dia. Pesquise sobre o mercado antes de falar besteira….

      • Flavio Junior

        Conheça o plano de ganho em estágios, exclusivo BITCOINTASK

        Comece a minerar bitcoins hoje!

        Com os códigos de máquinas gratuitas, os afiliados podem conhecer nosso negócio na prática e ainda faturar até 0,025 bitcoin (mais de R$ 100,00).

        Cadastre-se agora!
        https://www.bitcointask.com/r/flaviofjr

      • Camila Lima

        http://www.trabalharcombitcoin.com.br/vemempreender aprenda a trabalhar e ganhar com bitcoin site top

      • Bruno Fernandes

        CONSULTORIA INVEST BITCOIN*

        -> *Quais são os Planos de Investimentos que rendem 2,2% ao dia ?*

        *- Conta de 0,10 (10% de 1 Bitcoin = Custo de +- R$ 290,00 a R$ 330,00 reais )*
        -> 0,10*2,2% = (0,0022 satoshes de bitcoin ao dia) = +- R$ 6,44/dia a R$ 7,33/dia = *Rende de R$ 580,00 a R$ 660,00 em até 90 dias;*

        *- Conta de 0,30 (30% de 1 Bitcoin = Custo de +- R$ 870,00 a R$ 990,00 reais )*
        -> 0,30*2,2% = (0,0066 satoshes de bitcoin ao dia) = +- R$ 19,33/dia a R$ 22,00/dia = *Rende de R$ 1740,00 a R$ 1980,00 em até 90 dias;*

        *- Conta de 0,50 (50% de 1 Bitcoin = Custo de +- R$ 1.450,00 a R$ 1.650,00 reais)*
        -> 0,50*2,2% = (0,011 satoshes de bitcoin ao dia) = +- R$ 32,22/dia a R$ 36,66/dia = *Rende de R$ 2900,00 a R$ 3300,00 em até 90 dias;*

        *- Conta de 1 Bitcoin (custo de +- R$ 2.900,00 a R$ 3.300 reais)*
        -> 1*2,2% = (0,022 satoshes de bitcoin ao dia) = +- R$ 64,44/dia a R$ 73,33/dia = *Rende de R$ 5.800,00 a R$ 6.600,00 em até 90 dias;*

        *- Conta de 2 Bitcoins (custo de +- R$ 5800,00 a R$ 6.600 reais)*
        -> 2*2,2% = (0,044 satoshes de bitcoin ao dia) = +- R$ 128,88/dia a R$ 146,66/dia = *Rende de R$ 11.600,00 a R$ 13.200,00 em até 90 dias;*

        *- Conta de 4 Bitcoins (custo de +- R$ 11.600,00 a R$ 13.200,00 reais)*
        -> 4*2,2% = (0,088 satoshes de bitcoin ao dia) = +- R$ 257,77/dia a R$ 293,33/dia = *Rende de R$ 23.200,00 a R$ 26.400,00 em até 90 dias;*

        -> *Quais são os passos para comprar Bitcoin e realizar o investimento ?* <-

        *Passo 1*
        *-* Criar sua carteira digital no Mercado Bitcoin e enviar a foto da sua identidade ou Habilitação para liberar os limites de saques, depósitos, transferências e tudo mais;

        *Passo 2º*
        *-* Criar o aviso de depósito no sistema e Depositar na boca do caixa (caixa econômica, Banco do Brasil e Santander) ou transferência (Banco do Brasil e Santander), o valor que informou no sistema;

        *Passo 3*
        *-* Enviar o comprovante de depósito pelo sistema;

        *Passo 4*
        *-* Após creditar o saldo, tranformar o saldo de Real para Bitcoin, comprando Bitcoin;

        *Passo 5*
        *-* Cadastrar-se na Gladiacoin no pacote escolhido (0,10 / 0,30, 0,50, 1, 2 ou 4 bitcoins) e pegar o código de ativação da conta, para transferência do valor em Bitcoin da sua carteira para o Id de ativação gerado no final do cadastro da conta de investiento na Gladiacoin;

        *Passo 6*
        *-* De volta no Mercado Bitcoin, transferir o valor do pacote escolhido para o código de ativação copiado no passo anterior.

        *Passo 7*
        *-* Pronto! dentro de 2 horas estará ativo no sistema. Se tudo ocorrer antes de 14 hs, às 15 horas vai processar o pagamento e já receberá em seu extrato que foi realizado o processamento de 2,2% de ganho. Se o valor ultrapassar a 0,03 bitcoins (cerca de 120,00), já vai para sua carteira automaticamente.

        Maiores informaçoes : [email protected]

        • Wesley Santana

          O único esclarecimento que encontrei na internet para leigos como eu obrigado!!!

          Estou muito interessado em investir em bitcoins, porém as dúvidas são maiores, como por exemplo, esse ganho citado de 2,2% ao dia, acontece de forma estática, ou tenho que fazer algo??? O que seria essa tal de “mineração”??? e por ai vai…..obrigado pela atenção!

          • Alex Martins

            na verdade guerreiro este 2.2 é que rende ao dia, nao precisa fazer nada so monitorar se quiser te paço mais detalhes pode me chamar (11) 947912474

      • Leo Santos

        Vale a pena pois só valoriza, estou lendo esse texto justamente por indicação de um professor da faculdade de economia, e na moral discordo de quase tudo lido aqui, não é preciso minerar o bitcoin, hoje existe varios lugares que emprestam inclusive e depois que um grande empresário norte-americano comprou 1 bilhão de doláres em bitcoins será que ainda resta duvida que ela é uma forte candidata a moeda virtual do futuro? Eu acredito que sim e por isso já investi e lucrei bem mais que qualquer outra aplicação!!!

        • Michael Mascarenhas

          certamente vale a pena, o grupo de investimentos do qual faço parte investe 16% do capital investido em criptmoedas, e devido a isso nos mantemos lucrando mesmo na crise financeira..

        • jalves

          Eu também não acretiva, todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.

      • Tancredo Bento

        e se fosse hoje os meros 300 btc valem apenas 381.700 dolares kkkkkk

      • Gustavo Vieira

        Hoje o cara que minerou 300BTC está rindo dessa matéria.

        • Francisco Aristides

          chorando deve ser o cara que fez a materia achando que nao ia prestar no futuro kkkk

          • Diogo Vieira

            Hoje o cara com 300BTC esta com 720.000 Dollar!!!

            Enquanto isso o dono da materia: “Os mais descrentes ou receosos podem fazer como eu: ficar atentos e observar o mercado.”

            • Éverton Resende

              Neste momento, o cara ta com R$ 2.831.605,40 ….

              • Diogo Vieira

                789.000,00 Dollars! Now

              • Vinicius Takai

                kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu venho do futuro e a moeda virtual vale a pena ( ͡° ͜ʖ ͡°)

              • jalves

                Atualize-se Todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.

            • jalves

              Você pode tentar, todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.

      • Romulo Pinheiro

        Logo no inicio já vimos uma extrema ignorância. Assemelhando e comparando Marketing Multinível a pirâmides financeiras. Vou Deixar aqui algo que vai dar uma base de conhecimento.
        http://www.justica.gov.br/noticias/boletim-explica-a-diferenca-entre-piramide-financeira-e-marketing-multinivel

      • Joiceneide Abel

        na de hoje valendo 1.100 Trumphs ele estaria com 330k de U$. e ja teria seu primeiro milhao de R$

      • Francisco Aristides

        kkkkkkkkk e agora ele poderia estar rico de vez se deixasse o dinheiro guardado agora em 2017 vacilao kkkkkkkkkkkkkk 4k R$ se e loco

      • Francisco Aristides

        ok quando descobrir o codigo SHA-256 vc vem me passa o tutorial que como fazer 1 bit

      • Michael Mascarenhas

        tem varios jeitos de conseguir bitcoins gratuitos, porém, demora uma vida, tu passa anos e anos pra conseguir os bits

        • jalves

          Você pode sacar todos os meses veja Tem muita gente sem noção. Muitas pessoas precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge

      • Danilo Ferreira Junior

        Boa tarde a todos ! Bom , não tenho experiência alguma em investimentos , gostaria de ter um rendimento que valesse a pena

        pois meu ramo de trabalho é humilde e o salário é pouco .

