Todo mês alguém quebra recordes de velocidade de conexão com a internet. Dessa vez, o número gigante veio do Reino Unido: uma equipe de pesquisa das empresas de telecomunicação francesas Alcatel-Lucent e BT conseguiu transmitir dados a 1,4 Tb/s usando cabos de fibra ótica que estão disponíveis atualmente no mercado.

Com boa parte do Brasil limitada a conexões de baixa velocidade, é um pouco difícil entender o que é possível fazer com uma conexão de 1,4 Tb/s, então vamos transformar isso em ações na prática: isso é suficiente para, em apenas um segundo, baixar 44 filmes em 1080p (4 GB cada), assistir a 27 horas de séries em 4K na Netflix (bitrate de 15 Mb/s) ou copiar 192 vezes o texto comprimido de todos os artigos da Wikipedia em português.

fibra-otica

O mais interessante é que, para bater o recorde, não foi necessário gastar muito dinheiro construindo uma nova rede e comprando novos componentes de hardware. Na verdade, os pesquisadores criaram uma tecnologia que eles chamam de Flexigrid e fizeram o teste usando uma fibra ótica de 410 km já existente entre Londres e Suffolk, na Inglaterra.

O protocolo Flexigrid permite colocar múltiplos canais de transmissão no mesmo cabo. Juntando sete canais de 200 gigabits por segundo, foi possível atingir a velocidade de 1,4 terabit por segundo. Isso aumentou a eficiência de transmissão em 42,5%, o que significa que as operadoras poderão melhorar a capacidade de suas redes mantendo a infraestrutura atual.

Com informações: CNETThe Information.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mathews Motta
Será que um dia vão solucionar atraso devido à rotas? Porque não adianta nada vc ter 1T de conexão se o atraso com servidores em outros continentes ultrapassa os 200ms
Leonardo Domingues
Como tudo, essa nasceu de um experimento, quero muito ver o dia que essa banda for padrão.
Tiago Cedrim
Acho que da pra entrar no bate papo Uol =]
Carlos Pacheco
"isso é suficiente para, em apenas um segundo, baixar 44 filmes em 1080p (4 GB cada)". Ah vida real, como é que eu troco de canal?
Lekynus Sama
4GB um filme em 1080p? kkkk faz me rir, um filme de 2 horas verdadeiramente fullHD pesa 30GB em media seria necessário uma internet de pelo menos 50Mbit/s de download para ver um filme desses via stream
Igor Augusto
Dereck Bolsanelo Já acho assim. Pego no TL. O negócio é saber selecionar os melhores releases.
Alfredo Casanova
YIFY
Diego Alli
isso não tem no dicionario BR
Jonnatha Ps
A Yify-Torrents sempre libera filmes 720p com 600~9xxMB e 1080p com 1.44~2.5GB
Dereck Bolsanelo
Igor Augusto mas no caso você comprimi novamente? ou ja acha assim?
Dereck Bolsanelo
E tenho que assistir comercial da NET falando que faz muito mais com a fibra... to vendo rs
Bruno Gasparetto
Animações já vi muitas assim, mas filmes "normais" a maioria que peguei em Full HD possuem 8 GB pra mais, mas confesso que há algum tempo não procuro um pra baixar. Vou garimpar mais pelos de maior compresão :)
Igor Augusto
Não eh dificil, cara. Basta usar uma compressão maior no video e trocar o audio dts pelo ac3. Baixo muitos 720p de 2gb e fullhd de 4,3gb.
Jefferson Monteiro
Vou ter que comprar muitas memórias rambo pra dar conta da velocidade
Diego Muniz
Jefferson Monteiro Antônio Roberto Silva
Exibir mais comentários