O Facebook está lançando hoje o Rooms, uma plataforma de discussão que permite aos usuários criarem e participarem de comunidades por meio do celular. Nele, é possível unir grupos de pessoas que possuem interesse por um assunto específico, algo que lembra o Reddit ou até mesmo as comunidades do Orkut — mas com foco nos smartphones e de uma forma bem peculiar.

Nas salas do Rooms, é possível publicar texto, fotos ou vídeos. Em cada uma dessas salas, você pode usar um nickname diferente, o que torna o Rooms uma plataforma mais ou menos anônima. Ele não possui integração com sua conta do Facebook e a única informação que pede é um endereço de email para que você possa recuperar o acesso a sua conta caso precise reinstalar o aplicativo, por exemplo.

facebook-rooms

Não há uma lista de todas as salas que já foram criadas e, por enquanto, nem uma ferramenta de busca. A única forma de se tornar membro de uma sala é recebendo um convite, que nada mais é do que uma imagem bonitinha com um QR Code. Salve o convite no aparelho ou tire uma foto dele, e você está dentro — aí é só escolher o nickname e começar a compartilhar conteúdo.

Os posts são exibidos de forma cronológica, como no Instagram ou Twitter, e você pode respondê-los com um comentário ou uma curtida. Para quem cria as salas, é possível até mesmo trocar o ícone e o texto do “Like” para coisas como “High five!” ou “Yay!”, além de definir a identidade visual de uma sala e marcar se ela é adequada ou não para menores de 18 anos.

O Rooms é gratuito e, por enquanto, funciona apenas no iPhone. Ele ainda não está disponível na App Store brasileira, então você precisará fazer alguma gambiarra, como usar uma Apple ID americana. Depois de baixar e instalar o Rooms, comece entrando na sala do Tecnoblog. É só escanear o convite abaixo:

Image-1

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
Eu acredito que esse app surgiu a partir de um hackton no Facebook e os caras resolveram lançar. Acho válido, mesmo sendo inútil para mim.
Remildo

Acho esse um dos principais erros ao se lançar um aplicativo. Limitar a experiência de uso para algumas pessoas...
Boa opinião. 😉

Remildo (will)
Acho esse um dos principais erros ao se lançar um aplicativo. Limitar a experiência de uso para algumas pessoas... Boa opinião. ?
Remildo

Nada a ver... Há vários aplicativos com essa "bolinha" no iOS. O Evernote é um deles.

Remildo (will)
Nada a ver... Há vários aplicativos com essa "bolinha" no iOS. O Evernote é um deles.
Remildo

Seria demais uma integração com os atuais grupos do Facebook. Uma pena...

Remildo (will)
Seria demais uma integração com os atuais grupos do Facebook. Uma pena...
Felipe Teodoro
peare, só tá disponível pra ios, mas parece que tá usando o material desing da google no aplicativo olha aquela "bolinha" com o + lá embaixo. kkkkkkkk
Lucio717
"posts mostrados em ordem cronológica" nasceu morto, esse povo não aprende NUNCA? o maior trunfo (consequentemente maior erro do facebook) são comunidades organizadas por topicos no estilo fórum, mais dinamico, menos poluido, mais prazeroso de usar. até hoje ninguém percebeu isso? po
Felipe Liʍa

restrito... ja comecou errado! :(

Felipe Lima
restrito... ja comecou errado! :(
Anakin

Verdade né, mas o facebook faz sempre isso, sempre lança coisas novas pro iOS primeiro.

Dereck Bolsanelo
Verdade né, mas o facebook faz sempre isso, sempre lança coisas novas pro iOS primeiro.
fromRiften
Eu vim até seco achando que tinha versão pra android. Really? Em pleno 2014, empresa lançando aplicativo primeiro pra iOS ainda.
Ramon Floriano
Quando eu tento baixar, diz que não está mais disponível.
Exibir mais comentários