        Estou
        sempre pesquisando na internet ( como ganhar dinheiro na web ou como
        trabalhar na internet ) ai começaram aparecer vários sites relacionados a
        este assunto , acabei comprando um curso que ensina os métodos de como
        ganhar dinheiro na net , porem a pessoa tem que ter um certo
        conhecimento em informática que não é o meu caso , perdi dinheiro .Agora tem aparecido um site para investi em Bitcoins e queria saber mais detalhes deste dinheiro virtual , podem ajudar

        • Alex Martins

          me chama guerreiro (11)947912474 wats

        • jalves

          Todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.

      • SCARFACE GAMES BRASIL

        1 BTC vale 7,4 k HOJE.

      • Mutano Nocivo
      • Wesley Câmara

        Hoje o cara que minerou 300BTC tem 600.000USD

      • Luiz Henrique

        Muita desinformação a respeito das moedas virtuais e descentralizadas como o bitcoin, que nada mais são do que uma versão contemporânea das pirâmides: um programador cria a moeda sem nenhum investimento além do seu próprio tempo para criar o programa. Se a moeda pegar, como ocorreu com o bitcoin e outras que surgiram depois, ocorre o seguinte: (a) seu criador se torna bilionário; (b) os que compraram bem no início se tornam multimilionários; (c) os que compram depois ainda podem multiplicar entre 10 e 100 vezes seu investimento; (d) os que compram por último poderão até ganhar algum dinheiro; (e) no final, a moeda vira pó e quem tiver investimentos na mesma perderá tudo. Infelizmente, o estágio (e) ainda não ocorreu, mas irá ocorrer em breve, pois já existem centenas de moedas virtuais surgindo e disputando o espaço conquistado pelo bitcoin e outras mais conhecidas. Importante: sou professor de engenharia, administração e economia com elevada titulação acadêmica, e não um leigo dando palpites na internet. Abraços

        • Mauricio Guimaraes

          Interessante sua colocação, não concordo com pq o Bitcoin não é apenas algo que vc minera e ganha, hj vc paga contas compra intens transferi dinheiro para qualquer lugar no mundo, então não concordo muito com que vc escreveu, mas respeito sua observação tem logica se fosse apenas mineração e vendas da moeda.

        • Max Kleinschmidt

          Nao acho que a moeda que vai extinguir o dinheiro em cedula vire po… nao mesmo… nao depois do Ripple.

        • Cesar Augusto Ceccon

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quase me mijei de rir…

      • Beatriz Grimaldi

        Hoje valendo 9 mil cada;D

      • Carlos Eduardo Balocco

        Eu parei de ler no primeiro parágrafo. Que idiota rs

      • Sonic

        Avisa aí que em junho de 2017 a moeda tá valendo 10 mil reais.

      • Michel Vargas

        A Pessoa pode alugar uma maquina para minerar bitcoins, é altamente lucrativo Eu tenho um e-book que fala sobre isso, quem tiver interesse me chame pelo whats 53 984048036

      • Diego Mojave

        Informação de suma importância, agregou muito para mim, complementou um outro artigo que estava vendo que fala mais sobre o funcionamento operacional da moeda: https://www.weblink.com.br/blog/e-commerce/entenda-o-funcionamento-da-bitcoin/

      • Sonic

        Não canso de rir disso sauhsauhsuahs

      • Amanda Bynes

        melhor empresa para se investir em bitcoin é a genesis mining com suas amplas farm de mineração que são totalmente verdadeira aqui deixo um codigo de bonus caso queira começar a minerar nela voce já obtem 3% de desconto em qualquer compra com este codigo bonus >> gEDwpB <> 21C0F147 <<

        as duas empresas listadas acima tem o poder de mineração sha256 com pacote vitalicio
        resumindo uma vez que se investe você continuara recebendo pelo resto da vida ;D

