Início » Internet » Twitter lança timelines personalizadas para você criar coleções de tweets

Twitter lança timelines personalizadas para você criar coleções de tweets

Por
6 anos atrás

O Twitter anunciou hoje os históricos personalizados, um recurso que vai permitir aos usuários criarem timelines com tweets escolhidos a dedo ou com base em determinadas regras. A novidade, muito parecida com a ideia do Storify, estará disponível inicialmente no TweetDeck, cliente comprado pelo Twitter em maio de 2011.

A ideia do Twitter é que os usuários possam criar coleções de tweets a respeito de um determinado assunto, para que outras pessoas possam acompanhar tudo em tempo real. Os históricos personalizados podem ser incorporados em outros sites e possuem uma página dedicada no Twitter, acessível por qualquer usuário.

tweetdeck-historicos-personalizados

No TweetDeck, onde o histórico personalizado começou a ser disponibilizado, está claro que o recurso ainda está bem cru: basicamente, a única coisa que você pode fazer é dar um nome, uma descrição e arrastar tweets para lá. No entanto, uma API vai permitir a inclusão automática de tweets que sigam determinadas regras, como tweets de usuários específicos ou que possuam alguma palavra-chave (só depende da criatividade dos desenvolvedores).

Alguns exemplos de históricos personalizados já foram divulgados pelo Twitter. O britânico The Guardian usará o recurso para exibir perguntas de leitores e respostas de jornalistas sobre as informações vazadas por Edward Snowden, que divulgou detalhes confidenciais sobre o programa de espionagem dos Estados Unidos. Já o Twitter #music criou uma coleção de tweets enviados por celebridades da música.

Para criar um histórico personalizado, acesse o Twitter por meio do TweetDeck. O recurso está sendo liberado aos poucos para todos os usuários. Desenvolvedores podem encontrar mais informações nesta página. No momento, a API está restrita a um pequeno número de convidados.

Mais sobre: ,