Como rastrear satélites da Starlink no céu do Brasil

Ferramenta ajuda a saber para qual direção olhar e em que horário os satélites Starlink podem ser vistos no céu do Brasil

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Satélite Starlink, da SpaceX

Os satélites Starlink são um projeto da SpaceX, empresa americana de sistemas aeroespaciais, para levar internet ao mundo todo. Durante alguns momentos, é possível vê-los no céu do Brasil (na verdade, pontos de luz que não são OVNIs). Para isso, há uma ferramenta que ajuda nessa saber como e quando ver os satélites Starlink no céu brasileiro.

A ferramenta é chamada Find Starlink, criada independentemente da empresa de Elon Musk, que pode ser usada tanto no navegador, quando no Android ou iOS.

  1. Acesse findstarlink.com;
  2. Selecione o método de busca: se por coordenadas ou por nome;
  3. Por nomes, há uma seleção de cidades brasileiras para escolher, selecione alguma delas (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, entre outras);
  4. Para exemplificar, selecionei “São Paulo” e abaixo, em “Times with […] visibility” são mostradas as informações referentes aos dias, horários e direção que os satélites Starlink podem ser vistos:
    Neste caso: 12 de maio, às 18h08, por 6 minutos se olhar de noroeste para sudeste (use a bússola ou um aplicativo de mapas para orientar-se).informação para onde encontrar o satélite starlink pelo Find Starlink

Se desejar inserir os dados de alguma cidade não listada pelo Find Starlink, vá até o Google Maps para saber as coordenadas do local.

  1. Acesse maps.google.com;
  2. Pesquise pelo local e depois mantenha o clique em algum ponto do mapa;
  3. Um balão aparecerá no rodapé, com as informações das coordenadas, digite esses números no Find Starlink, usando a guia “By Coordinates” (não pode ser o número todo, o site apenas aceita os dois primeiros dígitos de cada coordenada — no exemplo 22 Sul e 47 Oeste).coordenadas Google Maps

O espaço já conta com pelo menos 360 satélites Starlink em órbita. O último lançamento foi concluído em março deste ano. Eles são parte de um projeto da SpaceX que visa oferecer internet banda larga para todo o mundo, começando ainda em 2020 com  Estados Unidos e Canadá.

Os principais focos da distribuição da internet são comunidades isoladas, centros de pesquisa afastados, navios em alto-mar, entre outras regiões cuja conexão cabeada é ausente ou inviável. No entanto, esse projeto levará anos, já que a meta da SpaceX é de lançar 42 mil satélites no espaço.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Starlink na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados