Início » Computador » Unidade de armazenamento Black², da Western Digital, combina HD de 1 TB com SSD de 120 GB

Unidade de armazenamento Black², da Western Digital, combina HD de 1 TB com SSD de 120 GB

Emerson Alecrim Por
6 anos atrás

Que tal combinar o desempenho do SSD com o custo-benefício dos discos rígidos? É com esta ideia em foco que a Western Digital anunciou, nesta segunda-feira, o Black², uma unidade de armazenamento de 2,5 polegadas que reúne as duas tecnologias.

Western Digital Black²

Com nome interno de WD1001X06XDTL, este híbrido oferece 1 TB de armazenamento em disco rígido mais 120 GB de SSD de Flash NAND com tecnologia de 22 nanômetros. Como se trata de um modelo compacto - sua espessura é de 9,5 mm -, seu uso deve ser predominante em laptops.

A princípio, a ideia é que a parte em SSD seja utilizada como cache, ou seja, para dar acesso rápidos aos dados usados com maior frequência. No entanto, ao contrário de outros dispositivos híbridos, como a linha Seagate Momentus XT, o Black² pode ser reconhecido como duas unidades distintas.

Graças a esta característica, o usuário tem a opção de destinar o SSD à instalação do sistema operacional. Mas, neste ponto, há ressalvas: quando a unidade for conectada ao computador pela primeira vez, somente o SSD será reconhecido; para utilizar a parte HD, o usuário deve executar um software que faz o Windows reconhecê-la. Curiosamente, o usuário deve utilizar uma "Web key" em USB que acompanha o produto para obter e utilizar o tal software.

Sim, o programa está disponível somente para a plataforma da Microsoft, pelo menos até agora. Não há suporte para OS X e, em relação ao Linux, o dispositivo pode até funcionar, mas exigindo alguma configuração específica.

Western Digital Black²

Como é de se esperar, o Black² utiliza interface SATA de 6 Gb/s. A sua taxa máxima de leitura de dados é de 350 MB/s; na escrita, este limite é de 140 MB/s. A Western Digital não informou a velocidade de rotação dos discos.

Nos Estados Unidos, o Black² será lançado nos próximos dias, com preço sugerido de US$ 299 e cinco anos de garantia. Ainda não há informação de lançamento no Brasil.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.