      • Marcos Omag

        Bitcoin não tem valor algum pois não está lastreada em um ativo de reconhecido valor e que pode ser guardado junto ao seu dono, como é o ouro. Simplesmente, não existe como moeda. As tais “bolsas de bitcoin” calculam o seu “valor” apenas em “confiança” cega propagandeada pelos adeptos da “moeda” virtual. Quando descobrirem que seu “ouro” virtual não tem como base nada do mundo real, a tal “moeda” virtual valerá menos do que a linguagem de máquina usada para a sua “mineração” fictícia.

        • jalves

          Você pode tentar, todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.

      • Marco Tulio Frota

        A moeda (se assim pode ser chamada) não tem lastro. Qual, motivo de um ano atras estar valendo 600 e hoje 2200 US$? Isso sem dizer que a emissão/enxugamento não tem o menor controle. A ideia de moeda digital é interessante, mas não da forma como as cripto moedas foram criadas.

        • Mateus Oliveira

          Não está sendo emitida os bitcoins, existe um limite. Você precisa estudar muito sobre isso.

        • jalves

          Você pode todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.

      • thiago da luz

        esse cara deveria ser demitido oaidjoasijd

      • Pedro Figueiredo

        Pessimo conteudo.

        • jalves

          Todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.

      • Fábio

        O problema é que você não pode sacar o dinheiro do bitcoins. Essa é a charada.
        Você pode ter 1 milhão de dolares de bitcoin, mas tenta sacar essa grana….

        • Mateus Oliveira

          Mano, vc precisa estudar, é possível fazer isso bem rápido, pode inclusive passar para um cartão pre-pago que pode ser utilizado como um cartão normal.

          • jalves

            TODOS precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA.

        • jalves

          Muitas pessoas precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA.

      • Publicidade Livre

        Agora surgiu a moeda kepler. 1 kepler corresponde a 1 dólar. Pode ser trocada por reais. Aí, quem tem as moedas virtuais pode vendê-las nos sites de anúncios. A forma de minerar é recebendo links de anunciantes no e-mail. Não necessita de sistemas complexos. Cada link clicado e anunciante visitado dá o direito de receber 5 centavos da moeda kepler. O saque é a partir de 1 kepler. A pessoa recebe a imagem da moeda virtual. Para abrir o arquivo criptografado, é dado um código. É interessante. É uma nova possibilidade de ganhos reais.

      • Rene Negrao

        Olá eu sei que não conheço quase nada de bitcoins, mas quanto vale $0,044 bitcoins? Tem diferença entre $ 0,044 do que $ 0.044 bitcoins? Nos sites de clicks? Quando converto em Real, não tenho certeza do valor R$ 587,98 é isso mesmo? Me ajudem aí!

        • jalves

          Muitas pessoas precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge

      • Roberto Camarota

        Pq será q milionários ao redor do mundo estão investindo em moedas criptografadas (Bitcoin) e os Bancos estão tão preocupados com quem investe nessas moedas. Em algumas agencias até convidaram correntistas, q investem nessas moedas, a encerrar suas contas. No congresso estão debatendo como tentar regulamentar (interferir / taxar) a compra e venda dessas moedas
        O futuro esta batendo à nossas portas, não abre a porta quem não esta em casa..
        É isso……vamos em frente.
        Roberto

      • jalves

        Muitas pessoas precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge

      • jalves

        Tem muita gente sem noção. Muitas pessoas precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge

      • jalves

        Você pode tentar, todos precisam saber disso Ganhe R$ 3,000 por mês em BITICOIN em apenas 5 minutos diário Click verifirique https://www.dogecoinmais.co… e vc pode sacar todos os meses, ontem ganhei um premio de 5.6038 doge SEM TER QUE PAGAR NADA, verifique.