Início » Antivírus e Segurança » Criaram um software que promete resolver captchas em mais de 90% das tentativas

Criaram um software que promete resolver captchas em mais de 90% das tentativas

Emerson Alecrim Por

Sistemas de captcha existem para comprovar que quem está tentando acessar determinado serviço ou conteúdo é, de fato, uma pessoa. Estas soluções costumam funcionar bem, tanto que se alastraram pela internet, mas uma pequena empresa de nome Vicarious AI afirma ter criado um software capaz de resolvê-las na maioria das tentativas.

recaptcha

Não é que já não existam mecanismos capazes de resolver verificações em captcha. A principal diferença em relação a estes é que o sistema da Vicarious o faz com uma precisão enorme. De acordo com D. Scott Phoenix, um dos seis pesquisadores que fundaram a empresa, o índice de sucesso do software beira os 90% em captchas de serviços do Google, Yahoo ou PayPal, por exemplo, chegando aos 99% em alguns casos.

Sem revelar detalhes, os pesquisadores explicaram que a "mágica" está nos algoritmos que aperfeiçoam a interpretação de informações visuais pela máquina e não na exploração de possíveis brechas da solução de captcha, como fazem muitos dos “hacks” já criados.

Em outras palavras, o software utiliza um conjunto de exemplos para aprender a identificar padrões em imagens e associá-las a caracteres, tal como o cérebro humano, ficando mais robusto com o passar do tempo. Não por acaso, a Vicarious é justamente uma empresa focada em inteligência artificial. As demonstrações no vídeo abaixo impressionam:

Mas isso não quer dizer que desenvolvedores terão que sair correndo para mudar seus sistemas ou recorrer à eficiente técnica de botar a culpa no estagiário. Segundo a Vicarious, a resolução de captchas foi só um dos testes feitos para avaliar a eficácia da tecnologia e não há plano algum de liberar seu código-fonte ou disponibilizar um aplicativo para este fim.

O foco da empresa, na realidade, está em criar um sistema de reconhecimento de símbolos mais avançado, capaz não só de identificar caracteres em imagens estáticas, mas também em vídeos. No que depender de seus desenvolvedores, a tecnologia poderá inclusive ser utilizada para analisar imagens de exames médicos ou até mesmo expandir a capacidade de reconhecimento dos buscadores na web. Assim, não estranhe se a Vicarious se tornar mais uma empresa a parar nas mãos do Google.

Com informações: Mashable

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Iohann Oro
Já existem tecnologias bem mais simples utilizadas para identificar placas, normalmente são utilizadas em portos para o controle de entrada e saída de caminhões... O grande problema são as câmeras para captar essas imagens, pois o carro na rodovia esta muito rápido, dificultando a captura da imagem... Pelo que eu sei, apenas a câmera para essa função custa em média uns 5 mil reais, aí além disso teria o custo do software e do operador. Depois assim seria necessário integrar esse serviço com a policia, para identificar se o veículo é roubado ou não. Não é muito difícil de se implementar isso não, apenas tem um custo alto, mas não consigo imaginar alguém que queria investir nisso. Abraço.
Motomagx Noitatsyalp
JDownloader já faz isso, e muito bem.
Paulo Freitas
Interessante. :) Isso quer dizer que até mesmo o reCAPTCHA pode ser *quebrado*, e que captchas, apesar de necessários, precisam evoluir mais... Porque ao mesmo tempo que fazem isso a estudo, tem gente fazendo isso para outros fins... Dias atrás estava vendo uma biblioteca para Python chamada SimpleCV que, dentre várias outras funcionalidades, tem a leitura de textos por OCR, capaz de quebrar alguns captchas mais legíveis... chega a ser assustador de tão simples que é! Creio que o futuro dos captchas dependa de perguntas e respostas em que a pessoa precise interpretar algo... Perguntas como quanto é 5 + 4 podem até enganar alguns robôs, mas isso é fácil de identificar e interpretar que é um campo captcha que espera que se resolva a equação... Creio que perguntas que envolvam algo presente numa imagem aleatória seja o caminho para se livrar dos meios automatizados... :)
Willian Lemos
Esses dias me deparei com um captcha que propunha uma frase pra você associar a uma resposta, por fim desisti do download, pois era indecifrável.
Anderson Horita
Rapaz! Esse software entende os caracteres melhor do que eu! É capaz que ele seja entendido como mais humano do que eu.
Anderson Horita
Rapaz! Esse software entende os caracteres melhor do que eu! É capaz dele ser entendido como mais humando do que eu.
Davi Sampaio Duarte
captchas, já vi uns fáceis agora tem site que dificulta pra cassete e impossível resolver tem que ficar atualizando até ache um mais legível.
Murillo Serra Costa
Não gostava de captchas até ler que os re-captchas são utilizados para a digitalização de livros. Hoje, sabendo que ao resolver um re-captcha ajudo na digitalização e tradução de livros, preencho com alegria.
Alberto Prado
Seria interessante usa-lo em conjunto com câmeras de seguranças nas rodovias para identificar carros roubados indo para o paraguaí, ou mesmo dentro das cidades, quando os ladrões usam para cometer outros delitos.
Rodrigo De Azevedo Mahs
Esse software já está indo bem melhor que eu na solução dos captchas.
Ernâni Machado Alvarenga
Captchas ainda mais embolados, rabiscados e impossíveis de resolver em 3, 2, 1...