Que tal combinar o desempenho do SSD com o custo-benefício dos discos rígidos? É com esta ideia em foco que a Western Digital anunciou, nesta segunda-feira, o Black², uma unidade de armazenamento de 2,5 polegadas que reúne as duas tecnologias.

Western Digital Black²

Com nome interno de WD1001X06XDTL, este híbrido oferece 1 TB de armazenamento em disco rígido mais 120 GB de SSD de Flash NAND com tecnologia de 22 nanômetros. Como se trata de um modelo compacto – sua espessura é de 9,5 mm -, seu uso deve ser predominante em laptops.

A princípio, a ideia é que a parte em SSD seja utilizada como cache, ou seja, para dar acesso rápidos aos dados usados com maior frequência. No entanto, ao contrário de outros dispositivos híbridos, como a linha Seagate Momentus XT, o Black² pode ser reconhecido como duas unidades distintas.

Graças a esta característica, o usuário tem a opção de destinar o SSD à instalação do sistema operacional. Mas, neste ponto, há ressalvas: quando a unidade for conectada ao computador pela primeira vez, somente o SSD será reconhecido; para utilizar a parte HD, o usuário deve executar um software que faz o Windows reconhecê-la. Curiosamente, o usuário deve utilizar uma “Web key” em USB que acompanha o produto para obter e utilizar o tal software.

Sim, o programa está disponível somente para a plataforma da Microsoft, pelo menos até agora. Não há suporte para OS X e, em relação ao Linux, o dispositivo pode até funcionar, mas exigindo alguma configuração específica.

Western Digital Black²

Como é de se esperar, o Black² utiliza interface SATA de 6 Gb/s. A sua taxa máxima de leitura de dados é de 350 MB/s; na escrita, este limite é de 140 MB/s. A Western Digital não informou a velocidade de rotação dos discos.

Nos Estados Unidos, o Black² será lançado nos próximos dias, com preço sugerido de US$ 299 e cinco anos de garantia. Ainda não há informação de lançamento no Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer Schio
Alvaro Giordani Ahhh... Já que é isso ai... Me mostra onde que eu afirmei que o Windows tem esse recurso nativamente!
Alvaro Giordani
Fer Schio caraca velho agora vc quer jogar sua confusão para cima de mim... VC afirmou que o windows fazia isso a muito tempo quando na verdade era um recurso de hardware implementado pela intel em 2011, completamente independente de SO... o software no texto (FancyCache) nem existe mais pois foi rebatizado para Primo-cache e é mais umas milhares de gambiarras para corrigir coisas que deveriam ser nativas na porcaria do windows a tempos... e imagino a quantidade de tela azul que ele nao deve causar... vc veio criticando o sistema Fuison do OSX que apesar de lançado em 2012... funciona muito bem ate em macs de 2011 (o_O)... agora estou discutindo com um ”expert”... que começou o argumento dizendo que o windows implementava o recurso antes, o que tecnicamente não e verdade ja que um ubuntu instalado na mesma placa mãe tem a mesma performance (ou ate melhor)... e que sabe-se la porque quando alguém comparou o drive atual com fusion... veio defender (erradamente na minha opinião de merda), em um blog onde varias pessoas leigas vem buscar informação sobre tecnologia, e leem uma ”perola” dizendo que a porcaria do windows fazia uso de algo que ele não faz até hj!
Fer Schio
Alvaro Giordani E realmente... Se tu ler o artigo ionteiro... No fim tem um link pra um SOFTWARE que fazem divisão inteligente dos arquivos entre qualquer SSD e HD no Windows bem antes do Fusin Drive! Mas por acaso eu disse que esse software é um recurso nativo do Windows? É... A "minha confusão" é falar com alguém que se recusa a ler um comentário e pensar sobre o que tá nele, pra entender, antes de responder!
Alvaro Giordani
Fer Schio cara vc é maluco... ”E pra mostrar benchmark e a E X I S T Ê N C I A de softwares que fazem divisão inteligente dos arquivos entre qualquer SSD e HD no W I N D O W S bem A N T E S do Fusin Drive em um só link!> http://tecnoblog.net/110742/intel-smart-response-como-funciona” deixei em maiúsculo as suas palavras... hahhahhahahahh mas eu entendo a sua confusão...hahahahhahahahah
Fer Schio
Alvaro Giordani EXATO!!!! FOI EXATAMENTE ISSO QUE EU DISSE! ONDE EU DISSE QUE O WINDOWS TEM ISSO ANTES DA APPLE??? EM LUGAR NENHUM! O que não quer dizer que a Apple inventou a tecnologia!
Alvaro Giordani
Fer Schio Velho leia direito a materia que vc postou... a tecnologia SMART RESPONSE é uma característica do CHIPSET presente em alguns modelos de placa mãe da intel... o FIRMWARE da placa mãe faz o cache inteligente, e não a porcaria do WINDOWS, assim como esse novo HD da WD... ou seja eu poderia rodar linux nesta placa mãe que teria o beneficio da velocidade extra... o windows AINDA continua não fazendo NADA parecido com isto ATE HJ, a porcaria do windows não leva crédito em NADA... e outra a intel e a Apple são parceiras bem próximas no desenvolvimento de tecnologia o smart response esta presente em macs a TEMPOS ele possibilita o uso do FUSION, e so para refrescar a memória de como a Apple trabalha bem próxima a intel o Thunderbolt manda lembranças!! e haaa ele nem é mais exclusivo da Apple...
Fer Schio
Alvaro Giordani Já que se deu ao trabalho de escrever tudo isso... Por que não vai ler sobre o que é o RAID 0? E pra mostrar benchmark e a existência de softwares que fazem divisão inteligente dos arquivos entre qualquer SSD e HD no Windows bem antes do Fusin Drive em um só link!> http://tecnoblog.net/110742/intel-smart-response-como-funciona
Alvaro Giordani
Fer Schio ME mostre um benchmark disso que vc esta falando... mesma maquina antes e depois... e quem esta se confundido aqui e VOCE... disco híbridos existem a tempos com ssd´s internos de 8 a 64gb, mas até este LANÇAMENTO NENHUM DELES tinha 128 E TÃO POUCO OPERAM COMO 2 DISCOS DISTINTOS, SO SENDO RECONHECIDOS COMO UM SO APOS O USO DO SOFTWARE DA WD (LEIA NO TEXTO), o que os torna algo parecido como FUSION via softwares... Alias a tecnologia FUSION depende do intel SMART response que vc citou... que esta incluída nos MAC´s e por isso que QUALQUER mac que suporte OSX 10.8.2 esta apto a utilizar FUSION, que por sinal é bem diferente dos atuais híbridos, que tem um mecanismo integrado que alocam a prioridade de acesso de acordo com a programação do firmware, deles independente do SO e do CHIPSET que esta na plataforma, vide ate que ja estão testando tais drives no PS4 (http://www.ign.com/wikis/playstation-4/PlayStation_4_Hard_Drive_Speed_Test_Comparison) que roda um sistema proprietário e é baseado em Tecnologia da AMD, e mostrou ganhos significativos no boot, e load de jogos... O ponto principal aqui.. é que a porcaria do windows não implementa NADA parecido com o fusion... apenas RAID0... algo parecido esta sendo proposto com este NOVO HD e como diz claramente no texto ATRAVEZ DO SOFTWARE DELE que so roda no windows... o que o torna um produto BEM DIFERENTE dos discos hibiridos lançados anteriormente.
Fer Schio
Alvaro Giordani Como eu disse... Não é um Raid 0, Raid 0 não aloca arquivos nos drives de acordo com sua prioridade. Esse é o primeiro a fazer isso? É... Já vi que não sabe nada de SSHDs, só quer dizer que a Apple é pioneira em tudo... O primeiro Momentus XT, de 2010, mandou lembranças... E não existe como usar qualquer SSD como cache? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... Ótimo... Vai ler sobre Intel Smart Response antes de falar que é um RAID 0 (coisa que tu já mostrou que nem sabe o que é)!
Alvaro Giordani
Fer Schio hahahahahhaha nunhum pc desses atuais ”leia-se Ultrabooks” fazem mais que um raid-0... o windows nem na versão 8.1 faz mais que raid0... esse disco da WD é o primeiro a implementar via software algo proximo o que o fusion drive ja faz nativamente nos macs... e não me venha falar daquele lixo de TURBO CACHE que deveria cachear os arquivos no windows... aquela BALELA é so para enganar trouxas!!! não existe um benchmark SEQUER que comprove o ganho que aquela merda deveria dar... entao... de boa... algo como FUSION Drives que pode ser inclusive configurado com qlr SSD + HD comum no windows NAO EXISTE!
Fer Schio
Alvaro Giordani P*RRA... Soluções pra cachear arquivos mais usados em memoria flash existem a ANOS, seja por software ou hardware. Exemplo? Qualquer PC com chipsets Intel atuais! "simplesmente um raid0" seria enxergar ambos os drives como um só e dividir cada arquivos entre ambos, sem distinção do que deve ficar em cada um!
Brivaldo Junior
Maximilian Deister sim, eu li.. mas tinha gente comparando ao Fusion da Apple. Na especificação (http://tinyurl.com/llv858m) diz que tem desempenho de SSD e depois fala em gerenciamento de flash. Não sei se a tecnologia de 8Gb é flash ou algum tipo de SSD.
Douglas Teles
No MomentusXT você não pode usar a memória flash pra outra coisa a não ser cache.
maxikd
tenho um Momentus XT no meu notebook e já acho que vale a pena. imagina um híbrido que eu possa instalar o sistema todo na flash e ter meus arquivos no HDD... seria ótimo.
Alvaro Giordani
Gabriel Ayres mostra um pc windows que faça um fusion REAL e nao simplesmente um raid0
Exibir mais comentários