Arc Pen

A doença de Parkinson tem como principal manifestação o comprometimento progressivo dos movimentos. Essa condição normalmente leva a pessoa a apresentar tremores nas mãos que dificultam atividades simples, como folhear um livro ou escrever em um caderno. Pelo menos para essa última tarefa, há uma solução a caminho: uma caneta especial chamada Arc Pen.

O dispositivo possui um mecanismo que detecta os movimentos involuntários da mão e responde com vibrações na mesma medida para tornar a atividade de escrita o mais estável possível. Se funciona? A Arc Pen já foi testada por 18 pacientes no Reino Unido e apresentou resultados satisfatórios em 86% dos casos.

Mas, por que uma caneta e não algo potencialmente mais útil? Lucy Jung, principal designer do projeto, explica que muitos dispositivos criados para ajudar portadores de doenças crônicas se focam apenas em tarefas essenciais (auxiliar a pessoa a se alimentar sozinha, por exemplo), mas atividades como escrever ou desenhar também são importantes para a qualidade de vida.

Tem mais: além dos tremores em si, pessoas com doença de Parkinson costumam sentir seus músculos se contraindo involuntariamente conforme a enfermidade avança. Durante os testes, Lucy e equipe perceberam que as vibrações da Arc Pen ajudam a relaxar os músculos das mãos. Os efeitos disso são sentidos até 10 minutos após o uso da caneta, dando mais conforto ao paciente e o ajudando em outras atividades.

Apesar de ter apenas 27 anos, Lucy Jung sabe muito bem o que é lidar com limitações de ordem neurológica. A designer teve a ideia de desenvolver o dispositivo depois de se recuperar de um tratamento que a livrou de um tumor no cérebro.

A caneta foi criada por Jung e outros três colegas – Hwan Soo Jeon, Tian-jia Hsieh e Danny Waklin – como trabalho de um curso de mestrado, mas o grupo quer levar a Arc Pen para o mercado. Para isso, eles criaram uma empresa chamada Dopa Solutions e agora buscam parceiros que possam ajustar com mais testes e com a produção do dispositivo em larga escala.

Fica a torcida para que o plano dê certo.

Com informações: Co.Design

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados