Threads quer deixar usuário ocultar publicações antigas

Função que permite esconder postagens sem apagá-las já está em teste no Threads e pode ser liberada nos próximos meses

Emerson Alecrim
Por
Mão segura celular. Nele está a marca do aplicativo Threads.
Threads quer deixar usuário ocultar publicações antigas (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Meta segue implementando ou testando recursos no Threads para consolidar a plataforma no mercado. A medida mais recente é um recurso que permite ao usuário ocultar manualmente publicações selecionadas. Quando essa opção é utilizada, o conteúdo não fica visível na rede social, mas também não é apagado.

Tudo o que o usuário precisa fazer é tocar no ícone com três pontos no canto superior direito da mensagem e selecionar a opção Archive Now (Arquive Agora). Se bater o arrependimento, tudo bem. As mensagens arquivadas podem ser restauradas a qualquer momento.

Por mais que essa pareça ser uma funcionalidade pouco relevante, uma função de ocultar mensagens é um recurso esperado há muito tempo por usuários assíduos do X/Twitter. Ali, se você não quiser que determinada mensagem apareça em seu perfil, tem como única opção apagá-la.

A opção de arquivar publicações acaba sendo um diferencial do Threads, portanto. Como a rede social tem íntima ligação com o Instagram, a funcionalidade faz ainda mais sentido. Afinal, a opção de ocultar postagens existe há tempos no Instagram e é muito usada por lá.

Função de ocultar postagens no Threads (imagem: Threads/Adam Mosseri)
Função de ocultar postagens no Threads (imagem: Threads/Adam Mosseri)

Por enquanto, é só um teste

De acordo com Adam Mosseri, líder do Instagram, o recurso de ocultar mensagens está disponível para um pequeno número de usuários do Threads, pois o recurso está na fase de testes. O plano é liberar a funcionalidade para todos os usuários em algum momento. O executivo só não deu um prazo para isso.

Mas é possível que, quando o recurso for liberado, ele não faça parte das funcionalidades ativadas por padrão no Threads. Isso porque, no post em que anuncia a novidade, Mosseri revela que o feedback obtido em uma pesquisa com usuários é o de não tornar o arquivamento de mensagens um recurso padrão.

“Então vamos tentar [implementar] isso como uma opção”, finalizou o executivo.

Talvez os usuários esperem que outras funcionalidades sejam tratadas com mais prioridade, a exemplo do Trending Now, uma espécie de “trend topics” para o Threads. O Trending Now começou a ser liberado em março, mas nos Estados Unidos. Essa função ainda não está disponível em escala global.

Receba mais sobre Threads na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados